Rio de Janeiro - Depois de muita expectativa, finalmente chega ao Brasil o simpático Fiat 500, mais conhecido por Cinquecento. Importado da Polônia, o subcompacto, com design retrô, é oferecido por aqui nas versões de acabamento Sport e Lounge, ambas equipadas com câmbio manual de seis marchas ou manual automatizado Dualogic. O motor é o mesmo para todos. Trata-se do 1.4 16V a gasolina, com 100 cv de potência a 6 mil rpm e 13,4 kgfm de torque a 4.250 rpm.
O Cinquecento mede 3,54 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,49 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 185 litros de bagagens, mas pode ser ampliado para 550 l, com os bancos traseiros rebatidos. O carrinho pesa 930 quilos e tem capacidade de carga de 320 kg. O tanque de combustível tem 35 litros de capacidade total. O estilo romântico da carroceria é replicado no interior, onde o painel recebe uma faixa na cor da carroceria e os bancos possuem acabamento bicolor. Além disso, outras referências ao 500 estão presentes, como os instrumentos e as maçanetas. O painel de instrumentos é composto por um conjunto unificado de velocímetro em grande escala com o conta-giros no centro, em menor tamanho. O câmbio possui alavanca elevada, incrustada no painel. O estilo pode ainda ser personalizado, com spoilers, saias laterais, aerofólio, frisos cromados, além de faixas e adesivos, entre outros.
Versões e preços
A versão de entrada Sport, com câmbio manual, custa R$ 62.870 e oferece uma ampla lista de equipamentos que inclui entre outros itens, sete airbags frontal, laterais e tipo cortina duplos e um para a proteção dos joelhos do motorista , freios a disco perfurado, na dianteira, e a disco sólido, na traseira, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e dispositivo eletrônico Hill Holder, cuja função é ativar o freio do automóvel em ladeiras, impedindo que ele se mova, além de controle eletrônico de estabilidade (ESP).
O pacote de itens de conveniência, por sua vez, oferece ar-condicionado; bancos revestidos parcialmente por tecido de cor cinza e couro preto, e bancos traseiros bipartidos (50/50); sistema Blue&Me; entrada USB; dispositivo Bluetooth para telefone celular e acionamento por comando de voz; chave keyless tipo canivete; computador de bordo; direção elétrica Dual Drive (com função Sport); e rádio com CD e MP3 player. Além disso, esta versão ainda traz trio elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento e levantamento do vidro do motorista com função um toque. O volante tem regulagem de altura e vem revestido de couro, além de contar com comandos de acionamento do equipamento de áudio e telefone. Com câmbio Dualogic, a versão Sport custa R$ 66.930.
A top Lounge acrescenta, entre os itens, teto fixo de vidro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos cromados e volante em couro. Com câmbio manual, o 500 Lounge parte de R$ 64.900, valor que sobe para R$ 68.970 com o Dualogic. Os opcionais são os mesmos em ambas as versões: rodas aro 16, teto solar elétrico Sky Wind, retrovisor eletrocrômico e bancos de couro com regulagem de altura para o banco do motorista na versão Sport.
O jornalista viajou a convite da Fiat.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião