O 1.º de abril é uma das datas preferidas das montadoras. Todos os anos, as marcas põem a imaginação para funcionar e divulgam informações falsas em clima do Dia da Mentira. E neste sábado (1.º) o que não faltarão são pegadinhas para zoar o consumidor mais desatento.
Boa parte das ‘peças’ é de origem britânica, região a qual é conhecida pelo senso de humor apurado. De carro ‘invisível’ da britânica MG a um sistema de conectividade elaborada pela Ford que elimina o barulho das crianças no banco traseiro.
Confira as ‘novidades’ que já foram trolhadas pelas fabricantes nos últimos anos:
Guarda-chuva canino
A fabricante tcheca Skoda, subsidiária do Grupo Volkswagen na Europa, apresentou uma solução para que os melhores amigos dos motoristas não se molhem ao sair do carro em dias chuvosos.
Compartimentos localizados nas portas podem acomodar um guarda-chuva canino, juntamente com um modelo convencional para motorista e ocupantes. Olha que não é uma ideia tão excêntrica assim!
Janelas multimídia
Quem adquirisse a geração mais recente do Tucson na Europa poderia levar também o pacote opcional que transforma todas as janelas do carro em telas multimídias. Isso graças à tecnologia head-up display, já usada no meio automotivo e que projeta no projeta no para-brisa informações como velocidade, consumo e GPS.
As janelas são sensíveis ao toque, o que permite interagir com imagens de realidade virtual. Muito dos carros-conceito que desfilam pelos salões de automóvel mundo afora já trazem essa tecnologia.
Fi m do barulho das crianças
A Ford apresentou uma nova tecnologia, chamada CALM (Modo de Desligamento de Crianças Anárquicas, na tradução do inglês), para uso com o sistema de conectividade SYNC, que neutraliza o barulho das crianças no banco de trás do carro.
O equipamento atenderia o desejo de muitos consumidores, pois esse tipo de situação tem o poder de gerar mais estresse que congestionamentos, buracos e obras na pista.
O dispositivo dá ao motorista, entre outras opções, a possibilidade de acessar áudio-livros por comando de voz e encontrar um lugar para o lanche das crianças. Mas, para as ocasiões em que nem comida e contos de fada funcionam, foi desenvolvido o novo sistema que reduz automaticamente o barulho do banco de trás.
Carro invisível
A clássica montadora britânica MG vive um momento à margem do sucesso das compatriotas Jaguar Land Rover, Mini, Aston Martin e Rolls-Royce. E para sair deste ostracismo, a marca anunciou um carro-conceito invisível. No material promocional do inédito veículo, a MG destacou a facilidade para estacionar nos centros urbanos, uma vez que os ‘agentes de trânsito não conseguirão ver o carro para aplicar a multa’.
“Primeiro, tivemos alguns problemas, já que as pessoas viviam atropelando o carro e se perdendo no estacionamento. Mas, assim que colocamos o icônico emblema MG na frente, feito de materiais invisíveis, conseguimos encontrá-lo com muito mais facilidade”, afirmou o chefe de vendas e design Matthew Cheyne.
Carrinho de corda
Em tempos de carros cada vez mais movidos a energia limpa, a Adam, divisão britânica da Genral Motors, ‘inovou’ ao criar um veículo antipoluente inédito. O Vauxhall Adam C era impulsionado por energia cinética, ou seja, a corda. Para ‘carregar’ o compacto são necessários apenas 15 minutos girando a chave-borboleta fixada na parte traseira.
O melhor é que o proprietário não gastará um centavo com combustível e ainda poderá queimar cerca de 400 calorias a cada ‘recarga’. A energia armazenada permitia uma autonomia de até 200 km.
Placa de emoji
Placas de veículos personalizadas são comuns em alguns países. No Reino Unido, ela poderia até ser feita apenas com emojis, como sugere a Honda, disposta a atrair o público mais jovem.
A razão pela escolha deste tipo de placa é que uma pesquisa teria apontado que 97% das pessoas entrevistadas com menos de 30 anos afirmaram que os emojis são a principal expressão de seus sentimentos em mensagens de texto.
As imagens da primeira placa de número emoji oficial do mundo mostram o sistema de identificação no esportivo Civic Type R (geração anterior).
Mini Hipster
O hipster é indivíduo com estilo próprio, que geralmente combina peças de roupa modernas com acessórios vintage e que também contraria as convenções sociais.
Para a Mini, ele pode ser um potencial consumidor da marca. Tanto que a empresa inglesa do Grupo BMW projetou o Hipster Hatch.
O modelo identifica o conceito no visual e também nos equipamentos oferecidos. O carro tem apenas uma marcha e velocidade máxima de 40 km/h.
O conjunto de som é formado por um duplo deck de fitas cassete e as janelas possuem filtros de Instagram, para os passageiros apreciarem a paisagem nas cores do seu filtro preferido.
Honda HR-V Selfie Edition
A Honda apresentou o HR-V Selfie Edition, uma versão do novo SUV compacto conectado com a onda do momento, os autorretratos. O modelo tem 10 câmeras no interior e exterior para fotos em diversos ângulos. Por segurança, o sistema só funciona com o carro parado.
Skoda Fabia camaleão
A Skoda patenteou uma tecnologia capaz de mudar a cor do carro instantaneamente com um simples toque na tela multimídia. O suposto criador da novidade até deu uma explicação para o carro-camaleão.
“Quando o motorista se sente feliz como a primavera, ele pode mudar a cor para amarelo, mas se estiver triste porque o gato está doente pode mudar para preto”, afirmou Gio Kyng, professor da Universidade de Praga.
Nissan carro-academia
A Nissan ‘lançou’ o botão GYM (academia, em inglês) que possibilita o condutor malhar enquanto dirige. Como funciona? O dispositivo desliga todas as assistências eletrônicas, como direção assistida, estacionamento automático e vidros elétricos, para que o condutor tenha de se movimentar mais.
Segundo a empresa japonesa, gastam-se 1.415 calorias por semana com a engenhoca.
Mini Paceman GoalCooper
A marca inglesa aproveitou a mote do Mundial no Brasil em 2014 para apresentar o Paceman GoalCooper JCW. O modelo vinha nas cores verde, amarela e azul da bandeira nacional na carroceria, nas molduras e capas dos retrovisores.
Os tapetes possuíam bordas amarelas simulando a marcação de um gramado, o retrovisor interno levava uma minibola e até um pebolim foi encaixado no console entre os bancos. No porta-malas havia uma rede (tal qual a de um gol), a bola oficial da Copa, chuteiras e ‘holofotes’ de leds na parte interna.
Volvo V40 EnVelop
A Volvo anunciou em 2013 a chegada do V40 equipado com o sistema External Vehicle Protection (EnVeloP). Curiosamente, a novidade surgia um ano depois de a marca ter lançado o airbag para pedestre, este um dispositivo real.
O EnVeloP entrava em ação quando a batida era inevitável, abrindo um compartimento no teto que liberava airbags por todo o carro, deixando só a grade exposta.
BMW M3 picape
Muitos fãs de carros ficaram boquiabertos quando a BMW revelou em 2011 uma versão picape de seu esportivo BMW M3. O modelo trazia o mesmo propulsor V8 4.0 do cupê, que rendia 420 cv, suficientes para levá-lo a 300 km/h.
Meses depois, uma picape da M3 foi flagrada em testes no circuito de Nurburgring (ALE), mas se tratava apenas de uma experiência para aproveitar a redução de peso (cerca de 70 kg) da picape com o objetivo de desenvolver um motor mais potente para o cupê.
Mini ‘acampamento’
A Mini mostrou duas opções de acessórios inusitados voltadas para a prática do acampamento. O Swindow Roof era uma barraca montada em cima do teto do Mini Countryman, que virava uma simples plataforma quando desmontada.
Já a Cowley Caravan era um reboque oferecido no Mini Clubman que trazia cama, fogão a gás, pia com tanque, tomada de energia, TV, DVD, bateria, entre outros. Pesava apenas 300 kg, para não comprometer o desempenho do carro.
BMW P.R.A.M
Um carrinho de criança estilo BMW equipado com ar-condicionado, assento reclinável e pneus de baixa resistência. Esta era a novidade da marca em 1.º de abril de 2013. Tinha até um pacote ‘M’ como opcional e suspensão trabalhada para “rodar tão bem no campo de polo quanto no shopping center”, dizia a publicidade do veículo, batizado de P.R.A.M (Postnatal Royal Auto Mobile).
Peugeot Mood Paint
Para trocar a cor do carro não seria mais necessário levar a um serviço especializado, bastava o motorista mudar de humor para que o veículo adotasse uma nova tonalidade na lataria. A solução foi aplicada pela Peugeot ao esportivo RCZ em 2012.
Batizada de Mood Paint, a tecnologia utilizava um ‘pigmento psicocromático’ que alterava a estrutura molecular da pintura, conforme o calor humano, a pulsação e o nível de estresse detectados por sensores no volante.
Se o condutor estava alegre, o RCZ assumia a cor amarelo, quando estava tranquilo o azul era exibido e se o carro assumisse o tom vermelho era sinal de que o motorista estava um tanto nervoso.
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