Aposta da Nissan para o mercado brasileiro, o crossover Kicks chega com a promessa de popularizar o nome da marca no país. Com design e mecânica feitos para atender ao público local, o modelo estará disponível inicialmente nas versões topo de linha SL, por R$ 89.990, com motor 1.6 e câmbio CVT; e na configuração limitada Rio, que tem apenas 1 mil unidades e custa até R$ 93,5 mil.
Conheça os principais itens de série do Kicks SL
O modelo está disponível em pré-vendas e tem estreia marcada para 5 de agosto, data de início das Olimpíadas. A Nissan é a patrocinadora oficial do evento. Por enquanto, a empresa não revela os preços e nem quando as demais configurações chegarão às lojas.
De acordo com o vice-presidente de Marketing e Vendas da Nissan no Brasil, Ronaldo Znidarsis, o veículo teve até agora 1,8 mil reservas. Os veículos vendidos no país virão do México, mas serão produzidos em Resende (RJ) até março de 2017. Por enquanto, sairão da planta nacional apenas o CVT e o motor do utilitário.
ÁLBUM DE FOTOS: Confira mais detalhes do novo SUV da marca
Para encarar a concorrência de um dos segmentos mais disputados do mercado, o Kicks aposta no desenho descolado e nas tecnologias exclusivas. Entre as novidades, o SUV vem com uma central multimídia sensível ao toque de 7” com visão 360.º do veículo.
A tecnologia se dá devido à presença de quatro câmeras instaladas nas laterais, que reproduzem a imagem do carro como se estivesse sendo observado de cima. A ferramenta funciona associada a um sistema de detecção de objetos que se movimentam próximos ao modelo.
- Hyundai HB20 ganha versão limitada com câmera de ré a partir de R$ 50 mil
- Clube do Milhão: Saiba quais são os 10 carros mais caros à venda no Brasil
- Reformulado, Honda Civic estreia em agosto com opção turbo; veja versões e preços
- Com novos motores, Porsche Boxster 718 é vendido a partir de R$ 368 mil
Além disso, o Kicks traz um mostrador digital colorido de 7” com 12 funções e o novo volante da marca, que ganhou um desenho renovado. Os materiais das poltronas, segundo a empresa, foram desenvolvidos em parceria com a Nasa para oferecer bancos mais ergonômicos aos ocupantes.
Por ora, a única opção de motor é a 1.6 flex de 114 cv máximos (gasolina) e 15,5 kgfm de torque, com câmbio CVT adaptado ao modelo que privilegia o conforto à esportividade. Conforme a Nissan, o crossover faz 8,1 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina na cidade e 9,6 km/l (E) e 14 km/l (G) na estada. Entre os itens de segurança estão o controle dinâmico em curvas e o estabilizador ativo de carroceria, que mantém a estabilidade mesmo em asfaltos esburacados.
O SUV possui ainda sistema de auxílio em rampa, seis airbags e Isofix. Completam os equipamentos de conforto o ar digital, direção elétrica, bancos, volante e manopla com acabamento em couro, chave presencial, vidros e travas elétricas e faróis dianteiros com assinatura em led.
* O jornalista viajou a convite da Nissan
SERVIÇOS
O Kicks SL possui seis opções de cores: a preta, que não tem custo adicional, e as metalizadas e perolizadas, com acréscimo de R$ 1.350. Já a com teto laranja sai por R$ 2,5 mil a mais. Para o interior há três cores: a preta, a machiatto (marrom) e a sand (clara). As duas últimas saem por R$ 500. As revisões são tabeladas em R$ 419 (10 mil km), R$ 579 (20 mil km), R$ 419 (30 mil km), R$ 579 (40 mil km) e R$ 419 (50 mil).
Ao volante, carro atrai pelo visual e dirigibilidade
O Kicks trouxe à Nissan um carro com apelo emocional capaz de conquistar pelo visual sem deixar a dirigibilidade de lado. Com uma pegada urbana, o crossover oferece uma direção confortável, muito pela direção elétrica, pelo menor raio de giro para manobras e pelo acerto na suspensão.
Mas a esportividade esperada nos SUVs não é um dos fortes do veículo. No trecho de mais de 40 km em que foi testado, o motor deixou a desejar na aceleração e retomadas. O isolamento também é um ponto negativo: o barulho excessivo entra com frequência no habitáculo, o que pode incomodar em viagens longas.
Entre os itens de conforto, a central multimídia é intuitiva e agrada pelo uso. Outro ponto é o mostrador digital, que ajuda na visualização de informações como o consumo e o giro do motor.
O interior é espaçoso e passa um ar de refinamento pelas costuras e acabamento em couro no painel e nos bancos. O carro abriga até cinco com conforto e tem um porta-malas com 432 l.
DE SÉRIE
Conheça os principais itens da versão topo de linha:
Nissan kicks sl
R$ 90 mil
Direção elétrica; volante, manopla, bancos e painel com acabamento em couro; ar digital; chave presencial; acionamento do motor por botão de partida; faróis com assinatura em led; sensor crepuscular; rodas de liga de 17”; 6 air bags; controle dinâmico de chassi e curvas; freio motor; controles de tração e estabilidade; estabilizador de carroceria; sensor de estacionamento; e central multimídia 7” touchscreen com USB, bluetooth, MP3 e sistema de navegação NissanConnect.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast