A Toyota anunciou nesta segunda-feira (22), no 27º Salão do Automóvel de São Paulo, o preço nacional do Prius, primeiro modelo híbrido vendido em série no mundo e que faz enorme sucesso nos Estados Unidos e Europa. O carro custará R$ 120 mil no mercado norte-americano, ele parte de US$ 24 mil (perto de R$ 48,5 mil). Mesmo sendo econômico e ecológico, o modelo não goza de benefícios fiscais no Brasil.
O Prius terá como concorrente direto o Ford Fusion Hybrid, primeiro carro a oferecer a tecnologia híbrida no Brasil. Na geração atual ele custa R$ 133 mil, mas é possível que o valor seja reduzido com a vinda da novo modelo, que nessa versão chega ao Brasil em março de 2013.
O carro tem potência combinada de 138 cv e autonomia de 1.150 km. O Prius estreou no Japão em 1997 e já superou a marca de 3 milhões de unidades vendidas. Roda 25 km/l com gasolina.
A Toyota também mostra no Salão o 86, esportivo feito em conjunto com a Subaru. No entanto, ele está no país apenas como exibição e não tem previsão de ser vendido por aqui. A marca também destacou ao seu principal lançamento dos últimos anos: o compacto Etios. Ele está exposto no Anhembi em todas as suas versões e ainda vestido de carro de corrida. Outra atração é uma picape Hilux preparada para rodagem puramente off-road.
Dois momentos curiosos chamaram a atenção durante a exposição da marca japonesa. A primeira foi a chegada de Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota para o Mercosul, a bordo de uma cadeira elétrica de três rodas, denominada i-Real. A outra é a entrega simbólica da primeira chave do Prius no Brasil para o ex-jogador Zico, que foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do futebol no Japão, sendo, inclusive, técnico da seleção nipônica em uma Copa do Mundo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião