São Paulo - Desde janeiro, a terceira fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot) está em vigor e alguns fabricantes investiram em motos equipadas com injeção eletrônica ou movidas a etanol. Mais ainda é pouco. O Salão Duas Rodas, que está sendo realizado no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, até amanhã, mostra que os veículos movidos a energia elétrica já são uma realidade.
Uma das grandes novidades mundiais em motos elétricas dos últimos anos, a Zero Motorcycles chega agora também ao Brasil. No Salão Duas Rodas, o Grupo Izzo anunciou oficialmente que vai importar os modelos produzidos pela empresa americana: as off-road X e MX, a trail DS e a supermotard S.
Equipados com baterias de ion-lítio, a Zero produz motos com suspensões, freios, enfim uma ciclística de motocicleta e não de scooter como a maioria das opções elétricas em duas rodas. Porém as motos não têm câmbio. Com autonomia de 80 km e recarga total em quatro horas, a supermotard Zero S, por exemplo, pode atingir 90 km/h. Os preços, por enquanto, ainda são salgados: de R$ 31 mil a R$ 39 mil.
Pioneira no Brasil, a MotorZ apresentou no salão paulista a linha 2010 das scooters elétricas SS800 (um motor de 800 watts), S1000 (dois motores de 500 watts cada) e V1500 (um motor de 1500 watts). Os modelos foram aprimorados, principalmente no que diz respeito ao sistemas elétricos e de recarga. Os preços variam entre R$ 6.450 e R$ 6.800. A autonomia é de 40 km e a velocidade máxima varia entre 50 e 60 km/h.
A "nova" Kasinski, que agora pertence à CR Zongshen, também entrou na onda ecologicamente correta. Apresentou o scooter Prima Electra com motor de 2000 W. Com autonomia de 60 km, o scooter tem velocidade máxima de 60 km/h. O preço da Prima Electra é de R$ 5.290, diz o presidente da empresa, Cláudio Rosa Júnior.
A Traxx também entra na briga pelos volts e exibiu o scooter Vico (R$ 3.577). O modelo poder rodar com velocidade média de 25 km/h e conta com carregador bivolt.
A Sundown pretende lançar, na metade de 2010, a Future Elétrica, que poderá rodar a 80 km/h, com autonomia de cerca de 100 quilômetros. O preço deve ficar na faixa dos R$ 15 mil.
A jornalista viajou a convite da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião