Segundo carro produzido pela Nissan no Brasil desde a instalação da unidade em Rezende (RJ), em abril do ano passado, a linha 2016 do Novo Versa terá uma nova opção de motor 1.0 de três cilindros, exclusiva para o país, e a versão topo de linha 1.6 Unique, com mais equipamentos embarcados. Os preços irão dos R$ 41.990 aos R$ 54.990.
A renovação se deu ainda no design, em consonância com a identidade global da marca, e pela incorporação do sistema de conectividade Nissan Connect, presente apenas na configuração mais completa.
No visual, o carro recebeu linhas mais agressivas na dianteira, com vincos acentuados no para-choque e faróis em formato de bumerangue, que avançam em direção ao capô. O para-choque traseiro foi renovado e as bordas da grade ganharam um detalhe cromado. Já o comprimento foi esticado em 37 mm.
VEJA OS PREÇOS E OS ITENS DE CADA VERSÃO
Por dentro, o volante foi substituído pelo mesmo usado no sedã médio Sentra, com comandos de áudio e telefone a partir da versão 1.0 S. O Novo Versa traz ainda direção elétrica, ar-condicionado, ajuste de regulagem de altura para os bancos do motorista e para a coluna de direção e distribuição de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (Break Assist) em todas as versões.
Motorização
Novidade da gama, o bloco de 1 litro com três cilindros, que teve a sua estreia com o Novo March, está disponível nos modelos 1.0 e 1.0 S. Ao todo, são 77 cv de potência e 10 kgfm de torque as 4.000 rpm.
Para mover o veículo, a Nissan realizou um ajuste no motor para a entrega de mais força em baixas e médias rotações. Para reduzir o barulho típico desse tipo de motor, a fabricante declara que reforçou o isolamento acústico da cabine.
Tanto este quanto o propulsor 1.6 são feitos em alumínio, o que contribui para a redução de peso e consumo. As configurações mais potentes alcançam os 111 cv e os 15,1 kgfm de torque aos 4 mil giros. Outra tecnologia disponível é o sistema flex start, que dispensa o tanque de partida a frio com gasolina.
Com a criação de duas novas configurações (1.0 e 1.0 S), a Nissan suprimiu a 1.6 S, até então modelo de entrada da gama, que era R$ 1,3 mil mais cara que a 1.0. As demais versões tiveram reajustes abaixo dos R$ 1 mil.
Versões 1.0 e 1.6 têm diferenças gritantes
Se por fora as principais diferenças entre as versões 1.0 S e 1.6 Unique do Nissan Novo Versa estão nos detalhes, é pelo acabamento interno e pela diferença de motor que elas se distanciam entre si. A configuração com o mesmo motor de três cilindros do Novo March deixou uma boa impressão em um curto trecho de 14 km de estrada em Mogi das Cruzes (SP), mas isso sem passageiros ou bagagem. A direção elétrica e o ajuste de altura do banco do motorista também se destacaram.
Mas foi na versão 1.6 Unique que o Versa demonstrou mais conforto e desempenho no asfalto. Os bancos em couro acomodam melhor os ocupantes e o propulsor de 1,6 litro não deixa o motorista na mão. O acabamento interno, com o console central em preto piano e central de entretenimento sensível ao toque, deixam as diferenças ainda mais gritantes. Ambos têm espaço interno para acomodar bem quatro passageiros. Entretanto, o isolamento acústico da cabine deixa que o barulho do motor entre com frequência na cabine das duas configurações, e o sistema de fixação para cadeirinhas Isofix poderia estar presente em outras versões além da Unique.
O que ele traz
Veja os principais itens de cada versão (preços atualizados na tabela de abril/16):
1.0 (R$ 43.590)
Direção elétrica, coluna de direção e banco do motorista com regulagem de altura, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (break assist), computador de bordo, ar-condicionado, retrovisores com regulagem elétrica, travas e vidros dianteiros elétricos, rodas aro 15 com calota e alarme com acionamento remoto.
1.0 S (R$ 46.990)
Todos os itens da versão anterior mais rádio com entrada auxiliar, USB e quatro alto-falantes, comandos de áudio e de telefone pelo volante e rodas de liga leve aro 15.
1.6 SV (R$ 49.490)
Acrescenta painel de instrumentos LCD, abertura interna do porta-malas, rodas de aço aro 15 com calotas e maçanetas internas cromadas.
1.6 SL (R$ 50.690)
Adiciona bancos com acabamento em camurça, banco traseiro rebatível, vidros traseiros com acionamento elétrico, cintos traseiros de três pontos e rodas de liga leve aro 15.
1.6 Unique (R$ 56.190)
Acrescenta central multimídia com tela de 5,8” sensível ao toque, sistema Nissan Connect com GPS integrado, acabamento preto piano no painel central, câmera de ré, bancos, manopla e volante com acabamento em couro, ar digital, sistema Isofix para cadeiras infantis, faróis de neblina com acabamento cromado, retrovisores com repetidores de seta e rodas de liga leve aro 16.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião