Recentemente a Mitsubishi divulgou os preços da quinta geração da L200 Triton Sport, que chegará às lojas em outubro com o visual totalmente reformulado e batizada de ‘All New L200 Triton Sport’. São três versões: a Sport GLS por R$ 131.990, a Sport HPE automática, R$ 164.990, e a Sport HPE Top automática, R$ 174.990. A trinca estreia também a nova motorização 2.4 turbodiesel, de 190 cv.
Elas conviverão com a linha encontrada hoje nas lojas em versões que vão da 2.4 Flex Outdoor (R$ 91.990) a 3.2 turbodiesel HPE automática (R$ 149.990). Toda a linha fabricada em Catalão (GO).
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Agora é a vez de a montadora anunciar os itens de série de cada configuração e convidar a imprensa especializada para conhecer a novidade e conferir o desempenho do carro.
E a primeira impressão é a de não estar dirigindo uma picape! Há muito conforto à bordo. Os bancos em couro são macios e aconchegantes e o do motorista possui ainda ajustes elétricos.
Nos 40 quilômetros de test drive realizado em Mogi Guaçu (SP) foi possível perceber como a nova L200 é ágil, silenciosa, macia e potente.
Boa parte deste mérito está no inédito motor 2.4, de quatro cilindros, que rende 190 cavalos de potência e 43,8 kgfm de torque, números superiores ao 3.2 litros, de 180 cv e 38 kgfm, que permanecerá na linha atual ao lado do 2.4 Flex, de 142 cv e 32,0 kgfm. De zero a 100 km/h, a L200 automática crava 10,9 segundos, bem mais rápida do que os 15,3 s do aposentado motor 3.2.
Feito em alumínio, é a primeira picape no país com esta construção. O material deixou o bloco 30 kg mais leve, refletindo em economia de combustível. O consumo, segundo a marca, é de 9,9 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada.
A Mitsubishi também apresenta um novo câmbio manual de seis marchas na versão GLS, além do automático com cinco velocidades presente nas versões HPE e HPE Top.
De série, ela vem com controles eletrônicos de tração e estabilidade, paddle shift atrás do volante, sendo a primeira do segmento a trazer tal opção, ar digital de duas zonas, multimídia com tela de 7”, botão start/stop, câmera de ré, sensores de chuva, luminosidade e estacionamento.
Há ainda sete airbags, isofix e câmera de ré, porém nota-se a falta o controle de cruzeiro adaptativo e assistente de descida, presentes na Ford Ranger.
Na pista de off road do circuito Vello Cittá, de propriedade da Mitsubishi, em Mogi Guaçu, a Triton Sport mostrou sua verdadeira essência. O modelo traz um seletor de tração, chamado de Super Select 2, que pode ser ajustado via botão giratório para 4x2, 4x4 com modo de rodagem no asfalto, 4x4 e 4x4 com reduzida.
O sistema faz uma enorme diferença quando o motorista precisa enfrentar terrenos arenosos, atravessar poças d’água, subidas íngremes, declives acentuados, desníveis, entre outros.
Na circuito foi possível comprovar a eficiência de todos os controles. Passamos por um pequeno tanque, com a água quase cobrindo os pneus da picape. Com a tração 4x4 reduzida, você consegue superar o obstáculo sem nenhum problema. Também encaramos uma rampa de 35º de inclinação e a All New L200 deu conta do recado.
Visual
A nova geração exibe mudanças visuais que nadam lembram a atual. Foi mantida apenas parte do chassi do modelo atual, que ficou 7% mais rígido - até as ligações da estrutura com a cabine foram alteradas.
A grade está mais pronunciada, com os filetes no sentido vertical; os faróis ganharam mais destaques e estão maiores, com iluminação em xenônio na configuração HPE Top; além de grade cromada e faróis de neblina.
Já as lanternas receberam um recorte na parte de cima que invade a lateral da caçamba. A tampa de carga ganhou um contrapeso para reduzir os esforços no manuseio. O volume da caçamba é de 1.046 litros e a capacidade de carga é de mais de uma tonelada.
A Triton Sport fez o modelos crescer 17 cm no comprimento (5,28 cm), 20 cm na caçamba (1,52 m ) e 7 cm na altura (47,5 cm).
Por dentro, o desenho é mais conservador do que o dos rivais. O quadro de instrumentos, por exemplo, não inova, com um design simples e um pequeno ecrã entre os mostradores redondos para exibir informações do computador de bordo. O indicador de tração também poderia ser mais moderno.
A central multimídia de 7” é fácil de manusear, porém ainda não traz compatibilidade com o Android Auto e com o Apple CarPlay, o que será possível a partir de 2017 quando será lançada uma nova central. No entanto, há duas entradas USB no console, além de outra auxiliar.
Seguro entre R$ 6 mil a R$ 9 mil
Como toda picape turbodiesel, a L200 Triton Sport não foge à regra no quesito valor de seguro. Ele deve ficar entre 3,5% a 5% do preço sugerido pela picape, diz a Mitsubishi. Isso daria de R$ 6 mil a R$ 9 mil, dependendo da seguradora.
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