Em uma grande festa no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reunindo artistas globais e personalidades da moda, a Fiat lançou na noite desta quarta-feira (14) o subcompacto Mobi, que passa a ser o seu carro de entrada no Brasil - ele aposenta o Uno Vivace e numa segunda fase o Palio Fire. O novo modelo é oferecido nas versões Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Todas com motor 1.0 flex de 73/ 75 cavalos e 9,5/9,9 kgfm (gasolina/ etanol).
Os preços começam em R$ 31.900, acima do que pretendia a marca, que ventilava iniciar abaixo dos R$ 30 mil e retomar a imagem de ‘carro popular’ perdida com os valores atuais praticados no mercado. De qualquer forma, é inferior à tabela do seu principal concorrente, o Volkswagen up!, que começa em R$ 34.890 na configuração quarto portas - o Mobi não traz versão duas portas (nesta configuração, o up! parte de R$ 32.290).
VEJA TODOS OS PREÇOS E VERSÕES
A Fiat estima vender de 60 a 70 mil unidades ainda em 2016, o que daria uma média mensal de cerca de 9 mil emplacamentos e o colocaria na briga dos mais vendidos no país. A previsão da Fiat é igual ao volume do vice-líder Hyundai HB20 e inferior ao do campeão de vendas Chevrolet Onix.
Os números também são praticamente o dobro do Uno e 30% a mais que o Palio. O mix de vendas projetado pela marca é que 50% das versões licenciadas sejam da intermediária Like.
- Hyundai HB20 ganha motor 1.0 turbo de 105 cv; veja preços e versões
- Fiat Toro passa Volks Saveiro e ameaça a Toyota Hilux na briga das picapes
- Nova Ranger também migra para a cidade, mas sem perder o DNA off road
- Nissan Kicks será revelado em maio no revezamento da tocha olímpica
- Este é o Renault Captur que será feito no Paraná em 2017
A novidade é bem compacta: 3,56 m de comprimento (3,59 m Way/Way On), 1,63 de largura (1,68 Way/Way On), até 1,55 de altura e com 2,30 de entre-eixos (12 cm a menos que o do up!). Visualmente, o Mobi tem como destaque os faróis grandes na frente, que conta ainda com grade ampliada e para-choque robusto, deixando a aparência do compacto bem maior do que realmente ele é.
Na traseira, as lanternas também são grandes e integradas ao desenho da tampa do porta-malas, que é preta e em vidro - uma solução que seria usada pelo up!, mas a VW acabou desistindo da ideia. O porta-malas varia de 215 a 235 litros.
Por dentro, o Fiat Mobi chama atenção pelo acabamento melhorado em relação aos demais compactos, tendo cluster com display digital, volante com comandos de áudio, rádio Connect, porta-malas com compartimento separado para bagagens, entre outros.
O destaque fica para o dispositivo Live On, que permite ao smartphone converter-se em multimídia do carro. Por meio de um aplicativo dedicado da Fiat, o sistema permite até a localização remota do veículo, ajuste adaptativo de som e aplicativos diversos, entre eles o Waze. Outra novidade é o configurador do Fiat Mobi através do YouTube. Toda essa tecnologia estará disponível a partir de junho.
Motor do Palio
Apesar dessas novidades, o coração do Mobi não é nada moderno. Ele usa o mesmo motor do Palio Fire, o 1.0 de 75 cavalos, de 4 cilindros. O câmbio o manual de cinco marchas, que teve as relações alongadas para garantir bons números de consumo: 8,4/ 11,9 km/l na cidade e 9,2/ 13,9 km/ na estrada (etanol/ gasolina), segundo o Inmetro.
Em 2017, o veterano propulsor será substituído pelo novo três-cilindros que a Fiat está desenvolvendo e que estreia no segundo semestre no Uno.
Além do up!, o Mobi também deverá encarar outros hatches um pouco maiores, como o próprio Onix e HB20, e ainda Renaul Sandero, VW Gol, Ford Ka, Nissan March, Toyota Etios e os próprios irmãos Uno e Palio.
O que ele traz
Confira os preços e as versões do Fiat Mobi:
Easy
R$ 31.900
Banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, ESS (alerta de frenagem de emergência), rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro.
Opcionais: ar quente e o pacote Functional, que tem vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.
Easy On
R$ 35.800
Adiciona ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, rodas de 14 polegadas.
Sem opcionais.
Like
R$ 37.900
Agrega vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box.
Opcionais: sistema de som, Fiat Live On, alarme e comandos no volante.
Like On
R$ 42.300
Incorpora rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio com comandos no volante.
Sem opcionais.
Way
R$ 39.300
Barras longitudinais de teto, para-choques diferenciados, rodas aro de 14 polegadas, molduras nas caixas das rodas e suspensão elevada.
Opcionais: sistemas de som e Live On (permite ao smartphone converter-se em multimídia do carro), alarme e comandos no volante.
Way On
R$ 43.800
Apresenta o mesmo pacote da versão Like On, adicionando ainda rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho exclusivo, console de teto com porta-objetos e espelho adicional.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião