Existe um discurso de mercado que diz: “Quem um dia dirigiu um carro com câmbio automático nunca mais voltará para o modelo manual”. Realmente, basta usufruir das vantagens de uma transmissão que dispensa o pedal de embreagem para passar adiante a afirmação acima.
Tal máxima só não se aplica aos puristas que não abrem mão de sentir o motor encher rapidamente na troca de marcha ou ouvi-lo ‘reduzir’ na desaceleração. Ou melhor, não se aplicava, pois desde as adoções das borboletas ou paddle shift (trocas sequenciais) atrás do volante esta sensação também pode ser apreciada num carro automático.
Sair de um cruzamento ou um semáforo sem mexer na alavanca de câmbio ou então encarar um congestionamento apenas se preocupando em acelerar e frear é uma comodidade que a cada dia é mais valorizada pelos consumidores brasileiros. Até 2020, mais da metade da frota brasileira sairá de fábrica equipada com a caixa automática ou automatizada - atualmente essa fatia beira os 15%.
O dispositivo deixou de ser um item de luxo para figurar também em carros de entrada, assim como ocorreu com a direção hidráulica, os vidros elétricos e o ar-condicionado. Atualmente, há pouco mais de uma dezena de modelos que eliminam o uso do pedal de embreagem com preços até R$ 60 mil. Abaixo de R$ 50 mil, por enquanto, apenas quatro.
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Se você pretende chegar ao trabalho ou em casa mais disposto, sem mudar um sem números de vezes a marcha durante o dia, confira quais as opções mais acessíveis do mercado brasileiro e os preços sugeridos pela fábrica e o valor médio nacional de mercado para o modelo zero km, conforme levantamento da Fipe.
CHEVROLET ONIX 1.4 LT
O câmbio automático é de seis marchas, com opção de troca manual (Active Select). Ele gerencia o motor 1.4 (106 cv e 13,9 kgfm). A versão já vem com direção hidráulica revestida de couro, ar-condicionado, piloto automático, volante multifuncional e sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas e conexão USB e bluetooth. As rodas são de aço aro 15.
Por um preço próximo (R$ 51.790) é possível levar o Onix 1.4 LTZ manual, que agrega nos itens de série faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 com acabamento escurecido e diamantado e computador de bordo.
Consumo médio: Cidade - 7,7 km/l e 10,5 km/l. Estrada - 10,6 km/l e 13,7 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 280 l. Desvalorização: 10,40% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,1 mil.
CHEVROLET PRISMA 1.4 LT
Mesmo pacote do Onix 1.4 LT, com a adição do sensor de estacionamento traseiro e quase o dobro de espaço no porta-malas.
Por um preço próximo (R$ 55.390) é possível levar o Prisma 1.0 LTZ manual (80 cv e 9,8 kgfm), que agrega nos itens de série faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 com acabamento escurecido e diamantado e computador de bordo.
Consumo médio: Cidade - 8,0 km/l e 11,0 km/l. Estrada: 11,0 km/l e 14,3 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 500 l. Desvalorização: 9,17% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,1 mil.
CITROËN C3 1.6 TENDANCE
A transmissão automática de quatro marchas, com troca sequencial por paddle shift. Ela gerencia o bloco de 122 cv e 16,4 kgfm de torque.
Vem de série com direção elétrica, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15, luz diurna em led, sistema de som com controle satélite na coluna de direção e conexão USB/AUX/bluetooth, faróis de neblina e para-brisa panorâmico Zenith. O único opcional é o sensor de ré e alarme (R$ 690).
Por um preço próximo (R$ 54.290) é possível levar o C3 1.5 Exclusive manual (93 cv e 14,3 kgfm), que incorpora nos itens de série ar-condicionado digital, roda de liga leve aro 16, sensores crepuscular e de chuva e sensor de ré.
Consumo médio: Cidade - 6,5 km/l e 9,6 km/l. Estrada - 8,8 km/l e 13,0 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 300 l. Desvalorização: 13,79% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,9 mil.
FIAT UNO 1.4 WAY DUALOGIC
A novo Uno estreou em 2014 e com ele a atualização do câmbio Dualogic, que adicionou a denominação ‘Plus’. O sistema automatizado é opcional no modelo (R$ 3.538) e buscou inspiração no recurso já usado pela Ferrari. No lugar do câmbio, o acionamento das marchas é feito por botões de comando no console. Se preferir, o condutor pode efetuar a troca manual das marchas por meio das ‘borboletas’ atrás do volante.
O Dualogic administra o propulsor 1.4, de 88 cv e 12,5 kgfm. De série, a configuração traz direção hidráulica, alertas de limite de velocidade, ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, sistema Fallow Me Home (luz continua acesa após desligar o carro, por um determinado período) e indicador para troca de marchas,
Os retrovisores são manuais, as rodas de aço aro 14 e o sistema de som é opcional (R$ 2.934) e vem num pacote que oferece ainda alarme, chave com telecomando e vidros traseiros elétricos.
Por um preço próximo (R$ 56.100) é possível levar a versão 1.4 Sporting já equipada com os opcionais alarme, chave com telecomando e vidros traseiros elétricos, além de sensor de ré. Ela vem ainda com detalhes internos na cor vermelho (maçanetas, quadro de instrumentos e volante), faixas laterais com escrita Sporting, grade dianteira na cor preto brilhante e anéis na cor vermelho, ponteira de escapamento dupla central cromada, spoiler na tampa traseira em preto brilhante, suspensão com acerto esportivo e rodas de liga leve aro 16.
Consumo médio: Cidade - 7,6 km/l e 11,1 km/l. Estrada - 9,0 km/l e 12,6 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 290 l. Desvalorização: 10,12% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2 mil.
FIAT PALIO 1.6 ESSENCE DUALOGIC
Também oferece o Dualogic Plus como opcional (R$ 3.935), trazendo no pacote ainda o piloto automático e as borboletas (paddle shift), além do volante multifuncional em couro. A transmissão administra o motor 1.6, de 117 cv e 16,8 kgfm.
Sai de fábrica com direção hidráulica, faróis de neblina, alerta de limite de velocidade, ar-condicionado, chave canivete com telecomando (portas, vidros e porta-malas), computador de bordo, retrovisores elétricos com Tilt Down (direciona o espelho para baixo ao engatar a ré) e sistema de som com USB/bluetooth. As rodas são de aço aro 15.
Por um preço próximo (R$ 58.819) é possível levar o acabamento Sporting 1.6 manual já com os opcionais airbags laterais (R$ 1.949). Ele oferece aerofólio traseiro na cor preta, pedaleiras esportivas, Detalhes internos pintados em vermelho (maçanetas internas e aro dos alto-falantes nas portas), faixas Sporting nas laterais e tampa traseira, faróis biparábola com moldura negra, minissaias laterais na cor preta, ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada e rodas de liga leve aro 16.
Consumo médio: Cidade - 8,5 km/l. Estrada - 11,5 km/l (etanol) - gasolina não aferido. Porta-malas: 290 l. Desvalorização: 14,35% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,8 mil.
HYUNDAI HB20 1.6 COMFORT PLUS
A atualização do modelo no ano passado também substituiu o câmbio automático de quatro marchas pelo de seis velocidades. O resultado é um carro mais eficiente no consumo e no desempenho. Tanto que a nota de avaliação do Inmetro subiu de B para A. A caixa administra o bloco 1.6, de 128 cv e 16,5 kgfm.
De série, ele vem com direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, multimídia, Isofix (para fixação da cadeira infantil), sistema de som com USB/AUX/bluetooth e comandos no volante, chave canivete com telecomando, grade frontal hexagonal com borda cromada e alarme. As rodas são de aço aro 15.
Por um preço próximo (R$ 54.495) é possível levar a versão 1.6 Comfort Style manual na cor metálica Azul Sky, que entrega ainda abertura e fechamentos dos vidros elétricos por meio da chave, lanternas Clear Type (estilo led), rodas de liga leve aro 15, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos com função ‘um toque’ (subida e descida) em todas as janelas e faróis de neblina com projetores.
Consumo médio: Cidade - 8,1 km/l e 11,6 km/l. Estrada - 9,9 km/l e 13,8 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 300 l. Desvalorização: 12,8% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 1,7 mil.
KIA PICANTO 1.0
O hatch sul-coreano passou por uma leve reestilização em meados do ano passado e ganhou novos equipamentos de série. A transmissão é de quatro velocidades, associada ao bloco 1.0 de três cilindros, que rende 80 cv e 10 kgfm.
Ele vem de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional em couro, sistema de som com USB/AUX/bluetooth, chave canivete com telecomando, luz diurna, rodas de liga leve aro 14 e Isofix (para fixação da cadeira infantil).
Por um preço próximo (R$ 49.798) é possível levar um Soul 1.6 automático 2013, de 128 cv e 16,5 kgfm. Como diferencial, oferece câmera de ré com imagem no retrovisor.
Consumo médio: Cidade - 8,3 km/l e 11,4 km/l. Estrada - 9,4 km/l e 13,1 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 292 l. Desvalorização: 7,6% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: não consta no site.
PEUGEOT 208 1.6 ALLURE
A linha 2016 retirou a versão 1.6 Active Pack automática do catálogo e deixou apenas a Allure como a configuração mais acessível com esse tipo de caixa. O 208 se destaca pelo acabamento mais refinado, assim como o Citroën C3, seu concorrente direto no segmento de hacth compacto ‘premium’. Aliás, o câmbio automático de quatro marchas e o motor 1.6, de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, são os mesmos do ‘irmão’ de plataforma. Há a opção da troca sequencial por aletas atrás do volante.
O Peugeot vem bem completo de série. Traz direção elétrica, airbags laterais, luz diurna em led, chave canivete com telecomando, função ‘Lead me to the car' (aciona os faróis por meio de um comando na chave ao se se aproximar do carro), computador de bordo, ar-condicionado de duas zonas, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, alarme, volante multifuncional em couro, central multimídia com GPS, teto de vidro panorâmico, sensor de estacionamento e piloto automático.
Por um preço próximo (R$ 58.122) é possível levar o 308 2.0 Allure automático 2015 (versão anterior à reestilização), de 151 cv e 22 kgfm. Além do motor mais potente, o hatch médio agrega caixa de seis velocidades e rodas de liga aro 17.
Consumo médio: Cidade - 8,0 km/l e 11,6 km/l. Estrada - 9,6 km/l e 14,3 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 285 l. Desvalorização: 9,2% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,4 mil.
RENAULT SANDERO 1.6 EXPRESSION EASY’R
O câmbio automatizado da Renault de cinco velocidades ainda carece de melhorias, ante a evolução de sistemas similares, como o Dualogic Plus (Fiat) e o I-Motion (Volkswagen). A demora nas repostas a cada troca de marcha incomoda e é preciso que o motorista se adapte a ele. De qualquer, é uma opção para quem busca descansar o pé esquerdo. Há opção da mudança sequencial na própria alavanca, o que minimiza os ‘soluços’. Ele vem associado ao motor 1.6, de 106 cv e 15,5 kgfm.
De série, entrega direção hidráulica, ar-condicionado, alarme, computador de bordo, sensor de ré, central multimídia com GPS e conexão USB/AUX/Bluetooth, além do comando satélite na coluna da direção.
Por um preço próximo (R$ 49.000) é possível levar a versão 1.6 Dynamique, com a mesma motorização e câmbio manual de cinco marchas. Ele perde a central multimídia MediaNav (vira opcional por R$ 1,5 mil, que inclui ar-condicionado e sensor de ré), mas ganha chave com telecomando, farol de neblina e rodas de liga leve aro 15.
Consumo médio: Cidade - 7,1 km/l e 10,8 km/l. Estrada - 12,1 km/l e 14,8 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 285 l. Desvalorização: 12,7% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,5 mil.
RENAULT LOGAN 1.6 EXPRESSION EASY’R
O mesmo raciocínio do Sandero se aplica a sua variante três volumes. O Logan é o sedã mais acessível a oferecer esse tipo de comodidade. Uma maneira de diminuir os ‘soluços’ na troca de marchas é aliviar o pé do acelerar no momento em que o sistema irá realizar a passagem, próximo aos 3 mil giros.
O espaço generoso do porta-malas, aliado ao bom pacote de equipamentos tornam o modelo uma boa opção familiar para quem pretende se livrar do troca-troca de marchas no trânsito.
O modelo dispõe de direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, sensor de ré, sistema multimídia MediaNav com GPS e conexão USB/AUX/bluetooth, comando satélite do som na coluna de direção e alarme. As rodas são de ação aro 15.
Por um preço próximo (R$ 53.900) é possível levar a versão 1.6 Dynamique manual (5 marchas) com os mesmo equipamentos da Expression, além de ganhar bancos revestidos parcialmente em couro, retrovisores elétricos, chave com telecomando, farol de neblina e rodas de liga leve aro 15.
Consumo médio: Cidade - 7,0 km/l e 10,7 km/l. Estrada - 11,8 km/l e 14,5 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 510 l. Desvalorização: 9,8% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 2,5 mil.
