A Chevrolet apresentou os conceitos Colorado Xtreme e Trailblazer Premier, que antecipam como ficará a reestilização na linha 2017 da picape S10 e do SUV, prevista para estrear no mercado brasileiro ainda neste ano. Os modelos, em exposição no Salão de Bancoc, na Tailândia, são protótipos de versões globais a serem vendidas em mercados emergentes.
A frente da Trailblazer é a que mais se aproxima da futura picape, já que a Colorado (versão norte-americana e também tailandesa da S10) mostra exageros típicos de um conceito.
Ambas trazem os faróis mais quadrados, afilados e menores, com elementos internos seccionados e a luz diurna em led no formato de um ‘L’ deitado. Eles são unidos por uma haste que divide a tradicional grade bipartida, com a gravatinha dourada ao centro.
No caso do SUV (e na versão final da picape), a grade revela contornos e filetes cromados e para-choque com um desenho totalmente novo, formado por duas entradas de ar (pelo menos aparenta ser) ao lado dos faróis de neblina.
Na traseira, praticamente não houve alterações. Na Trailblazer, as lanternas continuam horizontais, invadindo as laterais, enquanto na picape, elas permanecem verticais.
A cabine ganhou novos materiais e incorporou a segunda geração da central multimídia MyLink. A tela sensível ao toque é de 7 polegadas com espelhamento para smartphones e compatibilidade com os sistemas CarPlay, da Apple, e Android Auto, do Google. Isso significa que será possível acessar aplicativos como o WhatsApp, Spotify e Google Maps, por exemplo. O serviço de concierge OnStar, já disponível no Brasil no Cruze, também deve entrar no pacote em nosso mercado.
O grande círculo de botões no centro do painel que controlava o ar-condicionado será substituído por comandos bem menores e na horizontal. O acabamento adotará dois tons, com saídas de ar na vertical. A renovação atinge ainda o painel de instrumentos, que posicionará os medidores de temperatura e combustível no topo e o computador de bordo centralizado. O volante mantém o mesmo desenho.
LEIA MAIS: Ford revela o interior da nova Ranger
LEIA MAIS: Ford mostra a nova Ranger que virá para o Brasil
A Chevrolet não divulgou se ocorrerá mudanças no conjunto mecânico. Atualmente, a picape é vendida no Brasil com os blocos 2.4 e 2.5 flex, de 147 e 206 cv, respectivamente, além do 2.8 turbodiesel, de 200 cv. A Trailblazer utiliza os propulsores 2.8 e 3.6 V6 a gasolina, de 277 cv, mas especula-se que o 2.5 bicombustível também será aproveitado pelo jipão.
A chegada da linha 2017 deve dar um fôlego à S10 no Brasil, que nos últimos anos fora líder de mercado em seu segmento. Porém, nos últimos meses perdeu espaço para a nova geração da Toyota Hilux, que assumiu o posto mais alto nas vendas e começa a ser ameaçada pela Fiat Toro. Além disso, a Ford Ranger mudará de geração no próximo mês, traduzindo, possivelmente, em aumento na procura.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast