Com retoques visuais, novidades mecânicas e versão inédita, o novo Peugeot 308 estreia a sua linha 2016 no país. O modelo carrega a atual identidade visual da marca s se aproxima na aparência à geração mais recente vendida na Europa.
O hatch médio começa em R$ 69.900 na versão de entrada Allure, equipada com motor 1.6 e câmbio manual de cinco velocidades. Pula para R$ 75.990 na intermediária Allure 2.0 automática. A versão topo de linha Griffé automática ganha o novo motor 1.6 turboflex e sai por R$ 82.900.
Por fora, o 308 recebe uma nova com grade frontal, moldura cromada, faróis redesenhados com máscara negra e luz diurna em led. Além disso, há novas rodas (as mesmas do 2008) e a traseira está praticamente igual, apenas com lanternas repaginadas e lâmpadas em led.
O quadro de instrumentos adota novos grafismos e fundo branco, para melhorar a leitura. A manopla do câmbio também teve o design atualizado e os bancos estão com novas forrações. O teto panorâmico agora é de série em todas as versões e dá um ar de modernidade ao hatch.
Mas, a grande novidade é a tela multimídia de sete polegadas, que passou a ser sensível ao toque. Além disso, ela conta com a tecnologia Apple CarPlay, que permite o espelhamento do smartphone, e com um HD interno de 16 GB para armazenamento de músicas e vídeos
A tela reúne as funções do sistema de som, computador de bordo e imagens dos sensores de estacionamento. A versão topo de linha inclui câmera de ré e GPS.
Turboflex
A motorização 1.6 Flex rende 122 cv e 16,4 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco velocidades. Já o bloco 2.0 Flex gera 151 cv e 22,0 kgfm, enquanto o 1.6 THP turbo desenvolve 173 cv e 24,5 kgfm. Os dois últimos acoplados a uma transmissão automática de seis marchas.
O turboflex é o mesmo usado pelo Citroën C4 Lounge e o Peugeot 2008. Para dar mais agilidade, os 16 kgfm iniciais estão disponíveis desde os mil giros.
A fim de melhorar o consumo de combustível, o modelo estreia a função Eco. Quando ativada, a tecnologia altera o mapeamento do motor e o escalonamento das marchas para reduzir o consumo em até 7%. No modo padrão, a relação das marchas foi ampliada em 11% e a caixa de transmissões passou por outras mudanças que aumentam o conforto e reduzem o consumo.
O que ele traz?
Veja quais são as versões e os preços da linha 2016 do 308:
1.6 Allure
R$ 69.900
Ar-condicionado de duas zonas, direção eletro-hidráulica, tela multifuncional sensível ao toque, revestimento parcial de couro, banco do motorista com ajuste de altura manual, computador de bordo, teto panorâmico, sensores de chuva, ré e crepuscular, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, retrovisores elétricos, faróis de neblina, regulador e limitador de velocidade. O pacote de itens de segurança conta com seis airbags, sistema Isofix e freios a disco. As rodas têm 17 polegadas.
2.0 Allure automático
R$ 75.900
Conta com todos os itens da versão 1.6 Allure manual e adiciona apenas controle de estabilidade (ESP).
1.6 THP Griffe
automático
R$ 82.900
Conta com os mesmos itens da versão 2.0 Allure automática e incorpora sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, GPS, bancos de couro perfurado e rodas diamantadas.
Motor agrada desde a versão ‘mais fraca’
A Gazeta do Povo participou do test divre de lançamento do 308, num percurso de 145 km entre as cidades de São Paulo e Guarujá, no litoral paulista. O motor 1.6 de 122 cv (e) e 115 cv (g), com caixa manual, mostrou qualidade de sobra para enfrentar seus concorrentes.
Ao volante, aparecem boas respostas em baixos e em médios giros, possibilitando uma dirigibilidade precisa; o hatch médio deslancha sem esforços.
Coopera para esse fôlego, a transmissão manual de cinco marchas, com engates curtos e justos.
E para ajudar o motorista a economizar combustível, o 308 manual agora possui o Gear Shift Indicador (GSI), que informa no quadro de instrumentos qual o melhor momento para engatar ou reduzir as marchas.
A função ECO também privilegia a menor gasto de combustível, efetuando a troca das marchas em giros mais baixos e deixando a calibração do motor mais mansa.
Suspensão macia
E não é só no conjunto motor-câmbio que o hatch agrada. As suspensões retrabalhadas tem calibração macia na medida certa, oferecendo equilíbrio e estabilidade nas curvas, além de filtrarem e absorverem bem as imperfeições ou outras irregularidades do asfalto.
A cabine traz as mesmas evoluções vistas do lado de fora. Chamam a atenção os materiais de qualidade, com acabamento emborrachado agradável ao toque, assim como o quadro de instrumentos com grafia revista e as novas espumas dos assentos – mais macias no assento e no encosto e mais firmes nas abas laterais para ajudar a segurar o corpo nas curvas.
O espaço interno é superior ao do Focus e Golf e a posição de dirigir é mais elevada que os demais hatches médios.
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