| Foto: /

Honda Civic foi o vencedor da eleição ‘Carro do Ano 2017’, promovida pela publicação Auto Esporte. A 10.ª geração do sedã, recém-lançada no Brasil, desbancou na final os novos Chevrolet Cruze, Nissan Kicks, Jeep Compass e Fiat Mobi.

CARREGANDO :)

O modelo repete o título conquistado este ano também nos Estados Unidos. O carro abocanhou ainda o prêmio de ‘Motor do Ano Abaixo de 2.0’, com o inédito 1.5 turbo, de 173 cv, que equipa a versão Touring.

“Esse prêmio é mais do que especial. É o primeiro motor turbo que comercializamos no mercado brasileiro”, afirmou Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda da América do Sul. Já o presidente, Issao Mizoguchi, foi condecorado com o título de ‘Executivo do Ano’.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Curitiba é palco de encontro nacional de V-Rod, a versão rebelde da Harley-Davidson

Na categoria ‘Carro Premium do Ano’, a conquista foi da nova geração do Audi A4, que superou Toyota Prius, Jaguar XF, BMW Série 7 e Volkswagen Passat. De quebra, o sedã alemão faturou a categoria ‘Motor Acima de 2.0’, com o 2.0 TFSI, de 190 cv.

No segmento de picapes, a Fiat Toro levou a melhor sobre Toyota Hilux e Mitsubishi L200. As novas Chevrolet S10 e Ford Ranger não entraram na votação, por não apresentar um pacote significativo de mudanças.

A premiação anual, a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva, considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses.

Publicidade

Fizeram parte da lista de qualificados os modelos que mudaram de geração ou que apresentaram projeto inédito (nova plataforma, por exemplo), o que excluía reestilizações ou alterações mecânicas.

ENKONTRA VEÍCULOS.COM: Procurando um seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente

Critérios

Os critérios avaliados foram dez: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.

LEIA TAMBÉM: Honda aposta no Civic Sport para fisgar o motorista mais descolado 

A votação é feita por um juri composto por 29 profissionais de comunicação especializados no setor automotivo de todo o país - a Gazeta do Povo participou da escolha. Na eleição dos carros, a pontuação máxima possível era de 1.800, a da picapes, 1.900 e a dos motores, 600.

Publicidade

CARRO DO ANO

Total de 1.800 pontos

1.º HONDA CIVIC - 1.513 pontos

 
2.º CHEVROLET CRUZE - 1.469 pontos

 
Publicidade
3.º NISSAN KICKS - 1.390 pontos

 
4.º JEEP COMPASS - 1.359 pontos

 
5.º FIAT MOBI - 960 pontos
Publicidade

 

CARRO PREMIUM DO ANO

Total de 1.800 pontos

1.º AUDI A4 - 1.515 pontos

 
2.º TOYOTA PRIUS - 1.459 pontos
Publicidade

 
3.º JAGUAR XF - 994 pontos

 
4.º BMW SÉRIE 7 - 958 pontos

 
Publicidade
5.º VOLKSWAGEN PASSAT - 929 pontos

 

PICAPE DO ANO

Total de 1.900 pontos

1.º FIAT TORO - 1.611 pontos

 
Publicidade
2.º TOYOTA HILUX - 1.256 pontos

 
3.º MITSUBISHI L200 TRITON SPORT - 1.199 pontos

 
Publicidade