A Jaguar traz ao Brasil a nova linha do sedã XF, que chega ao mercado com visual agressivo e carroceria mais leve, composta de 75% de alumínio e 190 kg a menos em relação ao modelo anterior. Os preços vão dos R$ 264.700 (Prestige) aos R$ 381.100 (S).
GALERIA: Confira mais detalhes do sedã
O três volumes de luxo está disponível nas concessionárias em três versões, duas com motores 2.0 turbo, de 240 cv, e outra com um V6 de 3 litros, de 380 cv – a mesma do F-Type.
Veja o comparativo entre o Jaguar XF e os seus principais concorrentes
Para encarar os principais concorrentes – Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E –, o sedã inglês chega com um design com menos cara de ‘tiozão’ e tecnologias de condução e entretenimento atualizadas.
O que ele traz
Versões e preços do novo Jaguar XF:
Prestige
R$ 264.700
Motor 2.0 turbo a gasolina com transmissão automática de 8 marchas; controle de cruzeiro; teto solar panorâmico; faróis bixenônio e luzes de led; lavador de faróis; bancos e forro do painel de instrumentos em couro; assentos dianteiros com ajustes elétrico e lombar; assento do motorista com memória; volante com ajuste elétrico; ar digital de duas zonas; central multimídia com tela sensível ao toque de 8”, câmera de ré, sistema de navegação e espelhamento do celular (InControl Apps); piloto automático; sistema antiderrapagem; pedestrian contact sensing (auxilia a proteger as pessoas que estão fora e dentro do carro); e rodas de liga leve aro 18.
Jaguar XF R-Sport
Preço: R$ 288.600
Agrega pacote de acabamento externo Jaguar R-Sport, com para-choque dianteiro em preto brilhante e saídas de ar com o emblema R-Sport; aerofólio traseiro; soleiras esportivas; bancos em duas cores; e volante com emblema da versão.
Jaguar XF S
Preço: R$ 381.100
Motor 3.0 V6 associado a uma transmissão de 8 marchas; painel de instrumentos com acabamento em alumínio; acabamento interno em fibra de carbono; porta-luvas climatizado; pinças de freios vermelhas; monitor de ponto cego; head-up display; soleiras em metal; pedaleiras esportivas; e rodas aro 19 diamantadas.
Visual
Na frente, o XF teve os faróis afilados e ganhou luzes diurnas de led com a assinatura da marca, em formato de‘J’. A grade e as tomadas de ar ficaram mais amplas e os vincos do capô acentuaram-se. As rodas também tiveram o desenho renovado, o que intensificou a pegada esportiva do veículo.
Por dentro, os detalhes em madeira do painel, que eram vistos na linha anterior, foram substituídos pelo couro e por tons escuros. No teto, o revestimento em Alcântara -- um tecido com textura semelhante à camurça -- é agradável ao toque e realça o requinte do modelo.
Além disso, a largura foi reduzida em 0,7 cm, mas o entre-eixos espichou em 5,1 cm, o que é sentindo pelos ocupantes de trás, que ficam bem acomodados e têm espaço suficiente para as pernas.
Tecnologias
Novidade na linha mais recente, a central multimídia de 8 polegadas ganhou um sistema de fácil manuseio. Chamado de InControl Apps, o mecanismo permite o espelhamento do celular na tela do carro e oferece uma experiência de conectividade sem mistérios.
Além disso, as tecnologias de condução também evoluíram. O head-up display, ferramenta que projeta dados da direção do veículo no para-brisa, como a velocidade e direções do GPS, aumenta a segurança e evita que o motorista tire os olhos do caminho. Este, porém, vem de série apenas para o XF S.
A Jaguar disponibiliza de fábrica para todas as configurações a direção elétrica assistida, que enrijece o volante em velocidades altas e dá melhores respostas ao condutor; e sistema de anti-derrapagem em terrenos de menor aderência.
Fora isso, a Jaguar oferece como opcional o assistente de mudança de faixa, que ‘joga’ o carro de volta para a trajetória caso ele invada a faixa ao lado.
FICHA-TÉCNICA
Compare o Jaguar XF com os seus principais rivais:
Jaguar XF | |
Motores | 2.0 turbo/3.0 V6 |
Câmbio | Automático de 8 marchas |
Potência/ torque | 240 cv/34,67 kgfm e 380 cv/45,89 kgfm |
Dimensões | 4,95 m (C) 2,96 m (EE) 2,09 m (L) 1,45 m (A) |
Porta-malas | 505 l |
Peso | 1.590 kg |
Preço | A partir de R$ 264.700 |
BMW Série 5 | |
Motores | 2.0 turbo/3.0 V6 |
Câmbio | Automático de 8 marchas |
Potência/ torque | 245 cv/35,7 kgfm e 306 cv/40,8 kgfm |
Dimensões | 4,89 m (C) 2,96 m (EE) 1,86 m (L) 1,46 m (A) |
Porta-malas | 520 l |
Peso | 1.685 kg |
Preço | A partir de R$ 270.950 |
Mercedes Classe E | |
Motores | 2.0 turbo/3.0 V6 |
Câmbio | Automática de 7 marchas |
Potência/ torque | 211cv/35,7 kgfm e 306 cv/37,73 kgfm |
Dimensões | 4,87 m (C) 2,87 m (EE) 1,85 m (L) 1,47 m (A) |
Porta-malas | 540 l |
Peso | 1.680 kg |
Preço | R$ 276.900 |
Audi A6 | |
Motores | 2.0 turbo/3.0 V6 |
Câmbio | Automatizado de 7 marchas |
Potência/ torque | 252 cv/37,7 kgfm e 310 cv/44,9 kgfm |
Dimensões | 4,93 m (C) 2,91 m (EE) 1,82 m (L) 1,45 m (A) |
Porta-malas | 530 l |
Peso | 1.670 kg |
Preço | A partir de R$ 260.190 |
C: Comprimento, EE: Entre-eixos, L: Largura, A: Altura |
Ao volante
Refinado e longe do visual conservador que vinha acompanhando a marca, o novo Jaguar XF agrada pelo interior refinado, pela tecnologia de ponta e pelo motor potente e de dirigibilidade confortável.
O bloco 2.0 turbo, associado ao câmbio automático de oito marchas com paddle-shifts, entrega potência e uma condução segura ao motorista, principalmente em virtude das tecnologias que acompanham o modelo.
Em altas velocidades, por exemplo, a suspensão e o volante ficam enrijecidos, o que deixa o carro mais a mão. A versão disponibilizada para testes, a R-Sport, veio equipada ainda com os opcionais head-up display e o assistente de troca de faixas, que ampliam a segurança.
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