Um dos modelos de maior sucesso da Audi em todo mundo chega ao mercado brasileiro na versão 1.4 Flex. O Audi A3 Sedan apresenta novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques.
O modelo passa a contar com volante e alavanca de seta semelhante à do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface) e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones. O controle de voz aprimorado para rádio, mídia e telefone agora também entende muitas frases da linguagem cotidiana.
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
LEIA TAMBÉM: Com visual renovado, Honda lança novo City na Tailândia
Novas linhas de equipamentos
Embora quase nenhuma alteração tenha sido feita às dimensões – 4,24 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 metros – o novo A3 tem visual mais esportivo e expressivo. A dianteira traz elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade “singleframe” ampliada e com contornos mais nítidos e os faróis que trazem recortes na borda inferior.
A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais iluminadas e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o desenho das rodas, que agora trazem cinco raios.
LEIA TAMBÉM: Dez novidades do Salão de Detroit que vão acelerar longe do Brasil
Performance e eficiência
As versões Attraction e Ambiente contam com o motor 1.4 TFSI Flex produzido no Brasil, com 150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano, em velocidades moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
O motor com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas shift paddles posicionadas atrás do volante. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima é de 215 km/h.
O que ele traz
A3 Sedan Attraction
R$ 115.190,00
Ar-condicionado; direção eletromecânica; faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores; rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; bancos dianteiros com ajuste de altura; volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico; sistema start-stop para desligamento e partida do motor; freio de estacionamento com acionamento eletromecânico e rodas de alumínio com 16 polegadas.
A3 Sedan Ambiente
R$ 124.190,00
Adiciona sensores de luz e chuva; para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.
Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, com dois pacotes de equipamentos: o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, e o pacote Ambiente Plus, que traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast