A onda do utilitários esportivos/ crossovers compactos continua dando picos lá cima. Agora é a vez da Hyundai confirmar a vinda do ix25, ou Creta, como ele é conhecido em alguns mercado no exterior. O ‘suvinho’ será a estrela da marca no Salão de São Paulo, que ocorre no início de novembro. Logo depois, a sua produção começará na fábrica de Piracicaba (SP), onde é feito a família HB20. As vendas começarão na virada do ano.
A novidade compartilhará o motor 1.6, de 128 cv, do HB20, com as opções de câmbio manual ou automática de seis velocidades, apesar de empresa sul-coreano não adiantar essa informação. Porém a plataforma será diferente, pois, a Hyundai possui arquiteturas diferentes para carros e SUVs.
Na Ásia, o ix25/Creta utiliza outra plataforma e uma ampla gama de propulsores a diesel e gasolina, além da tração integral. Por aqui, a tração será apenas dianteira.
A considerar o desempenho do ix25 na Índia, que por lá atende pelo nome de Creta, o utilitário promete acirrar a briga no segmento mais badalado do mercado brasileiro, hoje dominado por Honda HR-V e Jeep Renegade.
Atualmente, o Hyundai é o sétimo colocado no ranking geral de vendas no mercado indiano e o líder do seu segmento. No primeiro bimestre deste ano, foram 14.785 unidades comercializas contra 5.685 exemplares do Ford EcoSport, seu principal concorrente.
O ix25 tem 4,27 metros de comprimento e 2,59 m de entre-eixos, apenas 2 cm a menos que o HR-V, por exemplo, nas duas dimensões.
Kicks, Captur e novo EcoSport
No início de maio, a Nissan revelará o crossover Kicks, que será o carro oficial da Olimpíada do Rio - a marca japonesa é a patrocinadora master. O modelo puxará o revezamento da tocha por 300 cidades do país. O começo das vendas, porém, deve ficar para o segundo semestre.
Sob o capô estará o motor 1.6 16V,de 111 cv, associado ao câmbio manual ou automático CVT.
A Ford também prepara a renovação do EcoSport, já flagrado no Brasil e na China circulando camuflado. As mudanças visuais do ex-líder de vendas no país estão concentradas na dianteira, com forte inspiração na nova geração do Edge e no Escape.
A grade frontal, por exemplo, trará barras horizontais cromadas, enquanto os faróis ganharão lentes mais sofisticadas. O painel também foi remodelado e há novos equipamentos. A estreia pública ocorrerá no Salão de São Paulo.
As lanternas traseiras manterão o formato atual, porém os elementos interno de luzes ganharão um rearranjo. No Brasil, o estepe seguirá do lado de fora, diferentemente da Europa, que já traz a tampa do porta-malas lisa.
A grande novidade será o motor 1.5 com 3 cilindros, que substituirá o atual 1.6 Sigma, de 115 cv, das versões de entrada com câmbio manual. As versões mais caras deverão manter os atuais 1.6, de 130 cv, e 2.0, de 148 cv – estes sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift.
A Renault também quer morder uma fatia deste mercado aquecido e mostrará na feira paulista o Captur, com estreia prevista nas lojas em 2017. O modelo será fabricado em São José dos Pinhais. Ele deverá usar o motor 1.6, emprestado do Nissan March e Versa -, e o 2.0 do Duster, provavelmente com a opção da tração integral.
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