Existia uma expectativa de que a nova família do Tipo, lançada em 2015 na Europa, pudesse desembarcar também no Brasil. Não passou de especulação. A Fiat não irá produzir o modelo por aqui e nem mesmo o trará como importado. Nem por isso, seu moderno design deixará ser visto pelas ruas brasileiras.
Segundo apurou o site Carplace com fontes ligadas à FCA Automobiles, o Tipo servirá de inspiração para os próximos modelos da marca em solo nacional. Por enquanto chamadas de X6H (hatch) e X6S (sedã), as futuras novidades estão sendo desenvolvidas como versões ampliadas da plataforma 326 do Novo Palio, lançado no fim de 2011.
De acordo com o site, o projeto visual da dupla é de responsabilidade do centro de estilo da Fiat em Betim (MG), onde fica a sede da montadora no Brasil. Apesar de trazerem detalhes específicos de design, hatch e sedã seguirão o desenho do novo Tipo.
LEIA TAMBÉM: Fiat revela nova cara do Uno e motor 1.0 de três cilindros
As dimensões, porém, serão um pouco menores, uma vez que lá na Europa o Tipo substituiu o Bravo, enquanto que o X6H ocupará o lugar do Punto. Já o X6S colocará um ponto final na carreira do Linea, que agoniza nas vendas há um bom tempo - sua produção já foi até paralisada na fábrica mineira.
O Carplace cita ainda que hatch sairá da linha de montagem de Betim, enquanto o sedã virá importado da Argentina, ambos em 2017. A motorização possivelmente será a 1.8 E.TorQ, associada ao câmbio automático de seis marchas e também a uma opção manual.
O novo propulsor 1.3 GSE, de 109 cv, que estreará ainda neste mês no Uno reestilizado equipará as versões de entrada do hatch. Direção elétrica, sistema stop/start e controle de estabilidade estão entre os itens disponíveis nos modelos.
O publicação fala também de uma nova picape para substituir a Strada, que chegaria em 2018 com um porte superior ao da campeã de vendas entre os comerciais leves.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast