Os automóveis foram criados para transportar pessoas de um ponto ao outro, certo? Nem sempre, alguns surgem com o propósito exclusivo de se transformar em objetos de luxo para seus proprietários. Pelo menos um seleto grupo deles, que ultrapassa a casa dos milhões de dólares e chegam a ser mais valiosos do que muitas mansões pelo mundo.
E de tão caros, poucas unidades a cabam sendo produzidas. O modelo que encabeça a lista a seguir nem sequer teve um exemplar de série vendida. Para levar o Maybach Exelero para casa, o interessado terá de desembolsar uma fortuna digna de megasena: R$ 32 milhões. A empresa alemã ainda aguarda a primeira encomenda.
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Por enquanto, apenas o protótipo feito em 2005 teve um comprador: o rapper norte-americano Bryan Williams, mais conhecido no meio musical como Birdman. Em 2011, ele pagou 4,5 milhões de euros (R$ 19,8 milhões) pelo modelo número 1.
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A relação dos carros mais caros do planeta deixa de fora relíquias vendidas em leilões, que até podem superar os valores citados abaixo. A lista é dominada por superesportivos, com design avançado, exclusividade, tecnologia, aerodinâmica e motores superpotentes, que o fazem passar facilmente dos 350 km/h. Confira
10.º Lamborghini Reventon
Lançada em 2007, o exclusivo modelo italiano teve apenas 21 unidades produzidas, sendo uma destinada ao museu da marca. Como a tradição da marca, ele ganhou o nome do touro que matou o conhecido toureiro mexicano Félix Guzmán, em 1943. Seu design é inspirado nos aviões de caça. O motor 6.5 V12 desenvolve 650 cv e move o superesportivo até 339,6 km/h de velocidade.
9.º Koenigsegg Agera R
O modelo da fabricante sueca começou a ser produzido em 2011 e somente 18 exemplares da versão R saiu de uma linha de montagem quase artesanal. O Agera significa ‘realizar alguma ação’. E ele não nega o sobrenome. O bloco 5.0 V8 bicombustível (sim, ele aceita etanol) produz 1.140 cv e 122 kgfm de torque. São necessários ínfimos 2,8 segundos para ele sair da inércia e alcançar os 100 km/h - a velocidade máxima anunciada é de 440 km/h, mas não há registros oficiais que garantem esse alcance.
8.º Pagani Zonda Cinque Roadster
Como o sobrenome em italiano já revela, foram fabricados no fim da década passada apenas cinco unidades da variante ‘descapotada’ do coupé. O design é inspirado nos carros de corrida, principalmente dos circuitos europeus onde são utilizados - o fundador da italiana Pagani trabalhou no setor de design da Lamborguini por oito anos.
O modelo utiliza um motor 7.3 V12 da Mercedes- Benz AMG (divisão esportiva da marca alemã), que produz 750 cv e 71 kgfm de torque. Ele faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e pode atingir 355 km/h.
7.º Aston Martin One-77
O cupê inglês teve uma produção limitada a 77 exemplares de 2009 a 2012. O supercarro trazia motor 7.3 V12, de 750 cv. Segundo a marca, era o propulsor aspirado de produção mais poderoso da época.
Chegou a atingir 355 km/h de velocidade máxima em testes feito em 2009, com o zero a 100 km/h de 3,4 segundos. Assim como os modelos já citados, o One-77 aparece em diversos jogos de corrida, como Gran Turismo, Forza MotorSport e Need for Speed.
6.º Lamborghini Sesto Elemento
A supermáquina italiana é um dos modelos mais desejados do mundo. Foram apenas 20 unidades colocadas à venda em 2012. O modelo chama a atenção não pelo visual, mas também pelo peso surpreendente: 999 kg - quase o mesmo do Volkswagen Gol (946 kg).
O carro é alimentado por um motor 5.2 V10 com 570 cv e 55 kgfm de torque. Com tamanha potência e tão leve, não é de se admirar que ele vá aos 100 km/h em menos de 2,5 s. No ano passado, o proprietário britânico do último exemplar ainda à venda no mundo pediu 3 milhões de libras esterlinas pelo carro (R$ 17 milhões). A própria Lamborghini ofereceu 2 milhões de libras (R$ 11,6 milhões), mas ele não aceitou.
