Esqueça o Ford Ka que você conhecia antes. A terceira geração do veículo mudou de cara e trouxe para o segmento de entrada itens de segurança e conforto presentes apenas nos modelos topo de linha.
Nas lojas em agosto, o Ka custará a partir de R$ 35.390 e virá de série com ar-condicionado, vidros, travas e direção elétrica e sistema de som com entrada USB e sistema bluetooth em todas as versões (SE, SE Plus e SEL), além dos obrigatórios airbags duplos e freios ABS.
Com isso, a Ford mira concorrentes de peso, como o VW Gol, o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix, todos na mesma faixa de preço. Além disso, o modelo ganhará uma inédita versão sedã, batizada de Ka+, que será lançada ainda neste ano.
Com foco no público jovem, o Novo Ka se destaca por apostar alto na tecnologia. A partir da versão SE Plus (R$ 37.390) o carro sairá de fábrica com o sistema de conectividade SYNC, que permite o acesso a aplicativos para celular e a ativação de funções por comando de voz.
Entre as novidades está o assistente de emergência que, em caso de colisão com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível como em capotamentos ou colisões traseiras , realiza uma ligação automática para o telefone 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após o acionamento, a tecnologia informa as coordenadas do veículo por GPS e põe as vítimas em contato com os atendentes do Samu. Por enquanto, a montadora informa que este é o único aplicativo disponível no sistema.
Além dele, a versão SEL (R$ 39.990) terá outros itens de segurança, como o ESP (controle de tração e estabilidade) e o HLA (assistente de partida em rampa).
Econômico e esportivo
A renovação no compacto passou também pelo design e pelo motor. O Novo Ka será equipado em suas três versões apenas com um propulsor 1.0 flex de três cilindros, que desenvolverá 85 cavalos de potência. De acordo com a Ford, o bloco o colocará entre os carros mais econômicos da categoria, com rendimento de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.
No quesito visual, o modelo ficou mais esportivo, o que o afastou das gerações anteriores. O veículo ganhou vincos fortes nas laterais e no capô, faróis alongados e grade com desenho hexagonal na dianteira esta, uma característica da nova identidade visual da marca , além de um aerofólio na traseira.
O modelo foi alongado e ampliou as dimensões para 3,89 metros de comprimento, 1,91 m de largura total, 1,52 m de altura e 2,49 de entre-eixos. O espaço no porta-malas, porém, caiu para 257 litros, seis litros a menos que a geração anterior.
*O jornalista viajou a convite da Ford.
O que ele traz
Veja os preços e itens de série das três versões do novo Ford Ka:
SE
R$ 35.390
Ar-condicionado; vidros, travas e direção elétricas; sistema de som MyConnection com USB e bluetooth.
SE Plus
R$ 37.390
Itens de série: Ar-condicionado; vidros, travas e direção elétricas; sistema de som Sync com AppLink e pareamento bluetooth.
SEL
R$ 39.990
Itens de série: Ar-condicionado; vidros, travas e direção elétricas; sistema de som Sync com AppLink e pareamento bluetooth; computador de bordo; controle de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; rodas de liga leve de 15’’; faróis de neblina; ajuste de altura para o banco do motorista.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast