São Paulo - Desde janeiro, a terceira fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot) está em vigor e alguns fabricantes investiram em motos equipadas com injeção eletrônica ou movidas a etanol. Mais ainda é pouco. O Salão Duas Rodas, que está sendo realizado no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, até amanhã, mostra que os veículos movidos a energia elétrica já são uma realidade.
Uma das grandes novidades mundiais em motos elétricas dos últimos anos, a Zero Motorcycles chega agora também ao Brasil. No Salão Duas Rodas, o Grupo Izzo anunciou oficialmente que vai importar os modelos produzidos pela empresa americana: as off-road X e MX, a trail DS e a supermotard S.
Equipados com baterias de ion-lítio, a Zero produz motos com suspensões, freios, enfim uma ciclística de motocicleta e não de scooter como a maioria das opções elétricas em duas rodas. Porém as motos não têm câmbio. Com autonomia de 80 km e recarga total em quatro horas, a supermotard Zero S, por exemplo, pode atingir 90 km/h. Os preços, por enquanto, ainda são salgados: de R$ 31 mil a R$ 39 mil.
Pioneira no Brasil, a MotorZ apresentou no salão paulista a linha 2010 das scooters elétricas SS800 (um motor de 800 watts), S1000 (dois motores de 500 watts cada) e V1500 (um motor de 1500 watts). Os modelos foram aprimorados, principalmente no que diz respeito ao sistemas elétricos e de recarga. Os preços variam entre R$ 6.450 e R$ 6.800. A autonomia é de 40 km e a velocidade máxima varia entre 50 e 60 km/h.
A "nova" Kasinski, que agora pertence à CR Zongshen, também entrou na onda ecologicamente correta. Apresentou o scooter Prima Electra com motor de 2000 W. Com autonomia de 60 km, o scooter tem velocidade máxima de 60 km/h. O preço da Prima Electra é de R$ 5.290, diz o presidente da empresa, Cláudio Rosa Júnior.
A Traxx também entra na briga pelos volts e exibiu o scooter Vico (R$ 3.577). O modelo poder rodar com velocidade média de 25 km/h e conta com carregador bivolt.
A Sundown pretende lançar, na metade de 2010, a Future Elétrica, que poderá rodar a 80 km/h, com autonomia de cerca de 100 quilômetros. O preço deve ficar na faixa dos R$ 15 mil.
A jornalista viajou a convite da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast