A polícia de Los Angeles (EUA) divulgou nesta segunda-feira (20) que o Jeep Grand Cherokee, ano 2015, que matou o Anton Yelchin é um modelo envolvido em recall por um problema no modo automático de estacionamento. O ator norte-americano, de 27 anos, conhecido pelo personagem Checov na franquia ‘Star Trek’, morreu depois de ser atropelado pelo próprio carro, na madrugada deste domingo (19).
Segundo relato policial, o veículo, que estava em um piso inclinado, entrou em movimento e pressionou o jovem contra uma caixa de correio de tijolos, na residência dele em San Fernando Valley, próximo a Los Angeles.
Em abril deste ano, a FCA Automobiles, dona da marca Jeep, anunciou que retiraria de circulação mais de um milhão de veículos do mercado internacional fabricados entre 2012 e 2015, após tomar conhecimento que dezenas de pessoas acabaram feridas por automóveis cujo modo ‘estacionamento’ da transmissão automática não funcionava. O chamado também atingiu unidades vendidas no Brasil.
Pesquisas feitas por profissionais da FCA e também da Administração Nacional de Segurança Viária americana levantaram casos nos quais motoristas desceram de seus veículos acreditando que o freio elétrico de estacionamento estava ativado, quando, na verdade, o mecanismo estava posicionado no ponto morto e em outra marcha qualquer. Assim que saíam do carro, ele começava a se mover. A FCA relacionou 41 casos de incidentes a esse problema.
‘Airbag mortal’ motiva 2 milhões de recalls no Brasil; veja se o seu carro está na lista
Até o momento, 11 marcas convocaram proprietários brasileiros a comparecer às concessionárias para solucionar problema no dispositivo de segurança. Defeito já matou 13 pessoas no mundo
Leia a matéria completaSobre a fatalidade com o astro do cinema, a montadora divulgou um comunicado nesta segunda-feira à agência de notícia Associated Press afirmando que já começou a investigar o caso e que é prematuro especular a causa do acidente. Já os exames e posterior resultados oficiais sobre o acidente devem demorar alguns meses para serem concluídos pela polícia de Los Angeles.
Nascido em São Petersburgo, na Rússia, Yelchin se mudou para os Estados Unidos com 6 meses de idade com os pais, que eram estrelas no Leningrad Ice Ballet. Ele estreou aos 10 anos no seriado de tevê ‘ER - Plantão Médico’. Aos 11, contracenou com Anthony Hopkins no filme ‘Lembranças de um verão’ (2001).
Yelchin fez ainda três episódios da nova versão de Star Trek para cinema, dirigido por J.J.Abrams, onde interpretou o personagem Chekov (vivido na série clássica por Walter Koenig). O mais recente foi ‘Stark Trek: Sem fronteiras’, que será lançado em julho nos cinemas. No seu currículo ainda estão ‘A Hora do Espanto’ e ‘Loucamente apaixonados’, ambos de 2011, ‘O Exterminador do Futuro - A Salvação’, de 2009, e o thriller ‘Alpha Dog’, de 2006.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
“Brazilianization”: como o Brasil deu origem a um termo pejorativo no exterior
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião