São Paulo Redesenhado por projetistas brasileiros, o Golf está com a frente mais esportiva e equilibrada. O conjunto formado pelos faróis, grade e pára-choque é inspirado no "V" que segue a tendência mundial de design da marca. Já na traseira, as lanternas (translúcidas) estão posicionadas mais ao centro e adotam elementos ovais semelhante ao do Polo e SpaceFox. Ainda na parte de trás, o vidro avançou sobre a coluna dando a impressão de ser maior do que a geração anterior.
Não houve mudanças na lateral, porém, visto de lado, o carro tem uma inclinação mais acentuada, com a frente rebaixada em relação à traseira. Por dentro, o quadro de instrumentos recebeu novo grafismo. Volante e bancos têm acabamento em tons que vão do cinza ao verde e para a versão Sportline 1.6, há opção de couro bicolor.
Todas as versões do hatch já saem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com lâmpada "cool blue", retrovisores com o pisca incorporado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite. Este último item, segundo a Volkswagen, faz com que o carro conte com o seguro mais barato de sua categoria. Como opcionais, a versão básica pode receber bolsas infláveis frontais, sistema antitravamento (ABS), ar-condicionado automático, rodas de alumínio, faróis e luz traseira de neblina e rádio/ toca-CDs com MP3.
O GTI, por sua vez, ainda traz de série controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e bolsas infláveis laterais de tórax. Já o teto solar com acionamento elétrico, câmbio automático, rodas de liga-leve de 17 com pinças de freio em vermelho são opcionais. Qualquer versão pode ser equipada com outros acessórios nas concessionárias, como, sistema viva-voz bluetooth para telefone celular, DVD player e navegador via satélite.
Os motores 1.6 Total Flex (101 cv a gasolina e 103 cv a álcool) e 2.0 a gasolina (116 cv) continuam disponíveis e não sofreram nenhuma modificação. Já o propulsor 1.8 turbo foi alterado para ser o mais potente entre os carros nacionais, desde que use gasolina Premium. Com a nova programação da unidade de comando do motor, o turbo ganhou mais pressão, elevando o torque e a potência 193 cv (13 cv a mais do que o atual). De acordo com a Volkswagen, o Golf GTI é capaz de atingir 231 km/h de velocidade máxima.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast