A estimativa da indústria automotiva ainda não é das melhores para este ano, que projeta um tímido crescimento nas vendas.
Porém, não faltarão novidades para tentar aquecer o mercado - serão mais de 50 veículos entre projetos inéditos, nacionalizações, novas gerações e motorizações e facelifts.
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Os SUVs/crossovers continuarão em alta, com pelo menos 14 lançamentos, enquanto marcas como Fiat e Ford apostam na atualização da gama.
Já as chinesas buscam um espaço com produtos mais elaborados. Confira algumas das estreias:
FORD ECOSPORT
O novo Ford EcoSport foi apresentado no fim do ano passado no Salão de Los Angeles (EUA). É primeira mudança visual desde 2012, quando mudou para a segunda geração e tornou-se um produto global.
A aparência se aproximou do novo Edge, com faróis menos afilados que o atual e a grade cromada. As luzes de neblina estão maiores, com nova moldura e agora seguem o movimento do volante nas curvas.
Na traseira, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, seguindo a medida adotada na Europa. O novo EcoSport deve estrear uma nova família de motores, a Dragon, com o 1.5 litro no lugar do 1.6 Sigma, além do 1.0 turbo. Leias mais
FIAT X6H e X6S
Depois do Mobi e do Toro, a Fiat prepara mais dois modelos inéditos para o mercado nacional neste ano. Um hatch que substituirá Palio e Punto e será produzido na fábrica de Betim (MG). Por enquanto, atende pelo código de X6H.
O outro é um sedã para o lugar de Siena, Grand Siena e Linea. O X6S, como é chamado, virá da Argentina. A inspiração visual da dupla será a mesma da família Tipo europeia.
Na opção de motores estão Fire Fly 1.0 3-cilindros, 1.3 e o 1.8 atualizado do Jeep Renegade e Fiat Toro. Leia mais
RENAULT CAPTUR
A Renault aposta alto em seu crossover para ir na esteira do sucesso de Honda HR-V e Jeep Renegade.O modelo feito no Paraná emprestará a plataforma do Duster, e não do Clio IV como acontece na Europa.
O modelo já está em pré-venda e, por ora, somente na versão 2.0, de 143/148 cv (gasolina/ etanol), associado ao câmbio automático de quatro marchas.
Porém, quando chegar às lojas terá também a nova motorização 1.6 16V , de 118/ 120 cv (g/e), associado à transmissão manual ou do tipo automática CVT. Leia mais
AUDI Q2
A Audi projeta transformar o Q2 em seu novo best-seller de vendas. O crossover deverá ser produzido em São José dos Pinhais, dividindo a multiplataforma MQB do A3 Sedan e Q3, já feitos no local.
Na Europa já é vendido com motores 1.0 3-cilindros turbo (TFSI), de 116 cv, usado pelo A1 alemão, 1.4 turbo TFSI, de 150 cv, do Golf - provavelmente o propulsor a equipá-lo por aqui -, e outras opções a gasolina e diesel com potências até 190 cv.
Com porte semelhante ao do HR-V, irá brigar com as versões mais caras do modelo Honda e também do Jeep Renegade, além do Compass. Leia mais
RENAULT KWID
Outro Renault a sair da fábrica de São José dos Pinhais. O substituto do Clio tem jeitão de SUV subcompacto e ficará numa faixa de preço abaixo do Sandero.
Terá como destaque a presença de airbags laterais em todas as versões. Sob o capô, o novo motor 1.0 3-cilindros, recém-estreado pelo Sandero e Logan.
O Kwid exibe traços que lembram os irmãos Duster, na grade integrada ao conjunto óptico, e Sandero, nos faróis e para-choques. A traseira é mais arredondada e com uma pegada também de suvinho. Leia mais
HYUNDAI CRETA
Estrela da marca no Salão de São Paulo, em novembro passado,o Creta é fabricado em Piracicaba (SP) sobre a plataforma do Elantra.
A marca projeta fazer dele um sucesso semelhante ao do HB20, lançado em 2012 e hoje o segundo carro mais emplacado no país.
Ele compartilha o motor 1.6 do hatch, porém recalibrado com 2 cv a mais (130 cv), associado ao câmbio manual e automático de seis marchas. Há ainda o 2.0 flex, vindo do ix35, que desenvolve 166 cv e está sempre associado à transmissão que dispensa a embreagem. Leia mais
HONDA WR-X
Apresentado como crossover, a novidade é quase um Fit vitaminado. Ficará posicionado justamente entre o monovolume e o HR-V.
O WR-V foi desenvolvido para o mercado brasileiro e deve compartilhar o motor 1.5 do Fit, de 116 cv, associado à caixa automática CVT, provavelmente com opção do manual de cinco marchas.
Em 2018, caberá ao modelo estrear um inédito motor 1.0 turbo, que substituirá o atual 1.5 aspirado e irá migrar para os outros modelos da marca. Leia mais
CHERY TIGGO 2
É o principal lançamento da marca chinesa no ano. O crossover será feito em Jacareí (SP), ao lado do Celer, do qual é baseado, e do New QQ. A Chery o venderá como a segunda geração do atual Tiggo.
Digamos que segue a mesma linha do Honda WR-X, que brigará com as versões de entrada dos SUVs compactos e tentará fisgar que não se contenta em ficar no sedã compacto-médio.
Usará o motor 1,5, de 109 cv, conectado a um câmbio manual de cinco marchas e também com a opção CVT.
CHRYSLER PACIFICA
O modelo chegará para substituir a Town & Country, com enormes 5,17 metros de comprimento. A novidade tem visual dianteiro inspirado no sedã médio Chrysler 200, como também o interior.
Há uma tela sensível ao toque de 8,4” para comandar a central multimídia, além de um novo sistema de entretenimento nos bancos traseiros com telas de 10”.
A minivan é equipada com portas corrediças em ambos os lados para facilitar o acesso dos passageiros. O motor é o conhecido Pentastar V6 3.6, de 287 cv, gerenciado por um câmbio automático de nove marchas. Leia mais
CHEVROLET TRACKER
A segunda geração do utilitário já pode ser vista rodando sem placa por aí, mas o início das vendas nas lojas começa na segunda quinzena de janeiro.
O modelo adotou a nova identidade da Chevrolet, já vista por aqui no novo Cruze e na dupla Onix/Prisma. Destaque para a linha de leds pontilhados na base dos faróis da versão LTZ.
A grande novidade é o motor 1.4 turboflex, que estreou na nova geração do Cruze. Ele rende 153 cv e está associado ao câmbio automático de seis marchas. Leia mais
CITROËN C4 CACTUS
Deve ganhar cidadania nacional, pois é feito sobre a plataforma PF1, a mesma do Citroën C3 e dos Peugeot 208 e 2008.
Na Europa, a versão de entrada usa o motor 1.2 PureTech, de três cilindros, já lançado no 208 e C3 em solo brasileiro. Já as demais são empurrados por propulsores turbinados.
O C4 Cactus chama a atenção pelo visual. Nas laterais (e nas portas por dentro), as inovadoras ‘escamas’ chamadas de Airbumps. É uma espécie de almofada cheia de ar que visa proteger o veículo de arranhões e impactos leves.
Tem uma proposta jovem, com várias opções de cor e com forte apelo à conexão multimídia.
HONDA CR-V
Assim como a Fiat, a Honda também está renovando praticamente todo o portfólio. Um das estreias para 2017 é a quinta geração do CR-V .
O SUV médio traz visual mais marcante do que o modelo anterior. A dianteira é totalmente nova e traz grade dianteira cromada integrada aos faróis com luzes diurnas em led. Na traseira, as lanternas agora invadem a tampa do porta-malas.
O CR-V virá equipado com o motor 1.5 turbo (o mesmo do Civic Touring), só que recalibrado para oferecer 193 cv, associado ao CVT - o câmbio está presente também na versão de entrada LX, única opção com o propulsor 2.4 aspirado, de 186 cv.
HYUNDAI i30
A terceira geração do hatch médio fez sua estreia mundial no Salão de Paris, em outubro passado. Ela absorve de vez o estilo europeu, cada vez mais presente nos carros do grupo Kia-Hyundai desde que o designer alemão Peter Schreyer, ex-Audi, passou a projetar os modelos - hoje ele preside a Hyundai.
A principal mudança está na linha de motores , que é quase toda turbo para entregar mais força e reduzir o consumo de combustível.
Há apenas um versão com propulsor aspirado, a 1.4, de quatro cilindros, que rende 100 cv. As demais são sobrealimentadas: a 1.0 turbo, de três cilindros (120 cv), a 1.4 turbo, de quatro cilindros (140 cv) e a 1.6 turbodiesel, cujas potências variam de 95 cv a 133 cv.
JAC T3
É um carro totalmente pensado para o mercado brasileiro, uma espécie de ‘CrossFox’ da JAC. Trata-se da versão aventureira de uma nova linha de compactos que a JAC pretende emplacar no Brasil a partir deste ano.
Chega primeiro importado da China e depois vira nacional quando a marca inaugurar a fábrica na Bahia. O T3, ou S2, como é conhecido na Ásia, irá para brigar com o próprio CrossFox, Renault Sandero Stepway e Hyundai HB20X, além do Honda WR-X, que segue o mesmo estilo.
O motor será o 1.5 Jetflex, de 127 cv, já disponível na linha J3 S, acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou CVT.
LAND ROVER DISCOVERY
A quinta geração do utilitário é baseada no conceito Discovery Vision, que foi revelado em 2014 e também deu origem às linhas do Discovery Sport. O ‘suvão’ familiar tem um visual muito próximo ao do Evoque.
Os faróis são bem afilados e para-choques enormes e com entradas de ar marcantes. Design que transmite mais agressividade.
Deverá vir com os motores TD6 a diesel, de 258 cv, e o Si6 3.0 V6 a gasolina, de 340 cv, ambos V6. Todos associados à transmissão automática de nove marchas.
VOLKSWAGEN GOLF
A sétima geração do hatch médio foi lançada em 2012 na Europa e no fim do ano seguinte desembarcou no Brasil. Agora acaba de ganhar a sua primeira reestilização lá fora, que também vira para cá.
Produzido em São José dos Pinhais, as principais mudanças estão nos faróis em led e no novo formato do para-choques. O sistema multimídia também foi atualizado. No ano passado, o Golf VII adotou no Brasil a motorização 1.0 TSI (turbo), de 125 cv. Leia mais
NISSAN FRONTIER
A picape deve chegar primeiro importada do México para depois sair da fábrica da Argentina, onde já é vendida. A Frontier é construída sob um novo chassis, com suspensão multilink e melhores ângulos de saída e entrada.
A dianteira ficou menos quadrada, com a nova grade em V e os faróis de leds espichados. Os faróis de neblina ganharam uma moldura triangular.
No país vizinho, o modelo vem equipado com propulsor 2.3 biturbo de quatro cilindros a diesel, com 190 cv, associado a uma transmissão manual de seis velocidades (com tração traseira ou integral com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro) ou automática de sete marchas (apenas 4x4).
PEUGEOT 3008
O repaginado 3008 tirou a roupa de crossover para assumir de vez a proposta de utilitário esportivo. A dianteira foi inspirada no hatch médio 308.
A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.
Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’ e são ligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas.
O propulsor será o consagrado 1.6 THP, que equipa o modelo atual e rende 165 cv. Leia mais
TOYOTA COROLLA
A atualização do Corolla segue a nova linguagem visual da marca, trazida pelo Mirai, seu carro a hidrogênio, e já vista na picape Hilux e utilitário SW4.
Os faróis, agora com iluminação em led, estão mais afilados, invadindo mais as laterais e integrados à luz diurna em led. A grade superior foi encolhida e está mais fina, enquanto a inferior cresceu.
Atrás, as lanternas também receberam led, novas lentes e um rearranjo das luzes. As opções de motorização permanecerão as mesmas: 1.8, de 144 c,v e 2.0 de 154 cv, associados à transmissão manual ou CVT. Leia mais
Tem mais...
Confira outros lançamentos previstos para 2017:
Modelo | Mudança | Quando |
Audi A5 | nova geração | 1.º trimestre |
Audi Q5 | nova geração | 1.º trimestre |
BMW Serie 5 | nova geração | 2.º semestre |
Chery Arrizo 3 | inédito | 2.º semestre |
Chery Arizo 5 | inédito | 2.º semestre |
Chevrolet Spin | reestilização | 1.º semestre |
RAM 1500 | inédito | último trimestre |
Ford Ka Trail | nova versão | 1.º trimestre |
Honda City | reestilização | 2.º semestre |
Kia Rio | inédito | 2.º semestre |
Nissan Kicks | nacionalização | 1.º semestre |
Mercedes Classe E Coupé | inédito | 1.º semestre |
Mini Coutryman | nova geração | último trimestre |
Mitsubishi ASX | reestilização | 2.º semestre |
Porsche Panamera Hybrid | nova versão | 1.º trimestre |
Renault Koleos | inédito | meados do ano |
Renault Alaskan | inédito | último trimestre |
Suzuki Swift | nova geração | último trimestre |
Suzuki Jimny | nova versão | 2.º semestre |
Toyota RAV4 | reestilização | 1.º semestre |
Volkswagen Gol GT | nova versão | último trimestre |
Volkswagen up! | reestilização | 1.º trimestre |
Volkswagen Golf | reestilização | 2.º semestre |
Volkswagen Tiguan | nova geração | 1.º trimestre |
Volkswagen Amarok | nova motorização | 2.º semestre |
Volvo S90 | inédito | 1.º semestre |
Volvo XC40 | inédito | último trimestre |
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