Para famílias com crianças pequenas, fazer uma viagem ou um simples passeio de carro significa levar um pouco mais de bagagem. Não dá para sair de casa sem as fraldas, os alimentos, uma sacola de roupas e o carrinho de bebê.
Por isso, é preciso escolher um automóvel com bom espaço interno e porta-malas suficientes para carregar tudo isso.
Existem modelos específicos para atender a diferentes perfis de pais, seja com apenas um filho e que não pretenda gastar muito na hora da compra ou da troca até quem possui mais de três ’herdeiros’ e precisa de mais lugares para acomodá-los.
Escolher o carro certo para transportar a família requer atenção a certos detalhes técnicos. Se a busca é por maior espaço interno, é preciso verificar a distância entre os eixos da rodas dianteiras e traseiras, comumente chamada de entre-eixos. Quanto maior a extensão neste quesito, melhor será o conforto no interior do veículo. Os veículos maiores entregam mais comodidade e menos aperto aos ocupantes em relação aos menores.
Outro ponto a ser avaliado e checado é a capacidade do porta-malas, medida em litros pelas montadoras. Quanto maior a litragem, mais itens cabem no compartimento.
Evite a surpresa
Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, são pegos de surpresa ao perceberem que o não há espaço suficiente para levar todo apetrecho das crianças. A saída então é procurar um automóvel que se encaixe às necessidades diárias.
O empresário Rafael Ghazal, 39 anos, que mora em Curitiba, trocou de carro devido ao nascimento da primeira filha Maria Clara, atualmente com 7 meses. Ele se desfez de um Ford Focus e agora possui um BMW X1.“Antes, quando era apenas eu e a minha esposa, uma mala pequena para cada um já era suficiente na hora das viagens. Agora, somente para acomodar os pertences da nossa filhinha são em média três sacolas, fora o carrinho de bebê”, justifica o motivo pelo upgrade automotivo.
Gazhal conta que na época em que estava pesquisando os modelos, além do test drive convencional, costumava levar o carrinho do bebê para assegurar que aquisição seria a correta.
Segundo veículo
Já a pedagoga Renata Telles, 38 anos, residente em Almirante Tamandaré, quando soube que estava grávida em 2012 da filha Lorena, hoje com 3 anos, também percebeu que precisava comprar outro automóvel, pois o único da família era um veículo compacto. “Eu usava o carro do meu marido e vi que era pequeno, que não iria caber nem o carrinho. Notei a necessidade de encontrar um modelo maior”, lembra.
- Hyundai começa a vender o novo HB20; preços partem de R$ 38.995
- Renault Oroch promete incomodar as líderes Fiat Strada e Chevrolet S10
- Câmera no carro vira opção de lazer e segurança
- Designer mostra como seria o Fiat 147 nos dias de hoje
- EcoSport fica mais barato; HR-V, Renegade e Duster estão mais caros
O casal optou pelo Ford Fiesta sedã. Segundo ela, o tamanho do porta-malas foi determinante na escolha. Mesmo com a chegada de Enzo, em 2013, atualmente com 2 anos, o modelo continuou a atender às expectativas e ao grande volume de bagagens exigidos para as duas crianças.
“Ficava um pouco apertado quando precisava sair com os dois, mas agora que eles já estão maiores e não necessito mais levar o carrinho, o espaço voltou a ser bom”, complementa.
Listamos abaixo vários modelos por segmento com os respectivos tamanhos de entre-eixos (um dos principais fatores para definir o espaço interno) e de porta-malas, além de preços e motorizações. Consideramos apenas os exemplares até R$ 100 mil e zero-quilômetro.
OPÇÕES DE MERCADO
Para quem tem apenas um filho e não quer gastar muito na compra ou na troca, um hatch compacto pode ser uma boa pedida. Geralmente, oferece versões mais populares. Os preços vão de R$ 30 mil a R$ 50 mil, considerando apenas as opções com quatro portas. O destaque no segmento é o Renault Sandero (foto), que detém o maior espaço interno e de porta-malas do segmento.
Modelo | Motor (cv) | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preços iniciais (R$) |
Renault Sandero | 1.0 (80) e 1.6 (106) | 2,60 | 320 | 38,2 mil |
Peugeot 208 | 1.4 (93) e e 1.6 (122) | 2,54 | 285 | 46 mil |
Chevrolet Onix | 1.0 (80) e 1.4 (106) | 2,52 | 280 | 38,3 mil |
Hyundai HB20 | 1.0 (80) e 1.6 (128) | 2,50 | 300 | 39 mil |
Ford Ka | 1.0 (85) e 1.5 (110) | 2,49 | 257 | 40,6 mil |
Ford Fiesta | 1.5 (111) e 1.6 (130) | 2,48 | 281 | 46,7 mil |
Citroën C3 | 1.5 (93) e 1.6 (122) | 2,46 | 300 | 45 mil |
VW Gol | 1.0 (76) e 1.6 (104) | 2,46 | 285 | 31,4 mil |
Toyota Etios | 1.3 (90 ) e 1.5 (96) | 2,46 | 270 | 40,9 mil |
Nissan March | 1.0 (77) e 1.6 (111) | 2,45 | 265 | 37,3 mil |
VW up! | 1.0 (82) e 1.0 TSI (105) | 2,42 | 285 | 33,3 mil |
Fiat Palio | 1.0 (75), 1.4 (88) e 1.6 (117) | 2,37 | 280 | 27,9 mil |
Fiat Uno | 1.0 (75) e 1.4 (88) | 2,37 | 290 | 31,5 mil |
O segmento oferece modelos com a distância entre os eixos e a capacidade de carga no porta-malas um pouco maiores que o hatch compacto. É indicado para famílias com dois ou três filhos e a faixa de preço vai de R$ 60 mil a R$ 80 mil. O Chevrolet Cruze (foto) se destaca pelo espaço na cabine.
Modelo | Motor (cv) | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preços iniciais (R$) |
Chevrolet Cruze | 1.8 (144) | 2,68 | 402 | 68,7 mil |
Hyundai i30 | 1.8 (150) | 2,65 | 378 | 85,9 mil |
Ford Focus | 1.6 (135) e 2.0 (178) | 2,64 | 316 | 71,9 mil |
VW Golf | 1.4 (140) e 2.0 (220) | 2,63 | 313 | 75,7 mil |
Peugeot 308 | 1.6 (122), 2.0 (151) e 2.0 (165) | 2,61 | 430 | 65,4 mil |
Fiat Bravo | 1.4 (152) e 1.8 (135) | 2,60 | 400 | 63,6 mil |
São indicados para famílias compostas por até três filhos. O entre-eixos e a capacidade do porta-malas se destacam e costumam suprir as necessidades de quem busca um carro maior. Destaque para o Chevrolet Cobalt (foto), que possui o maior porta-malas da categoria.
Modelo | Motor (cv) | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preços iniciais (R$) |
Renault Logan | 1.0 (80) e 1.6 (106) | 2,63 | 510 | 41,6 mil |
Chevrolet Cobalt | 1.4 (102) e 1.8 (108) | 2,62 | 563 | 44,9 mil |
Nissan Versa | 1.0 (77) e 1.6 (111) | 2,60 | 460 | 42 mil |
Toyota Etios | 1.5 (96) | 2,55 | 562 | 45,2 mil |
Chevrolet Prisma | 1.0 (80) e 1.4 (106) | 2,52 | 500 | 44,1 mil |
Hyundai HB20 S | 1.0 (80) e 1.6 (128) | 2,50 | 450 | 43,6 mil |
Ford Ka+ | 1.0 (85) e 1.5 (110) | 2,49 | 445 | 42,3 mil |
Chevrolet Classic | 1.0 (78 cv) | 2,44 | 390 l | 33,9 mil |
Fiat Siena | 1.0 (75) e 1.4 (86) | 2,37 | 500 | 35,7 mil |
A categoria traz mais itens de conforto e de tecnologia, além de entregar maior distância de entre-eixos e capacidade do porta-malas dos que os compactos. A faixa de preços gira de R$ 70 mil a R$ 80 mil em suas versões de entrada. São indicados para quem de dois a três filhos. O Peugeot 408 (foto) é o destaque em espaço.
Modelo | Motor (cv) | Entre-eixos (l) | Porta-malas (m) | Preços iniciais (R$) |
Peugeot 408 | 1.6 (165) e 2.0 (151) | 2,71 | 526 | 75 mil |
Citroën C4 Lounge | 1.6 (173) e 2.0 (151) | 2,71 | 450 | 71,3 mil |
Renault Fluence | 2.0 (143) | 2,70 | 530 | 73,7 mil |
Nissan Sentra | 2.0 (140) | 2,70 | 503 | 69,6 mil |
Toyota Corolla | 1.8 (144) e 2.0 (154) | 2,70 | 470 | 69,9 mil |
Chevrolet Cruze | 1.8 (144) | 2,68 | 450 | 69,9 mil |
Honda Civic | 1.8 (140) e 2.0 (155) | 2,66 | 449 | 73 mil |
Volkswagen Jetta | 2.0 (120) | 2,65 | 510 | 70,9 mil |
Ford Focus Fastback | 2.0 (178) | 2,64 | 421 | 77,9 mil |
Fiat Linea | 1.8 (132) | 2,60 | 500 | 61,7 mil |
Tem como principal característica a carroceria alta, o que eleva a posição para dirigir. Alguns possuem o apelo off road, mas caíram no gosto do brasileiro, especialmente, pelo uso urbano. São indicados para quem tem de dois a três filhos. O chinês JAC T6 (foto), que chegou neste ano. oferece o maior porta-malas da categoria.
Modelo | Motor (cv) | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preços iniciais (R$) |
Renault Duster | 1.6 (115) e 2.0 (148) | 2,67 | 475 | 62,4 mil |
JAC T6 | 2.0 (160) | 2,64 | 610 | 70 mil |
Hyundai Tucson | 2.0 (146) | 2,63 | 340 | 76 mil |
Honda HR-V | 1.8 (140) | 2,61 | 437 | 73,7 mil |
Lifan XC60 | 1.8 (128) | 2,60 | 405 | 60 mil |
Jeep Renegade | 1.8 (132) e 2.0 (170) | 2,57 | 260 | 68,9 mil |
Chevrolet Tracker | 1.8 (144) | 2,55 | 306 | 82,6 mil |
Ford EcoSport | 1.6 (115) e 2.0 (147) | 2,52 | 362 | 67,7 mil |
Chery Tiggo | 2.0 (138) | 2, 51 | 435 | 55,4 mil |
Utilitário médio, statiton wagon e monovolume até R$ 100 mil capazes de levar cinco ou mais passageiros , dependendo da configuração dos bancos. Indicados para quem tem três ou mais filhos. A Fiat Doblò (foto) chama a atenção pelo compartimento de bagagem.
Modelo | Motor (cv) | Entre-eixos (m) | Porta-malas (l) | Preços iniciais (R$) |
JAC J6 (7 lugares) | 2.0 (160) | 2,71 | 198 | 69 mil |
Mitsubishi ASX | 2.0 (160) | 2,67 | 409 | 92,5 mil |
Hyundai ix35 | 2.0 (167) | 2,64 | 728 | 100 mil |
Suzuki Grand Vitara | 2.0 (140) | 2,64 | 398 | 79 mil |
VW Gol Variant | 1.4 (140) | 2,63 | 605 | 89,2 mil |
Chevrolet Spin | 1.8 (108) | 2,62 | 710 | 55,5 mil |
Fiat Doblò | 1.4 (86) e 1.8 (132) | 2,56 | 750 | 62,2 mil |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião