Mogi das Cruzes (SP) A nova Carnival é a aposta da Kia para o segmento de vans de luxo, hoje representado apenas pela Chrysler Grand Caravan. O modelo já disponível em Curitiba, na concessionária Vecopar, por R$ 144,9 mil surpreende pelo amplo espaço interno. Bem acabada, a Carnival pode receber até oito ocupantes (na terceira fila, apenas dois adultos viajariam com conforto) e, mesmo com todos os bancos ocupados, ainda há bastante espaço para a bagagem: são 912 litros atrás do último banco.
O estilo agrada, pois é moderno e limpo. Destaque para os grandes faróis e as inéditas portas laterais corrediças com acionamento elétrico. Chama a atenção também o bom acabamento interno, em dois tons de cinza. Os bancos são revestidos couro e o ar-condicionado digital apresenta sistema "dual zone", que proporciona duas zonas distintas de temperatura na cabine. Também são de série na Carnival: banco do motorista com regulagem elétrica, assentos removíveis com rodinhas, CD player com controle de som no volante, vários porta-trecos, computador de bordo no teto, sensor de estacionamento traseiro, air-bag duplo, ABS com EBD e rodas aro 17 de liga leve.
Na pista
Quanto ao desempenho, o que não falta é fôlego à Carnival, graças ao motor V6 3.8 de 242 cv e a transmissão automática seqüencial de cinco velocidades. Surpreende a rapidez com que o novo V6 é capaz de impulsionar as duas toneladas da van de luxo de 5,1 metros de comprimento.
Ficha técnica
Motor 3.8 V6, 24 válvulas a gasolinaPotência máx. 242 cv a 6.000 rpmTorque máx. 35 kgfm a 2.800 rpmCâmbio automático seqüencial de cinco marchasSuspensão dianteira, McPherson e atrás, Multi-linkPneus e rodas 6,5Jx17 e 235/60 R17Porta-malas 912 litrosPreço R$ 144,9 mil (Curitiba)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast