No último dia 10 a Hyundai iniciou as vendas nas lojas do novo HB20, que foi reestilizado e recebeu atualizações no câmbio e na central multimídia e teve os preços reajustados. Porém, a mudança não contemplava a versão aventureira ‘X’ e o sedã S.
No caso do primeiro, a partir de novembro ele passar a compor a linha 2016 com a devida atualização. No três volumes, isso vai demorar um pouco mais, ainda sem data prevista.
O HB20X, oferecido apenas na motorização 1.6 16v flex, de 128 cv, parte de R$ 55.395 na versão Style manual e chega a R$ 66.485 na Premium automática com sistema multimídia blueMedia e bancos em couro.
GALERIA: Confira todos os detalhes da nova versão aventureira do hatch
O modelo agora traz a dianteira reformulada com nova grade hexagonal emoldurada por um friso cromado (o aplique simulando quebra-mato é na mesma tonalidade) e dividida em filetes, substituindo a grelha tipo colmeia. O para-choque também é novo, como o nicho dos faróis de neblina mais refinado.
Os faróis (assim como as lanternas) tiveram os elementos internos redesenhados, com a adição de projetores e de luz diurna em na versão Premium. Na lateral, há novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado. As barras no teto agora trazem acabamento preto.
Na traseira, o para-choque exibe novo desenho, que elimina os vincos nas laterais e abrigam as novas lanternas de neblina em formato redondo. A proteção plástica, assim como na frente, também fica mais evidente e se completa com as molduras das caixas de roda.
A altura livre solo cresceu 1 cm em relação á linha anterior, passando para 20,6 cm. Reflexo da adoção de rodas e pneus de 16 polegadas (antes eram de 15”). Em relação ao hatch convencional, a diferença é de 4,1 cm. Além disso, a Hyundai diz que a posição de dirigir também ficou 1 cm mais alta.
Motores
O bloco 1.6, de 128/ 122 cv (etanol e gasolina) e 16,0/ 16,5 kgfm (g/e), recebeu melhorias para reduzir o consumo de combustível. E não traz mais o tanquinho de gasolina - um sistema pré-aquece o etanol em dias mais frios para facilitar a partida do motor.
As opções de câmbio também foram aprimoradas: o manual pulu de cinco para seis marchas, e a automática, quatro para seis. Segundo a Hyundai, as alterações no trem de força resultaram na redução de 5,4% no consumo, obtendo a nota A do Inmetro.
Multimídia
A central multimídia blueMedia, que equipa as configurações mais caras, recebeu a função de espelhamento da tela do celular, permitindo operar os aplicativos. O Car Link aceita os aparelhos da marca Samsung e LG (isso significa que outras marcas podem não funcionar). Com ele, é possível espelhar apps de mapas, como Waze e Google Maps, e streaming de aúdio, como Spotify, Deezer e Rdio.
Além destes, quando o veículo está parado, o usuário pode acessar as redes sociais, como o Facebook, e serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Já a função Apple Car Play funciona a partir do iPhone 5 e estará disponível só em 2016 – será necessária a atualização do sistema na concessionária.
Dark Brown
Assim como no hatch ‘civil’, versão aventureira do HB20 passa a contar com o pacote Dark Brown como opcional, que inclui painel das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast