O lançamento do Focus 2016, com o visual global da Ford, trouxe também um novo conceito de controle eletrônico de estabilidade, que vai além de corrigir derrapagens do veículo. Ele é capaz de prever e ajustar a trajetória antes que o carro saia do controle do motorista, aplicando os freios nas rodas individualmente, por meio de sensores que monitoram a velocidade, posição e giro da direção.
Para ilustrar como essa tecnologia evoluiu através do tempo, a marca lança um vídeo bastante criativo no qual coloca na pista três diferentes gerações de veículos: um Fiesta da década de 1990, um C-MAX dos anos 2000 com controle de estabilidade e o novo Focus. E comparou o comportamento do carro em um trajeto de curvas, enquanto uma passageira – a personagem Carol – tenta equilibrar um ovo com uma colher dentro do carro (confira abaixo o vídeo).
Item de série do Focus 2016 em toda a linha, o novo controle eletrônico de estabilidade e tração é alimentado em tempo real por sensores que podem antecipar uma potencial derrapagem em até 100 milésimos de segundo. Na maior parte das vezes o motorista nem percebe que ele entrou em ação, aumentando a segurança em situações críticas de rodagem.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast