| Foto: Nissan/Nissan

A Nissan finalmente passa a oferecer seus modelos compactos nacionais March e Versa com a opção do câmbio automático. A caixa do tipo CVT (transmissão continuamente váriável, na sigla em inglês) virá associada ao motor 1.6, de 111 cv e 15,1 kgfm de torque, com preços de R$ 54.090 no hatch e R$ 57.990 no sedã, ou seja, R$ 4,8 mil a mais para descansar o pé esquerdo nas configurações SV e SL.

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No Versa, a topo de linha Unique será gerenciada apenas pelo câmbio CVT, aposentando a opção manual. Neste caso, o acréscimo na tabela será menor - R$ 1.600 (R$ 66.290).

Segundo a Nissan, o consumidor brasileiro aprendeu a gostar dos carros automáticos, especialmente os sedãs, e a novidade é resultado de uma pesquisa da Nissan que apontava a preferência de 40% dos entrevistados em ter no futuro um compacto automático.

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Os concessionários também foram ouvidos pela marca e revelaram que muitos clientes se interessavam pelo March ou Versa, mas acabavam desistindo da compra justamente por não oferecer a versão sem pedal de embreagem.

Chamada de Xtronic CVT, a caixa já equipa modelos compactos da montadora no mercado lá fora. Importada do México, ela teve de passar por um desenvolvimento para receber a opção bicombustível. Houve uma nova calibragem, a troca da correia por uma de maior contato, aumento na rigidez da polia e otimização do trabalho da bomba de óleo. O resultado é um atrito menor e a melhoria no consumo.

A Nissan diz que este câmbio representa ‘um passo além do que se oferece no segmento’, especialmente no desempenho de aceleração e na faixa de relação de marchas, que foi ampliada. As repostas nas acelerações e retomadas são mais diretas do que os modelos dotados de CVT existentes no mercado, como o próprio Nissan Sentra, além de Toyota Corolla e Honda City.

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Há um melhor uso do regime de rotações do motor, com o giro a 2.000 em velocidade cruzeiro de 120 km/h. Nas descidas, o sistema reduz a velocidade de maneira adequada, auxiliando o freio motor.

 

Além disso, o sistema não apresenta a morosidade e trancos ao sair de trás de um caminhão e realizar a ultrapassagem. No trajeto urbano, ele também se destaca por deixar March e Versa mais espertos quando exigido.

A nova caixa conta ainda com a posição L, uma espécie de reduzida que entrega mais torque a baixa velocidade para tracionar o carro em arrancadas mais firmes ou para segurar um pouco o motor em ladeiras. Já na estrada é possível usar o botão Overdrive, que fica na lateral da alavanca e eleva as rotações para 4.000, facilitando a ultrapassagem.

O CVT chegará credenciado pela nota A do Inmetro. As médias do March 1.6 são: 7,8/12 km/l na cidade (etanol/gasolina) e 9,8/ 15 km/l na estrada (e/g). Já as do sedã são: 7,8/ 12 km/l na cidade e 10/ 14 km/l na estrada (e/g).

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Linha 2017

Nissan March

1.0 Conforto R$ 38.790
1.0 S R$ 41.690
1.0 SV R$ 44.690
1.6 S R$ 46.190
1.6 SV R$ 49.290
1.6 SL R$ 53.590
1.6 SV CVT R$ 54.090
1.6 SL CVT R$ 58.390

Nissan Versa

1.0 Conforto R$ 44.690
1.0 S R$ 47.990
1.6 S R$ 50.690
1.6 SV R$ 53.190
1.6 SV CVT R$ 57.990
1.6 SL R$ 59.890
1.6 SL CVT R$ 64.690
1.6 Unique CVT R$ 66.290

Quem já dirigiu um carro com câmbio CVT percebe que a rotação sobe rapidamente à medida que o veículo vai ganhado velocidade - não há aquela queda no giro como acontece nos automáticos tradicionais (com conversor de torque) a cada troca de marcha. O ‘berro’ vindo do motor chega a irritar e ele só diminui quando se atinge uma velocidade cruzeiro ou se tira o pé do acelerador.

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Para minimizar esse desconforto, a montadora adicionou materiais antirruído no para-lamas, no painel corta-fogo, no console central e no painel de instrumentos, além de um novo para-brisa acústico e um material de maior densidade na cobertura interna do capô.

O resultado foi satisfatório e em baixas rotações mal se ouve o barulho do motor, enquanto que nas acelerações o ‘grito’ é mais abafado do que vemos em outros modelos equipados com CVT.

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Concorrência

A Nissan chega com atraso para brigar por clientes interessados em dispensar a embreagem. No entanto, o opção é superior aos automatizados da Volkswagen (i-Motion), Renault (Easy’R) e Fiat (Dualogic), que pecam pelo excesso de ‘soluços’ na troca de marcha. Por outro lado, estes têm a vantagem de custarem menos (veja quadro abaixo).

Já na turma dos automáticos, o Toyota Etios tem opções mais em conta, com o câmbio de 4 velocidades, e Hyundai HB20 e Chevrolet Prisma, com preços similares aos da Nissan e transmissão de seis velocidades.

Concorrência

Compare March e Versa 1.6 CVT com os principais adversários do segmento:

Modelo

Preço

Consumo (e/g)

Nissan

March 1.6 SV CVT
March 1.6 SL CVT
R$ 54.090
R$ 58.390
7,8/ 12 km/l (C)
9,8/ 15 km/l (E)
Versa 1.6 SV CVT
Versa 1.6 SL CVT
Versa 1.6 Unique CVT
Potência: 111 cv e 15,1 kgfm
R$ 57.990
R$ 64.690
R$ 66.290
7,8/ 12 km/l (C)
10/ 14 km/l (E)

Chevrolet

Onix 1.4 LT AT
Onix 1.4 LTZ AT
R$ 53.890
R$ 58.390
6,9/10,0 km/l (C)
8,5/ 12,0 km/l (E)
Prisma 1.4 LT AT
Prisma 1.4 Advantage AT
Prisma 1.4 LTZ AT
Potência: 98/116 cv e 13,0/13,9 kgfm
R$ 57.890
R$ 59.490
R$ 61.990
6,9/10,0 km/l (C)
8,5/ 12,0 km/l (E)

Fiat

Uno Way 1.4 ATM
Uno Sporting 1.4 ATM
Potência: 85/ 88 cv e 12,4/ 12,5 kgfm
R$ 47.595
R$ 49.245
7,7/ 11,0 km/l (C)
8,3/ 12,0 km/l (E)

Hyundai

HB20 1.6 Comfort Plus AT
HB20 1.6 Comfort Style AT
HB20 1.6 Premium AT
R$ 54.595
R$ 58.545
R$ 61.545
7,1/10,0 km/l (C)
9,4/ 13,0 km/l (E)
HB20 S 1.6 Comfort Plus AT
HB20 S Comfort Style 1.6 AT
HB20 S 1.6 Premium AT
Potência: 122/ 128 cv e 16,0/ 16,5 kgfm
R$ 58.425
R$ 62.175
R$ 65.175
Não aferido pelo Inmetro

Renault

Sandero 1.6 Expression ATM
Sandero 1.6 Dynamique ATM
Sandero 1.6 Rip Curl ATM
R$ 50.500
R$ 54.550
R$60.120
Não aferido pelo Inmetro
Logan 1.6 Expression ATM
Logan 1.6 Dynamique ATM
Potência: 98/ 106 cv e 14,5 e 15,5 kgfm
R$ 54.250
R$ 58.050
6,2/ 10,0 km/l (C)
8,9/ 13,0 km/l (E)

Toyota

Etios 1.3 X AT
Etios 1.5 XS AT
Etios 1.5 XLS AT
R$ 47.490
R$ 52.495
R$ 57.395
8,2/ 12,0 km/l (C)
9,2/ 13,0 km/l (E)
Etios Sedan 1.5 X AT
Etios Sedan 1.5 XS AT
Etios Sedan 1.5 XLS AT
Potência 1.3: 88/ 98 cv e 12,4 e 13,1 kgfm
Potência 1.5: 102/ 107 cv e 14,3/ 14,7 kgfm
R$ 51.995
R$ 55.195
R$ 60.295
8,4/ 12,0 km/l (C)
10,4/ 15,0 km/l (E)

Volkswagen

Gol 1.6 Comfortline ATM
Gol 1.6 Highline ATM
R$ 51.990
R$ 56.650
7,7/ 11,0 km/l (C)
9,2/ 13,0 km/l (E)
Voyage 1.6 Comfortline ATM
Voyage 1.6 Higline ATM
Potência: 101/ 104 cv e 15,4 e 15,6 kgfm
R$ 54.290
R$ 60.050
7,8/ 11,0 km/l (C)
9,5/ 14,0 (E)
AT: câmbio automático. ATM: câmbio automatizado.

TIPOS DE CÂMBIO

Automatizado

 

Opera manualmente por uma embreagem eletrônica, que é acionada enquanto o motorista acelera. É menos confortável que os demais, porém há um macete para reduzir os trancos: aliviar o acelerador na hora das trocas. O sistema é, em média, R$ 2 mil mais caro que o mesmo modelo com câmbio manual, porém, chega a ser metade do cobrado em um automático.

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Automático

 

O sistema usa um conversor de torque no lugar da embreagem. Na maioria dos casos, garante trocas suaves e sem trancos, mas é um pouco menos econômico que o automatizado.

CVT

 

Sigla usada para ‘Transmissão Continuamente Variável’. A troca de velocidades se dá por meio de polias controladas eletronicamente que ficam ligadas a uma correia. Não possui um número definido de marchas. É a opção mais confortável, pois não proporciona trancos, com o ganho de velocidade ocorrendo de forma progressiva.

Dupla embreagem

 
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Trata-se de um câmbio automatizado com duas embreagens que se revezam na troca de velocidades – uma faz as marchas pares e a outra as marchas ímpares. Ágil nas transmissões, ela proporciona uma direção mais suave e quase não apresenta trancos.

O jornalista viajou a convite da Nissan