A produção da 10.ª geração do Civic já começou no Canadá, depois de a Honda apresentar a novidade em setembro. O sedã médio começa a ser vendido nos Estados Unidos até o fim de deste ano por US$ 18.640 (algo em torno de R$ 72,6 mil). No Brasil, a expectativa é de que ele comece a ser produzido só no segundo semestre. Serão quatro versões por aqui, com duas motorizações e duas opções de câmbio.
O destaque é o novo motor 1.5 turbo a gasolina, de 174 cv e injeção direta, associado ao câmbio CVT. Num primeiro momento a Honda não ‘converterá’ o bloco em bicombustível, já que a potência - a mesma declarada para o modelo nos Estados Unidos - é superior a qualquer opção flex aspirada do Civic à venda hoje no Brasil.
Visualmente o modelo traz um design mais agressivo que o antecessor. A carroceria adotou um estilo fastback, com caimento mais acentuado do teto na coluna C e traseira elevada. A frente está mais musculosa e exibe elementos tridimensionais, além de faróis acompanhados de luzes diurnas em led. Já a grade se espalha até as extremidades do para-lamas. A traseira leva lanternas em formato de bumerangue e também possui lâmpadas em led.
Por dentro o Civic também mudou, a começar pela eliminação do inovador painel de ‘dois andares’, trazido pela oitava geração. O quadro de instrumentos agora tem uma tela configurável em TFT, enquanto no centro do console há um monitor de 7”.
A Honda, enfim, irá oferece as diferentes versões em mercados espalhados pelo mundo, ou seja, ou seja não só o sedã, mas a configuração hatch e cupê. Bem que a marca poderia incluir o Brasil nesta estratégia, mas a expectativa é remota.
Mais recheado
Entre os itens de série disponíveis, o Civic manterá os controles de estabilidade e de tração, o acelerador eletrônico e a direção elétrica progressiva. As novidades são o distribuidor de torque, o assistente de partida em rampas e freio de estacionamento elétrico com desativação automática (basta pisar no acelerador com o câmbio engatado).
A central multimídia vem com tela sensível ao toque de sete polegadas e irá espelhar celulares (como já acontece com o sistema que equipa a versão topo de linha EXR no Brasil) e há tecnologia para facilitar as manobras de estacionamento e a mudança de faixa do lado direito, usando uma câmera posicionada no retrovisor do passageiro.
Modelo completa 18 anos de produção nacional
O Civic foi o primeiro carro da Honda fabricado no país, em 1997, na fábrica de Sumaré (SP).
Para iniciar a sua produção no Brasil o modelo teve de passar por algumas mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol.
Naquela época, o Civic estava em sua 6.ª geração mundial e era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica, equipado com vidros elétricos em todas as portas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS em algumas versões. Essa geração ainda trouxe para o mercado o motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.
Sua história no Brasil começou em 1992 quando o governo da época reabriu as importações e a Honda passou a comercializar o carro já em sua quinta geração.
Confira as evoluções:
1997 – A Honda inicia a produção do Civic brasileiro, na 6.ª geração do modelo. Trazia o motor VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas rotações e a potência em altos giros.
2001 – Estreia da 7.ª geração do Civic. Vinha com bloco 1.7 e assoalho plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco traseiro.
2006 – Lançamento da 8.ª geração - New Civic. O projeto é marcado pela inovação no design e o inédito painel de instrumentos em dois níveis. Foi um fenômeno de vendas, desbancado por um longo período o então líder Toyota Corolla. Trazia motor 1.8 e câmbio automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante).
2007 – Surge o apimentado Civic Si.A versão era equipada com motor 2.0, de 192 cv e 19,2 kgfm de torque máximo. Foi o modelo nacional mais potente produzido na época.
2011 – A Honda apresenta a 9.ª geração do modelo, atualmente no mercado.Incorpora comando Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões;computador de bordo em LCD de 5”; teto solar; e navegador sensível ao toque integrado ao trânsito.
2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas versões LXR e EXR.
2014 - Honda retoma a versão Si no país, desta vez sob a carroceria cupê, importada do Canadá, e motor 2.4, de 202 cv e 23,9 kgfm.
2015 – Retorno da versão topo EXR com mudanças no exterior e interior.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast