De janeiro a maio de 2016, as marcas cujos modelos beiram ou ultrapassam a casa do R$ 1 milhão tiveram uma baixa de 51,72% nas vendas em relação ao mesmo período em 2014, quando a crise econômica começava a se aprofundar.
A concessionária Via Europa, em São Paulo, única representante oficial da Ferrari no Brasil, mandou seis exemplares a menos para as ruas no referido intervalo - de 12 para 6 unidades. Já a rival Lamborghini registrou uma retração de 4 para apenas 1 modelo emplacado nos primeiros cinco meses de 2014 (-75%).
Pior a Rolls-Royce que nem sequer vendeu um exemplar ainda neste ano - há dois anos, na mesma época, havia faturado pelo menos uma unidade do modelo Ghost, avaliado em R$ 3,6 milhões.
Na mesma ladeira abaixo estão também marcas premium e de luxo, que oferecem verdadeiras fortunas sobre rodas. É caso da BMW, que verificou queda de 31,40% no período - de 5.977 unidades importadas entre janeiro e maio de 2014 para as 4.100 acumuladas até o mês passado. A Land Rover também viu a procura diminuir em 14,87% (de 3.598 para 3.063).
As únicas que veem a crise passar ao largo são Porsche e Jaguar. A marca alemã subiu 12,45% nas vendas, enquanto a inglesa ri à toa com os 130,08% verificados até maio passado.
Os números são da Abeifa (Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), que reúne 18 afiliadas - Audi e Mercedes-Benz não fazem mais parte da entidade, por isso ficaram de fora desta relação.
Entre as mais‘populares’ está a chinesa Chery, que sentiu fortemente os efeitos do mercado encolhido: 74,59% de queda entre janeiro e maio de 2016 comparado o mesmo período de 2014 (de 3.900 para ínfimos 991).
E olha que a Chery inaugurou uma fábrica em Jacareí em 2014 com capacidade de produzir por mês 4,1 mil unidades - lá são feitos o Celer (sedã e hatch) e o QQ (subcompacto).
TOP 10
As marcas associadas à Abeifa que mais venderam de janeiro a maio de 2016:
Marcas | 2016 (unidades) |
Kia Motors | 4.188 |
BMW | 4.100 |
Land Rover | 3.063 |
Lifan Motors | 1.546 |
Suzuki | 1.434 |
Volvo | 1.333 |
JAC Motors | 1.205 |
Chery | 991 |
MINI | 629 |
Porsche | 303 |
Fonte: Abeifa |
No acumulado de 2016, as marcas associadas à Abeifa emplacaram 15.412, ante os 34.727 de 2014 (janeiro a maio), ou seja, 55,62% no número de importados a menos das ruas. “Reconhecemos que o mercado interno de veículos está temporariamente em baixa, mas no caso dos importados mais em razão do fato de que é impossível vender carros fora de cota estabelecida com 30 pontos percentuais a mais no IPI, aliado ao dólar na casa de R$ 3,60”, explicou José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
O executivo diz que o setor de importados não pode esperar até dezembro de 2017 pelo fim dos 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados. Estudo feito Abeifa revela que desde 2011, ano em que a medida foi implantada pelo Governo Federal, quase 400 concessionárias foram fechadas e mais de 20 mil funcionários foram demitidos.
O Land Rover Discovery Sport, modelo de entrada da marca inglesa, é o modelo líder vendas das marcas associadas à Abeifa, com 1.558 unidades negociadas de janeiro a maio de 2016. O Kia Sportage, que estreará a nova geração no Brasil na próxima semana, aparece em segundo, com 1.538 emplacamentos, seguido do BMW Serie 3 (1.474), que passou a ser fabricado em Santa Catarina, Kia Picanto (982) e BMW X1 (929), também recém-saído do estado vizinho.
Por marcas, a liderança foi da Kia Motors (4.188), seguida pela BMW (4.100) e Land Rover (3.063).
Top 30
Confira os modelos líderes de emplacamentos das marcas associadas à Abeifa:
Modelo | 2016 (unidades) |
LR Discovery Sport | 1.558 |
Kia Sportage | 1.538 |
BMW Serie 3 | 1.474 |
Kia Picanto | 982 |
BMW X1 | 929 |
Lifan X60 | 928 |
Volvo XC60 | 848 |
Kia Cerato | 649 |
Suzuki Jimny | 631 |
Kia Bongo | 521 |
BMW Serie 1 | 515 |
Suzuki SX4 | 409 |
Chery Celer hatch | 402 |
Suzuki Grand Vitara | 343 |
Lifan 530 | 334 |
JAC T5 | 312 |
LR Range Rover Sport | 304 |
LR Discovery 4 | 282 |
Lifan Foison | 281 |
Chery QQ | 269 |
BMW X4 | 268 |
JAC J3 Turin | 250 |
JAC T6 | 228 |
Jaguar XE | 222 |
Kia Sorento | 222 |
BMW X6 | 214 |
Volvo V40 | 204 |
BMW X5 | 198 |
JAC J3 | 170 |
Kia Soul | 167 |
Fonte: Abeifa |
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast