Antiladrão 1 A chave codificada foi criada para atrapalhar os ladrões de automóveis. Em vez de ser somente um instrumento mecânico que liga o veículo pela identificação da serrilha, a chave assume as funções de um equipamento eletrônico, que imobiliza a partida.
Antiladrão 2 Cada chave contém em sua empunhadura um microchip com um código, que é verificado pela unidade de controle eletrônico ou sistema de injeção eletrônica. Se a senha estiver correta, o motor entra em funcionamento. Caso contrário, os mecânismos de ignição e injeção são bloqueados até que seja inserida a chave correta. Algumas montadoras, no momento da compra, oferecem um cartão contendo o código de acesso ao sistema.
Pioneiros - O primeiro fabricante a contar com o sistema codificado da chave foi a General Motors com o Corsa, em 1994. Em seguida a Fiat adotou o equipamento no Palio e a Ford no Fiesta, ambos em 1996. Dois anos depois, foi a vez da Volkswagen com o Santana e a Quantum.
Seguro As principais seguradoras do país oferecem em seus planos mais básicos o serviço de chaveiro. Porém, algumas ainda não cobrem os carros com sistema imobilizador. As montadoras, por sua vez, estendem a garantia também para guincho, em caso da necessidade de remoção para o revenda mais próxima.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast