Nem todos os carros furtados ou roubados têm como destino os desmanches irregulares. Ainda mais se o criminoso escolheu um superesportivo que vale alguns milhares de dólares. Será difícil encontrar alguém interessado em comprar uma peça sequer.
É o que ocorreu com uma Ferrari 308 GTSi 1981 vermelha, surrupiada de um estacionamento na Califórnia (EUA) no dia 19 de julho de 1987. Ela ficou durante 28 anos desaparecida até que na semana passada foi localizada em um porto de Los Angeles, prestes a ser exportada para a Polônia.
A recuperação depois de tanto tempo já era motivo de surpresa, mas tornou-se ainda mais peculiar pelo fato de o modelo estar em ótimas condições e registrar no hodômetro apenas 45 mil milhas rodadas (72 mil km). É quilometragem de seminovo, apesar desta Ferrari possuir 35 anos de fabricação.
O automóvel sumido foi descoberto por agentes aduaneiros que constataram que o número de identificação do veículo (VIN, Vehicle Identification Number) não coincidia com o modelo que seria embarcado, mas sim a uma Ferrari 1982 já enviada a Noruega em 2005, via Alemanha.
A polícia rodoviária da Califórnia (California Highway Patrol) foi chamada e, em parceria com o escritório nacional de crimes de seguro, confirmou que o número do chassis do exemplar que estava no porto era o mesmo do 308 GTSi 1981 desaparecido.
As autoridades só não informaram qual teria sido o paradeiro do carro nas últimas quase três décadas. O exemplar, avaliado hoje em US$ 50 mil (cerca de R$ 178,2 mil), é semelhante à Ferrari vermelha dirigida por Tom Selleck no seriado Magnum, que fez sucesso na década de 1980.
Segundo o canal de notícias CNN, o dono da 308 GTSi, que pediu para permanecer anônimo, recebeu o valor do seguro no fim dos anos 1980. Assim, o destino do esportivo, por enquanto, é incerto. Sabe-se apenas que para a Polônia ele não vai mais.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião