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Apesar de passar a imagem de sempre pronto para enfrentar qualquer terreno, o Jeep Willys em seu estado original possui limitações fora da estrada que dificultam a sua manutenção e até colocam em risco a segurança dos ocupantes. Por isso, quem compra o utilitário para "enfiá-lo" na lama acaba fazendo adaptações.

Trocar o freio a lona pelo sistema a disco é a primeira delas. "Molhou, não funciona mais. Enquanto não secar a lona, o carro não pára", diz Luciano Baseo, da Kiko 4x4. A substituição é indicada inclusive para quem anda só na cidade. "Em dias de chuva, o risco é iminente". O custo para trocar o "freio" varia de R$ 700 a R$ 1 mil.

Quem já dirigiu um Jeep produzido antes de 1980 sabe do esforço que se faz ao manobrá-lo com a direção original. O volante é muito "pesado". Uma saída é colocar a direção do VW Santana ou do Chevrolet Opala (R$ 700). Além de ficar bem mais leve, a condução em trilha torna-se ágil. A "batida" seca provocada pela suspensão dura do veículo também é suavizada com a colocação do kit de mola da Toyota, que custa R$ 2 mil. O conjunto oferece maior estabilidade.

Outro item que encabeça a lista de troca dos jipeiros é a caixa de câmbio. O Willys aceita a transmissão das picapes Chevrolet C-10 (R$ 1 mil) e Ford F-100 (R$ 2 mil). "O mecânico perde o cliente, pois elas não quebram nunca", brinca Baseo.

Já o motor original dificilmente apresenta problemas, só que a baixa potência o torna lento. O propulsor quatro cilindros do Opala é o substituto ideal, segundo Baseo. "Mais econômico, pega 100 km/h na estrada", frisa. Há quem prefira a força do motor Falcon da F-1000, que desenvolve 140 km/h. "O motor do Opala com a caixa da F-100 formam o casal perfeito", afirma o mecânico. O custo pela combinação sai por R$ 5 mil. Se a escolha for pelo Falcon, então o valor encarece em R$ 1 mil.

O pacote disponível para os trilheiros inclui ainda capota conversível (R$ 1 mil), banco em concha (R$ 900 o par), gaiola (R$ 750), kit snorkel (R$ 500), pára-choque dianteiro tubular com grade (R$ 480), suporte de estepe e galão (R$ 325) e estribo lateral (R$ 280).

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