VOLKSWAGEN GOL 1.6 COMFORTLINE I-MOTION
O dispositivo automatizado vem passando por sucessivos aperfeiçoamentos, ao ponto de trabalhar em harmonia e suavidade com o novo motor EA-211 (MSI) 1.6 16V, de 120 cv e 16,7 kgfm, presente no Fox Highline. No Gol, porém, ele ainda está associado ao antigo propulsor MPI, de 104 cv e 15,6 kgfm, o que significa alguns solavancos e indecisão na troca de marchas. Há a opção da troca sequencial (manual) na alavanca - apenas o Gol Rallye faz uso utiliza da nova motorização.
O modelo vem com direção hidráulica, computador de bordo, aerofólio traseiro, faróis de neblina, grade em preto brilhante e detalhes cromados, sistema de som com USB/AUX/bluetooth e volante multifuncional. Os retrovisores têm comando manual e as rodas são de aço aro 15. Há um pacote de opcionais (R$ 3.680) que inclui sensor de ré, retrovisores elétricos, rodas de liga aro 15, vidros elétricos em todas as portas e sistema de informações I-System associado ao computador de bordo, que mostra mensagens da função ECO Comfort (dicas para uma condução mais econômica), e permite ainda personalizar a funcionalidade de alguns itens, como os vidros elétricos e os sinais de iluminação e sonoro do alarme.
Por um preço próximo (R$ 52.630) é possível levar a configuração 1.6 Comfortline manual com o pacote de opcionais citado acima.
Consumo médio: Cidade - 7,3 km/l e 9,5 km/l. Estrada - 10,7 km/l e 13,6 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 285 l. Desvalorização: 14,7% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 1,7 mil.
VOLKSWAGEN FOX 1.6 COMFORTLINE I-MOTION
Assim como o Gol, essa versão do hatch também tem seu I-Motion gerenciando o ‘antigo’ motor 1.6, de 104 cv e 15,6 kgfm. Na versão Highline, o bloco já é da família MSI. Por isso, aos mesmos deslizes se repetem - certa lentidão e confusão nas respostas às mudanças de marcha.
O modelo oferece acendimento automático do cluster ao abrir a porta do motorista, direção elétrica, computador de bordo com nove funções, banco traseiro rebatível (encosto e assento), volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos com função Tilt Down, faróis de neblina e sistema de som com conexão USB/SD-Card/AUX/bluetooth. Paddle shift como opcional em um pacote que traz inúmeros itens (R$ 3.430).
Por um preço próximo (R$ 55.633) é possível levar o acabamento 1.6 Comfortline manual, já equipado com os opcionais sistema de informações I-System, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, rodas de liga leve aro 15, piloto automático, faróis com função ‘Coming & Leaving home’ (luzes do carro e faróis permanecem acesas por um período depois que o veículo é desligado ou acendem automaticamente assim que o carro é destravado na chave), volante revestido em couro e sensores de chuva e crepuscular.
Consumo médio: Cidade - 7,3 km/l e 10,3 km/l. Estrada - 8,2 km/l e 11,7 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 270 l. Desvalorização: 11,5% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 1,7 mil.
VOLKSWAGEN VOYAGE 1.6 COMFORTLINE I-MOTION
Segue as mesmas características do Fox e Gol I-Motion na motorização e nos itens de série e opcionais.
Por um preço próximo (R$ 58.000) é possível levar a versão 1.6 Comfortline manual, com o mesmo pacote de opcionais do Gol.
Consumo médio: Cidade - 7,3 km/l e 9,4 km/l. Estrada - 10,7 km/l e 13,6 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 480 l. Desvalorização: 11,8% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 1,7 mil.
VOLKSWAGEN UP! 1.0 MOVE I-MOTION
Com o motor 1.0 de três cilindros, de 82 cv e 10,4 kgfm, o desconforto nas mudanças de marchas permanece (fica devendo na agilidade e na suavidade na execução das trocas). Porém, é mais uma porta de entrada para quem deseja dar adeus ao pedal de embreagem.
O compacto traz direção elétrica, computador de bordo, alarme, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, Isofix e sistema de som com USB/AUX/bluetooth. Há um pacote de opcionais (R$ 1.067) que acrescenta sensor de ré, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 14.
Por um preço próximo (R$ 46.090) é possível levar a apimentada versão 1.0 TSI (turbo), de 105 cv e 16,7 kgfm), que tem como ponto alto as retomadas ariscas e o ótimo consumo.
Consumo médio: Cidade - 9,0 km/l e 13,0 km/l. Estrada - 10,0 km/l e 14,4 km/l (etanol e gasolina). Porta-malas: 285 l. Desvalorização: 15,5% (1.º ano). Revisão até 50 mil km: R$ 1,7 mil.
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