Mais um carro veterano está se despedindo do mercado brasileiro. Depois de Chevrolet Classic e Celta e mais recentemente do Renault Clio, agora é a vez do Fiat Palio Fire sair de cena. O modelo mais barato da marca - R$ 30.040 - será descontinuado para a venda à pessoa física, ficando restrito a encomendas feitas por frotistas.
A versão lançada em 2004, utilizando ainda a plataforma da primeira geração do Palio, de 1996, por enquanto é mantida no site da Fiat. Há muitas unidades disponíveis, já que a retração da economia abarrotou os estoques da fábrica de Betim (MG) e das concessionárias. Quando acabarem, só pessoa jurídica poderá adquirir o hatch compacto.
LEIA MAIS: Renault Clio dá adeus após 16 anos; conheça o seu substituto
A aposentadoria do Palio Fire já estava prevista com a chegada do Mobi, que assumiu o posto de carro de entrada da montadora, com preços partindo de R$ 31.900. Já o Uno, que por muito tempo foi o modelo mais popular da Fiat, após as recentes reestilização e a vinda de novos motores, subiu de patamar e hoje a tabela começa em R$ 41.840.
Atualização
Aos poucos, a fabricante italiana vem atualizando seus produtos no Brasil, descontinuando os modelos mais antigos. Neste ano, já finalizou a linha de produção do monovolume Idea e do sedã Linea - a empresa ainda não admite que a dupla deixou de existir.
LEIA MAIS: Veja outros carros que se despedem em 2016
É pouco provável que Idea venha a ter um substituto. O seu segmento perdeu espaço com a sucesso e as opções cada vez mais ampla dos utilitários esportivos compactos.
Já o Linea passará o bastão para um sedã desenvolvido a partir do projeto X6H - este é hatch que sairá da planta mineira, enquanto o três volumes virá da Argentina. O hatch, por sinal, substituiria de uma só vez o Punto e o Bravo. Novidades terão forte inspiração no novo Tipo europeu e estão previstas para 2017.
LEIA MAIS: Carros que deram adeus ao Brasil, mas ainda fazem sucesso lá fora
Já para este ano ainda, a Fiat planeja estrear o motor 2.0 flexível TigerShark na picape Toro. O propulsor de 160 cv é o mesmo que equipa o recém-lançado Compass, da Jeep, que também integra o Grupo FCA. A versão será apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast