A Nissan finalmente passa a oferecer seus modelos compactos nacionais March e Versa com a opção do câmbio automático. A caixa do tipo CVT (transmissão continuamente váriável, na sigla em inglês) virá associada ao motor 1.6, de 111 cv e 15,1 kgfm de torque, com preços de R$ 54.090 no hatch e R$ 57.990 no sedã, ou seja, R$ 4,8 mil a mais para descansar o pé esquerdo nas configurações SV e SL.
No Versa, a topo de linha Unique será gerenciada apenas pelo câmbio CVT, aposentando a opção manual. Neste caso, o acréscimo na tabela será menor - R$ 1.600 (R$ 66.290).
Segundo a Nissan, o consumidor brasileiro aprendeu a gostar dos carros automáticos, especialmente os sedãs, e a novidade é resultado de uma pesquisa da Nissan que apontava a preferência de 40% dos entrevistados em ter no futuro um compacto automático.
Os concessionários também foram ouvidos pela marca e revelaram que muitos clientes se interessavam pelo March ou Versa, mas acabavam desistindo da compra justamente por não oferecer a versão sem pedal de embreagem.
Chamada de Xtronic CVT, a caixa já equipa modelos compactos da montadora no mercado lá fora. Importada do México, ela teve de passar por um desenvolvimento para receber a opção bicombustível. Houve uma nova calibragem, a troca da correia por uma de maior contato, aumento na rigidez da polia e otimização do trabalho da bomba de óleo. O resultado é um atrito menor e a melhoria no consumo.
A Nissan diz que este câmbio representa ‘um passo além do que se oferece no segmento’, especialmente no desempenho de aceleração e na faixa de relação de marchas, que foi ampliada. As repostas nas acelerações e retomadas são mais diretas do que os modelos dotados de CVT existentes no mercado, como o próprio Nissan Sentra, além de Toyota Corolla e Honda City.
Há um melhor uso do regime de rotações do motor, com o giro a 2.000 em velocidade cruzeiro de 120 km/h. Nas descidas, o sistema reduz a velocidade de maneira adequada, auxiliando o freio motor.
Além disso, o sistema não apresenta a morosidade e trancos ao sair de trás de um caminhão e realizar a ultrapassagem. No trajeto urbano, ele também se destaca por deixar March e Versa mais espertos quando exigido.
A nova caixa conta ainda com a posição L, uma espécie de reduzida que entrega mais torque a baixa velocidade para tracionar o carro em arrancadas mais firmes ou para segurar um pouco o motor em ladeiras. Já na estrada é possível usar o botão Overdrive, que fica na lateral da alavanca e eleva as rotações para 4.000, facilitando a ultrapassagem.
O CVT chegará credenciado pela nota A do Inmetro. As médias do March 1.6 são: 7,8/12 km/l na cidade (etanol/gasolina) e 9,8/ 15 km/l na estrada (e/g). Já as do sedã são: 7,8/ 12 km/l na cidade e 10/ 14 km/l na estrada (e/g).
Linha 2017
Nissan March | |
1.0 Conforto | R$ 38.790 |
1.0 S | R$ 41.690 |
1.0 SV | R$ 44.690 |
1.6 S | R$ 46.190 |
1.6 SV | R$ 49.290 |
1.6 SL | R$ 53.590 |
1.6 SV CVT | R$ 54.090 |
1.6 SL CVT | R$ 58.390 |
Nissan Versa | |
1.0 Conforto | R$ 44.690 |
1.0 S | R$ 47.990 |
1.6 S | R$ 50.690 |
1.6 SV | R$ 53.190 |
1.6 SV CVT | R$ 57.990 |
1.6 SL | R$ 59.890 |
1.6 SL CVT | R$ 64.690 |
1.6 Unique CVT | R$ 66.290 |
Quem já dirigiu um carro com câmbio CVT percebe que a rotação sobe rapidamente à medida que o veículo vai ganhado velocidade - não há aquela queda no giro como acontece nos automáticos tradicionais (com conversor de torque) a cada troca de marcha. O ‘berro’ vindo do motor chega a irritar e ele só diminui quando se atinge uma velocidade cruzeiro ou se tira o pé do acelerador.
Para minimizar esse desconforto, a montadora adicionou materiais antirruído no para-lamas, no painel corta-fogo, no console central e no painel de instrumentos, além de um novo para-brisa acústico e um material de maior densidade na cobertura interna do capô.
O resultado foi satisfatório e em baixas rotações mal se ouve o barulho do motor, enquanto que nas acelerações o ‘grito’ é mais abafado do que vemos em outros modelos equipados com CVT.
Concorrência
A Nissan chega com atraso para brigar por clientes interessados em dispensar a embreagem. No entanto, o opção é superior aos automatizados da Volkswagen (i-Motion), Renault (Easy’R) e Fiat (Dualogic), que pecam pelo excesso de ‘soluços’ na troca de marcha. Por outro lado, estes têm a vantagem de custarem menos (veja quadro abaixo).
Já na turma dos automáticos, o Toyota Etios tem opções mais em conta, com o câmbio de 4 velocidades, e Hyundai HB20 e Chevrolet Prisma, com preços similares aos da Nissan e transmissão de seis velocidades.
Concorrência
Compare March e Versa 1.6 CVT com os principais adversários do segmento:
Modelo | Preço | Consumo (e/g) |
Nissan | ||
March 1.6 SV CVT March 1.6 SL CVT | R$ 54.090 R$ 58.390 | 7,8/ 12 km/l (C) 9,8/ 15 km/l (E) |
Versa 1.6 SV CVT Versa 1.6 SL CVT Versa 1.6 Unique CVT Potência: 111 cv e 15,1 kgfm | R$ 57.990 R$ 64.690 R$ 66.290 | 7,8/ 12 km/l (C) 10/ 14 km/l (E) |
Chevrolet | ||
Onix 1.4 LT AT Onix 1.4 LTZ AT | R$ 53.890 R$ 58.390 | 6,9/10,0 km/l (C) 8,5/ 12,0 km/l (E) |
Prisma 1.4 LT AT Prisma 1.4 Advantage AT Prisma 1.4 LTZ AT Potência: 98/116 cv e 13,0/13,9 kgfm | R$ 57.890 R$ 59.490 R$ 61.990 | 6,9/10,0 km/l (C) 8,5/ 12,0 km/l (E) |
Fiat | ||
Uno Way 1.4 ATM Uno Sporting 1.4 ATM Potência: 85/ 88 cv e 12,4/ 12,5 kgfm | R$ 47.595 R$ 49.245 | 7,7/ 11,0 km/l (C) 8,3/ 12,0 km/l (E) |
Hyundai | ||
HB20 1.6 Comfort Plus AT HB20 1.6 Comfort Style AT HB20 1.6 Premium AT | R$ 54.595 R$ 58.545 R$ 61.545 | 7,1/10,0 km/l (C) 9,4/ 13,0 km/l (E) |
HB20 S 1.6 Comfort Plus AT HB20 S Comfort Style 1.6 AT HB20 S 1.6 Premium AT Potência: 122/ 128 cv e 16,0/ 16,5 kgfm | R$ 58.425 R$ 62.175 R$ 65.175 | Não aferido pelo Inmetro |
Renault | ||
Sandero 1.6 Expression ATM Sandero 1.6 Dynamique ATM Sandero 1.6 Rip Curl ATM | R$ 50.500 R$ 54.550 R$60.120 | Não aferido pelo Inmetro |
Logan 1.6 Expression ATM Logan 1.6 Dynamique ATM Potência: 98/ 106 cv e 14,5 e 15,5 kgfm | R$ 54.250 R$ 58.050 | 6,2/ 10,0 km/l (C) 8,9/ 13,0 km/l (E) |
Toyota | ||
Etios 1.3 X AT Etios 1.5 XS AT Etios 1.5 XLS AT | R$ 47.490 R$ 52.495 R$ 57.395 | 8,2/ 12,0 km/l (C) 9,2/ 13,0 km/l (E) |
Etios Sedan 1.5 X AT Etios Sedan 1.5 XS AT Etios Sedan 1.5 XLS AT Potência 1.3: 88/ 98 cv e 12,4 e 13,1 kgfm Potência 1.5: 102/ 107 cv e 14,3/ 14,7 kgfm | R$ 51.995 R$ 55.195 R$ 60.295 | 8,4/ 12,0 km/l (C) 10,4/ 15,0 km/l (E) |
Volkswagen | ||
Gol 1.6 Comfortline ATM Gol 1.6 Highline ATM | R$ 51.990 R$ 56.650 | 7,7/ 11,0 km/l (C) 9,2/ 13,0 km/l (E) |
Voyage 1.6 Comfortline ATM Voyage 1.6 Higline ATM Potência: 101/ 104 cv e 15,4 e 15,6 kgfm | R$ 54.290 R$ 60.050 | 7,8/ 11,0 km/l (C) 9,5/ 14,0 (E) |
AT: câmbio automático. ATM: câmbio automatizado. |
TIPOS DE CÂMBIO
Automatizado
Opera manualmente por uma embreagem eletrônica, que é acionada enquanto o motorista acelera. É menos confortável que os demais, porém há um macete para reduzir os trancos: aliviar o acelerador na hora das trocas. O sistema é, em média, R$ 2 mil mais caro que o mesmo modelo com câmbio manual, porém, chega a ser metade do cobrado em um automático.
Automático
O sistema usa um conversor de torque no lugar da embreagem. Na maioria dos casos, garante trocas suaves e sem trancos, mas é um pouco menos econômico que o automatizado.
CVT
Sigla usada para ‘Transmissão Continuamente Variável’. A troca de velocidades se dá por meio de polias controladas eletronicamente que ficam ligadas a uma correia. Não possui um número definido de marchas. É a opção mais confortável, pois não proporciona trancos, com o ganho de velocidade ocorrendo de forma progressiva.
Dupla embreagem
Trata-se de um câmbio automatizado com duas embreagens que se revezam na troca de velocidades – uma faz as marchas pares e a outra as marchas ímpares. Ágil nas transmissões, ela proporciona uma direção mais suave e quase não apresenta trancos.
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