Neste domingo (26) será realizada em Curitiba a 4.ª edição do GM Day. E se engana quem pensa se tratar apenas de um evento automotivo, voltado para os fãs de carros da General Motors. O desfile de veículos clássicos da marca é ‘apenas’ mais uma das atrações disponíveis para o público, que terá entrada gratuita.
A programação prevê inúmeras opções para entreter toda a família. De passeio de helicóptero e shows musicais a comércio de roupas, food trucks e área kids com piscina de bolinha de 20 m2 .
LEIA MAIS: Clube do milhão: veja quais são os 10 carros mais caros do Brasil
Serão 30 espaços para visitação das cerca de 8 mil pessoas previstas para circularem na Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina), no Pinheirinho, das 9h às 17h.
E um dos espaços mais frequentados é uma área cativa desde a primeira edição que só cresce de tamanho a cada ano: a dos clubes automotivos. Nesta edição serão 8 grupos e 169 veículos participantes, entre Monza, Opala, Kadett, Astra, Chevette, entre outros - em 2016, número de carros não passou de 120 unidades.
Evento só para amantes de carros afasta as pessoas. O GM Day é um espaço para a família, agrada quem curte ou não carro.
Quem passar pelo local dificilmente acreditará que tempos atrás os integrantes dos clubes mal se conheciam e, pior, não faziam muita questão disso. “Existia uma rixa entre os clubes. Quando se encontravam viravam a cara e até se xingavam. Os grupos eram isolados. O GM Day veio acabar com isso e afinar essa relação”, diz Noberto Vieira Jr., presidente do Omega Clube Curitiba.
LEIA MAIS: Feirão de carros antigos engrossa a lista de atrações do GM Day 4 em Curitiba
Ele conta que a partir do evento criou-se uma amizade com proprietários de outros modelos, que rendeu até uma festa junina interclubes no ano passado. “Hoje rola uma buzinadinha para cumprimentar quando nos cruzamos pela rua e se for preciso paramos para ajudar (em um problema mecânico)”, ressalta o entusiasta do Omega.
LEIA MAIS: Confira 10 dicas para vender bem o seu carro
Maikon Walkiu, coordenador do Kadett Clube Paraná, lembra que é o único evento do estado que reúne o maior número de clubes de GM. “A expectativa é de que neste ano vá muito mais famílias. E visitam não só para ver os carros, mas para curtir um domingo de diversão ”.
Na opinião de Jackson Fernandes de Andrade, do Astra Club Paraná, a iniciativa é bastante democrática, pois dá abertura que todos os apreciadores de modelos GM possam interagir entre si. “Todo mundo tem ou já teve uma história com Opala, Chevette, por exemplo. O GM Day possibilita uma visibilidade muito grande para o clube participante”, diz.
Exposição terá clássicos nostálgicos
Além da reunião dos clubes automotivos, o GM Day também fará uma exposição com centenas de modelos das décadas de 1940 a 1970. Desfilam pelo pátio da Sociesc exemplares da Buick, Pontiac, Cadillac e Oldsmobile, marcas que são ou já foram subsidiárias da GM.
LEIA MAIS: Confira os 20 carros flex mais gastões do Brasil
Quem quiser mostrar seu GM antigo, não é necessária a inscrição antecipada. É cobrado apenas R$ 30 de entrada, com um local reservado para a exposição. No dia será entregue um kit GM Day 4 aos participantes.
A lista de atração terá ainda comércio de vestuário e acessórios; feira de peças para carro; artigos de decoração vintage; barbearia; pista de mini carros; estande de tiro com Airsoft (simulação militar de combate); e feirão de veículos antigos (saiba como comprar e também vender o seu carro).
“Será um domingo para passar em família e amigos, curtindo boa comida, música e muita diversão”, resume Luiz Kloss, da Astral Marketing Profissional, empresa responsável pela organização. Haverá estacionamento dentro do Sociesc para os visitantes ao custo de R$ 20.
O GM Day 4 é idealizado pela Rebuli Eventos Automotivos e Átila Família GM e tem o apoio do Clube Chevetteiros Curitiba e Faculdade Sociesc.
Clube Chevetteiros Curitiba sugere dois dias de GM Day
A cada edição o GM Day ganha mais adeptos e visibilidade no universo a motor não só de Curitiba como em todo Paraná e até em outros estados. Por isso, Leandro Bittencourt, presidente do Clube Chevetteiros Curitiba, sugere que o evento em breve passe a ser realizado em dois dias, e não apenas em um como ocorre atualmente.
“Seria ideal um fim de semana de GM Day para que admiradores de outras cidades pudessem vir com tempo para curtir o evento. Um dia somente é muito puxado. Ele viriam com seus carros no sábado de manhã e só voltariam no domingo à tarde”, salienta Bittencourt, cujo clube ajuda no apoio do evento.
Ele acredita que no futuro também será possível realizar o GM Day em outras localidades. “Alguns clubes do interior já me perguntaram sobre essa possibilidade. O problema é que o evento ainda não é comercialmente rentável. Ele apenas se paga. Precisaríamos de mais patrocínio e divulgação para consolidar a edição de capital e aí sim expandir para outras praças”, ressalta.
Para Felipe Szkulny, do Monzeiros Curitiba, o objetivo é fomentar a união entre os cultuadores da marca e eles estão espalhados por todos os lugares. “O GM Day tem tudo para expandir as fronteiras, até em nível nacional”, diz o coordenador do clube.
Participantes
Astra Club Paraná
Clube Chevetteiros Curitiba
Kadett Clube Paraná
Monzeiros Curitiba
Omega Clube Curitiba
Opala Club São José dos Pinhais
Clube dos Opaleiros de Curitiba
Opel Kadett Clube
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião