Se você já participou de um evento de Fuscas e derivados em Curitiba ou região provavelmente deve ter visto o ‘Minnie Mouse’, um modelo vestido dos faróis ao retrovisor interno com detalhes que remetem à personagem de animação de Walt Disney.
O exemplar ano 1985, equipado com motor 1.7 - o último da série a álcool antes do Fusca Itamar -, pertence a Marines Vieira Gobbo, 51 anos, de São José dos Pinhais, do clube Fusqueiras do Paraná, fundado em 2013. O grupo - hoje também incorporado com o clube Rat SJP - soma 45 integrantes e fãs do ‘besouro’ da Volkswagen, como o marido Carlos Alberto Gobbo, seu maior incentivador.
Marines e sua inconfundível ‘Minnie sobre rodas’ serão uma das atrações do 1.º Encontro Fusqueiras do Paraná, que ocorre neste sábado (30), a partir das 15h, nas dependências do Posto Seringueira (Rua Rui Barbosa, 12.232), em São José dos Pinhais - a 300 metros do Contorno Sul.
“O evento é para toda a família. Além da exposição de Fuscas e derivados, teremos show musicais, food truck, sorteio de brindes, vendas de artesanatos vintage e até de camisetas estampadas com a foto do Fusca preferido registrada no evento”, diz Marines, que também é a organizadora do encontro e tem uma corretora de seguros em São José dos Pinhais.
A festa terá cerca de 180 carros expostos e só terminará quando o último veículo sair do local, promete a entusiasta.
Ela revela que a paixão pelo ícone da Volks e pela Minnie vem da infância. “Lembro das minhas festas de aniversário decoradas com adereços da Minnie. Sou apaixonada por ela”, diz Marines, citando que boa parte dos componentes usados no carro em homenagem à namorada do Mickey veio diretamente do parque temático Walt Disney World, nos Estados Unidos.
LEIA MAIS: Curitiba recebe o 2.º Encontro Nacional de Chevettes
Ela conta ainda que a mãe, já falecida, tinha um Fusca, usado para o sustento da família. “Circulávamos nele pela cidade para vender tortas e bolos. Infelizmente, não fiquei com o Fusca dela por que foi roubado”, lamenta, para em seguida informar com alegria que o seu primeiro filho nasceu dentro de um ‘Fuqui’.
“Quando estou de Fusca todos na rua me cumprimentam e sorriem. Já se estou de Captiva (outro carro da família), ninguém me olha no rosto”, compara a colecionadora, que ainda tem um modelo 1974 transformado em estilo ratlook (pintura com aparência de desgastada pelo tempo) e uma Kombi 1973 estilo havaiana, nas cores verde e branco.
RELEMBRE: Fãs celebram o Dia Nacional do Fusca 2016 com festa em Curitiba
RELEMBRE: Fãs celebram o Dia Nacional do Fusca 2016 em Curitiba; veja fotos e vídeo da festa
RELEMBRE: O mundo inteiro a bordo de um Fusca
Durante o encontro, a presidente das Fusqueiras fará uma homenagem ao público feminino presente, entregando rosas vermelhas e interpretando a música ‘Mulheres’, de Erasmo Carlos. É claro que ela estará devidamente paramentada de Minnie.
A entrada aos visitantes, bem como os interessados em expor seu veículo, é 1 kg ou mais de alimento não perecível. A quantia arrecadada será doada para o projeto “Vida no Prato”, de ação voluntária de distribuição de marmitas e agasalhos aos moradores de rua.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast