As atrações no estande da Volkswagen no 27º Salão do Automóvel de São Paulo eram para ser o novo Fusca (ou a segunda geração do Beetle) e o compacto Up!, que logo virá para o Brasil. No entanto, quem roubou a cena foi o Taigun, um utilitário esportivo criado sobre a mesma plataforma do Up! e que, diz a marca, teria sido concebido pensando no consumidor brasileiro.
O carro, que tem no nome uma adaptação tropicalizada do Tiguan, é equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros TSI. Ele gera 110 cv e tem 17,9 kgfm de torque a 1.500 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas. No interior, o painel de instrumentos traz na sua parte superior medidores de temperatura do óleo do motor, da água e pressão do turbo, lembrado os usados pelo Fiat Idea Adventure.
O estilo do jipinho é parecido com o do Duster, inclusive com para-lamas salientes e linhas bem quadradas. Os vidros traseiros são basculantes, em vez dos tradicionais e as portas traseiras possuem maçanetas embutidas na coluna C. A VW cogita colocá-lo em produção em série para brigar com EcoSport e Duster, além de Chevrolet Trax e Peugeot 2008, que vão aparecer no Brasil em breve.
Além dos modelos citados acima, a Volks trouxe à feira paulistana o Cross Coupé (conceito que é tido como a segunda geração do Tiguan), o E-Bugster (o novo Fusca em versão elétrica), o Tiguan R-Line e o Jetta Hybrid, que poderá ser vendido aqui para fazer frente ao Fusion Hybrid e ao Toyota Prius.
Gol duas portas
O Gol duas portas da nova geração também ganhou destaque durante a apresentação da VW. A versão, que ficou na geladeira por mais de quatro anos, chega às lojas no final de outubro, com preço a partir de R$ 26.690. O principal rival, o Fiat Uno, já conta com a versão duas portas desde 2010. A retirada das portas traseiras significará uma economia de R$ 1.300 para os clientes (mais em conta que o Uno), que terão de levantar uma alça para rebater o banco dianteiro ao acessar a fileira de trás.
Fusca
Já o Fusca pode ser encontrado nas lojas por R$ 76.600, com câmbio manual, e R$ 80.990, com o automatizado de dupla embreagem DSG. Ele conta com motor 2.0 TSI de 200 cv, que já equipa modelos como Passat, Jetta e Tiguan. É o Fusca mais potente de todos os tempos. Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h.
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