A linha 2017 do Sandero e Logan passa a exibir a nova assinatura de iluminação da Renault, já vista nos carros europeus Talisman e Mégane.
A atualização, por enquanto, está programada para o mercado no Velho Continente, mas é provável que os modelos brasileiros, que são produzidos em São José dos Pinhais, recebam as novidades.
O destaque são as luzes diurnas em led em formato de “C” contornando os faróis, solução adotada também nas lanternas.
A renovação visual inclui ainda uma nova grade frontal formado por aletas, faróis maiores, agora sem o friso inferior na base da lente que lembrava ‘olheiras’, para-choques e roda de liga leve redesenhados, além de novos nichos para os faróis de neblina.
LEIA MAIS: Renault Clio dá adeus após 16 anos; conheça o seu substituto
O Logan, que usa o nome de Symbol em países do Leste Europeu, difere-se do hatch pelo desenho das rodas, além, é claro, do terceiro volume na traseira.
Na Europa, os modelos agora vêm equipados com sistema Hill Start Assist (para saídas em rampa), indicadores de direção com sistema um toque e câmera de ré.
Cabine
Por dentro, houve melhorias em detalhes de acabamento. Os botões de comando ganharam contornos cromo-acetinado, há novos anéis no painel de instrumentos e formato das saídas de ar.
O volante recebeu um revestimento de toque mais suave para as versões mais caras e novos controles do piloto automático.
Os comandos dos vidros elétricos foram posicionados nos painéis das portas, virando padrão para toda a linha, e a abertura do tanque do combustível passa a ter o acionamento interno.
Motor 3 cilindros
A Renault irá mostrar no Salão de São Paulo o novo motor de três cilindros flexível e feito com bloco de alumínio e com quatro válvulas por cilindro. Semanas depois ocorre a chegada do novo propulsor ao Sandero e Logan, com o início das vendas.
Salão de Paris
O Sandero também aparece remodelado no Salão de Paris, que segue até o próximo dia 16, sendo destaque da Dacia, empresa romena subsidiária da Renault por lá.
No entanto, o hatch exibe uma estética um pouco distinta da revelada pela marca francesa. A versão “aventureira” Stepway que se destaca no estande apresenta uma grade dividida por ‘gomos’ inspirada no estilo do Duster europeu.
A luz diurna em led tem divisão ‘pontilhada’ na lateral dos faróis, e não com a assinatura em ‘C’ da Renault. Os elementos internos também seguem o desenho usado no utilitário compacto. Já as lanternas trazem pequenos ‘gominhos’ idênticos ao estilo visto no conceito da picape Oroch.
A mostra de Paris também é palco para a apresentação oficial da picape média Alaskan na Europa, prevista para estrear no Brasil em 2018.
LEIA MAIS: Conheça os conceitos do Salão de Paris que vão revolucionar a mobilidade no futuro
O modelo usa a mesma plataforma da nova Nissan Frontier, em produção na Argentina e que deve desembarcar no mercado brasileiro no próximo ano.
Outro atração é o SUV médio Koleos, confirmado para o Brasil entre março e abril de 2017.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião