Pelo segundo ano consecutivo, o Chevrolet Onix levou o título de o carro mais vendido do Brasil. O hatch nadou de braçadas frente à concorrência, com uma margem superior a 30 mil unidades em relação ao segundo colocado, o Hyundai HB20.
De quebra, o Prisma, sedã do Onix, terminou em quarto na lista e o primeiro entre os três volumes, mostrando que o modelo realmente é o preferido do consumidor brasileiro quando o assunto é carro compacto.
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Desde que desbancou o Fiat Palio em 2015, o Onix não perdeu mais a ponta do ranking. A renovação visual e tecnológica em julho do ano passado deu mais fôlego para abrir vantagem ante o principal rival, o HB20.
Também é um dos carros que menos perdem valor no mercado. Dezembro: 18.432 (recorde mensal em 2016).
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Outro queridinho do Brasil que é um fenômeno, considerando que a rede de concessionárias da marca sul-coreana é bem menor do que a da Chevrolet.
O Hyundai HB20 sempre esteve entre os cinco primeiros nesta lista desde que foi lançado em 2012. Em setembro de 2015 recebeu um facelift que vitaminou ainda mais as vendas. Dezembro: 12.234.
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A mudança de geração em 2014 fez muito bem ao Ford Ka. O hatch retomou as vendas e se manteve entre os líderes no ano passado.
O apelo visual, o generoso conteúdo de série e os bons motores 1.0 3-cilindros e 1.5 fazem dele uma das compras mais acertadas no segmento. Dezembro: 7.421.
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Se Onix é o carro mais vendido, a sua versão três volumes não deixou por menos e emplacou a liderança entre os sedãs, ocupando o quarto posto na classificação geral.
Sem dúvida, com a reestilização o Prisma ficou até mais atraente de que o próprio irmão dois volumes, com a vantagem ainda de oferecer quase o dobro de capacidade no porta-malas (500 litros contra os 289 l do hatch). Dezembro: 6.811.
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O rei dos sedãs médios em vendas mostra que é possível ‘ser popular’ mesmo custando a partir da R$ 68 mil - as versões que mais vendem passam de R$ 85 mil.
O Toyota Corolla confirmou o bom desempenho de vários meses em 2016 mantendo-se no ‘top 5’. Mesmo diante da forte concorrência, que atualizou o segmento com visuais mais esportivos e motores turbo - que o diga Honda Civic e Chevrolet Cruze . Dezembro: 6.015.
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Responsável por acabar com a hegemonia de 27 anos do VW Gol no mercado nacional, o Fiat Palio só curtiu a liderança do ranking por um ano (em 2014) até ser desbancado pelo Onix.
A versão de entrada com motor 1.0 Fire ainda é um sucesso entre os frotistas, o que explica a posição no ranking geral. Na venda direta, ele foi o terceiro em dezembro e apenas o 17.º no varejo (onde já se aposentou).
Sairá de cena definitivamente com a chegada de um novo hatch, por enquanto chamado de projeto X6H. Dezembro: 6.272.
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O mais espaçoso hatch compacto é o principal produto da Renault no Brasil. Feito em São José dos Pinhais ele ganhou uma nova geração em 2014, mais agradável aos olhos que o antecessor.
Recentemente o Sandero (e o Logan) também estreou novos motores, o 1.0 3-cilindros e o 1.6 de até 118 cv. Pode subir um pouco de patamar em tecnologia e acabamento com a chegada do subcompacto Kwid, substituto do Clio. Dezembro: 6.351.
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A Fiat emplacou duas picapes entre os 20 mais vendidos. A primeira é a Strada, que há tempos é dona absoluta do topo na categoria de comerciais leves.
Reestilizações, incremento de conteúdo e um público fiel dão a ela um desempenho similar ao que acontece com o Onix em ‘carros de passeio’, com larga margem sobre o segundo colocado - no caso um duelo caseiro com o Fiat Toro, com cerca de 20 mil unidades à frente. Dezembro: 4.975.
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A atualização no início de 2016 rejuvenesceu o veterano hatch, que estava com as vendas em queda livre nos últimos anos - até perdeu o posto de o ‘carro mais vendido do Brasil’ no fim de 2014 após 27 anos de liderança consecutiva.
A adoção do motor 1.0 3-cilindros e o salto no acabamento interno e conectividade fizeram os olhos do consumidor cresceram novamente para o Gol.
Porém, o desempenho de emplacamentos anual foi prejudicado pela paralisação da produção por alguns meses devido a um litígio da Volkswagen com um dos fornecedores. Dezembro: 7.329.
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O HR-V é o resumo do que foi 2016 para o segmento de SUVs/ crossovers compactos. Ficou à margem da crise do setor, registrando bons números de venda. Tanto o modelo da Honda quando o Jeep Renegade apareceram com frequência no top 10 mensal.
A dupla passou a ser uns dos carros mais vistos nas ruas, principalmente pelo design marcante de cada um. Mas o HR-V levou a melhor na preferência do público, virando o produto mais importante da marca no país, superando com sobras o Civic. Dezembro: 4.325.
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É o mais utilitário dos modelos compactos. O visual e a presença do motor a 2.0 a diesel, com 170 cv e 35,7 kgfm de torque, fazem dele uma opção para quem busca se aventurar fora de estrada.
O Renegade travou uma disputa acirrada com o HR-V, inclusive superando o rival em algumas vendas mensais. Desde novembro passado conta com um motor 1.8 flex mais forte (139 cv e 19,3 kgfm) e menos beberrão, que melhorou a imagem da versão bicombustível nestes quesitos. Dezembro: 3.999.
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Assim como o Prisma, o HB20S surfa na onda do hatch. Porém, a diferença para o líder do segmento também é proporcional - são 20 mil unidades de diferença.
O sedãzinho segue a fórmula do HB20, com bom conteúdo de série e as atualizações bem vindas dos motores 1.0 e 1.6, além do câmbio de automático de seis marchas, que deixaram o modelo mais econômico no consumo. Dezembro: 4.666.
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O hatch ‘premium’ sofreu do mesmo mal do Gol em 2016: a paralisação de dois meses da Volkswagen no Brasil fez o carro sumir das lojas. Mesmo assim, o Fox conseguiu se manter no top 15.
Produzido na fábrica de São José dos Pinhais, o modelo vai para 17 anos de mercado nacional. Coube a ele introduzir as tecnologias de conectividade que modernizaram os modelos mais acessíveis da montadora. Dezembro: 3.893.
Apesar de não ser o pioneiro no segmento de picape intermediária (e sim a Renault Duster Oroch), foi o Fiat Toro quem abalou o universo das caçambas. Em dezembro foi o campeão de emplacamentos, batendo até a ‘irmã menor’ Strada.
O design arrojado, com destaque para conjunto de iluminação em três níveis, fez do veículo uma referência no setor. É a opção para quem mora na cidade e sonha em ser picapeiro, mas o tamanho G das médias, e o preço elevado, acaba inibindo a compra.
Ganhou o motor flex 2.4 TigerShark, de 180 cv, com a missão de agradar quem achava os 139 cv do 1.8 flex fracos. Dezembro: 5.288.
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A Volkswagen estimava vender mais do up! quando lançou o subcompacto em 2014. Mesmo assim os números não são tão tímidos, mantendo uma média de 3 mil unidades/ mês.
A chegada do motor 1.0 TSI turbinou literalmente a procura pelo carro e hoje esta versão responde por quase metade do mix negociado.
É uma boa saída para quem busca um veículo fácil de dirigir e de manobrar, sem contar que está entre os menores consumos do mercado. Dezembro: 3.390.
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Até os 25 mais
Modelo | Unidades |
16º Toyota Etios | 37.974 |
17º Fiat Uno | 34.626 |
18º Toyota Hilux | 34.031 |
19º Fiat Siena | 33.479 |
20º Toyota Etios Sedan | 29.791 |
21º Fiat Mobi | 28.731 |
22º Honda Fit | 28.439 |
23º Ford EcoSport | 28.105 |
24º Chevrolet S10 | 26.558 |
25º Volkswagen Voyage | 26.074 |
Fonte: Fenabrave |
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