5.º Bugatty Veyron Grand Sport Vitesse
Era considerado o carro conversível mais rápido do mundo. Atingia 408,84 km/h,porém, sua velocidade fora limitada eletronicamente a 375 km/h. Ele alcançava os 100 km/h em 2,6 segundos, graças ao bloco 8.0 W16 tetraturbo, que rendia 1.200 cv.
Estreou no Salão de Genebra em 2012 e no mesmo ano deu as caras no Salão de São Paulo. Foi produzido até 2015, quando a marca francesa (controlada pelo Grupo Volkswagen) pôs fim à linha Veyron.
4.º Lykan Hypersport
Poucos já ouviram falar deste veículos fabricado pela W Motors no Líbano. Mas, certamente muitos já o viram ‘voando’ em Velozes e Furiosos 7. No filme, o astro Paul Waker (morto em 2013) relata as incríveis qualidades deste sonho de consumo para quem é apaixonado por velocidade.
O motor 3.7 rende 770 cv e 96 kgfm de torque, números que o faz chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos e máxima de 392 km/h. O Lykan HyperSport é o primeiro modelo de luxo e alta performance feito no Oriente Médio e teve apenas sete unidades feitas.
3.º Lamborghini Veneno
Veio a público no Salão de Genebra em 2013 para celebrar o 50.º aniversário da Automobili Lamborghini. Baseado no Aventador, teve apenas versões cupês saídas da fábrica de Sant’Agata Bolognese, cada uma nas cores da bandeira italiana - verde, branco e azul -, e outras nove conversíveis. O carro ‘número zero’ (protótipo), porém, era em cinza e foi destinado ao museu da marca.
O nome Veneno veio de um dos touro mais fortes e agressivos de que se tem notícia. Em 1914, ele ficou famoso depois de ferir e matar o toureiro José Sánches Rodríguez na cidade espanhola Andaluzia.
Era alimentado pelo motor 6.5 V12, de 750 cv e 69 kgfm de torque, capazes de levá-lo a 356 km/h e cumprir o 0-100 km/h em 2,9 s.
2.º Koenigsegg CCXR Trevita
Outro representa da marca sueca, fabricado em 2009 para três afortunados clientes. A série CCXR é uma versão, digamos, mais ‘ecologicamente correta’ do CCX (abreviatura para Competition Coupé - o ‘X’ é o numeral em romano em homenagem ao 10.º aniversário do primeiro CC, surgido em 1996).
Já o Trevita é uma abreviação tirada do idioma sueco que significa ‘três brancos’. Cada CCXR vestia uma pintura forjada em fibra de carbono, com acabamento revestido com pó de diamante.
O luxusoso esportivo vinha com motor 4.8 V8 e dois turbocompressores. Ele utilizava etanol E85 como combustível, alcançando 1.018 cv e 106 kgfm de torque. A aceleração de zero a 100 km/h era feita em 3,1 segundos, superando os 400 km/h de velocidade.
1.º Maybach Exelero
O cupê da marca de alto luxo pertencente à Daimler AG (da qual faz parte também a Mercedes-Benz) foi apresentado em 2005, na Alemanha. Ao contrário de boa parte do modelos vistos nesta lista, o design não é o ponto forte do modelo.
Ele é superlativo não só no preço. O comprimento de 5,89 m é superior ao da gigante RAM 2500 (5,85 m). O motor 5.9 V12 biturbo, de 700 cv e 104 kgfm de torque, faziam o velocímetro bater em 351 km/h e levar o Exelero a 100 km/h em 4,4 segundos.
Por enquanto, apenas um protótipo foi construído com objetivo de comemorar os 100 anos da marca Fulda, uma fabricante de pneus alemã, que aproveitou para propagar que seus produtos suportam até um carro de 2.660 kg, o equivalente a quase dois modelos do Jeep Renegade (1.393 kg cada). Mas, a marca aceita encomendas para que tiver balha na agulha para desembolsar o valor pedido pela Maybach.
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