A tentativa de quebra do recorde mundial de zerinhos motivou Alberto Aires a buscar novas marcas em sua carreira. Ele e o colega da equipe Fórmula Show, Maurício Martins, de 21 anos, pretendem registrar em breve um recorde ainda não catalogado no Guiness Book: o de maior número de zerinhos com dois carros emparelhados. "Será pára-lama com pára-lama. Trata-se de uma manobra muito difícil, que precisa da perfeita sincronia para não ocasionar um acidente", observa Maurício, que dirige uma Marajó, ano 83.
O grau de dificuldade é tão grande que na previsão da equipe a quantidade máxima de voltas não deverá ultrapassar a 30, três vezes mais do que já fizeram durante o show de manobras. "Por esse movimento ficamos conhecidos como a dupla Zé Louquinho e Jão Doidão", ressalta Alberto.
A tentativa do paranaense tem como objetivo também dar maior visibilidade às ações coordenadas pelo Clube Chevetteiros Curitiba e pela Força Livre Motorsport. "Estávamos atrás de um recorde relacionado às manobras que realizávamos e o zerinho era o único movimento homologado por uma entidade. A partir daí, não foi difícil chegar no Zé Louquinho, um dos integrantes do Chevetteiros que se encaixava neste perfil", explica Leandro Bittencourt, presidente do clube e responsável direto por organizar o desafio.
Já a Força Livre espera ganhar o interesse da publicação inglesa para a conquista de outro feito. Fazer do Festival Brasileiro de Arrancada, que ocorre anualmente no mês de novembro, em Curitiba, o evento mundial com maior número de pilotos inscritos. Em 2004, por exemplo, o festival reuniu 354 competidores. "Queremos criar uma novo grupo de recorde no Guiness. Mas tem que haver o interesse da entidade. Se batermos o recorde do zerinho, teremos mais chances pois passarão a conhecer melhor a nossa estrutura", salienta Rafael Casagrande, gerente de marketing da Força Livre.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião