O Sandero RS chegará às lojas na segunda semana de setembro, mas já é possível configurá-lo no site da Renault. A versão esportiva do hatch tem preço sugerido de R$ 58.880, oferecendo como único opcional as rodas de liga leve aro 17” (as de série são 16”), por R$ 1 mil. O modelo é o primeiro produto feito pela Renault Sport fora da Europa – será fabricado em São José dos Pinhais.
Ele virá equipado com o motor 2.0 16V flex, de 150 cv e 20,9 kgfm, associado ao câmbio manual de seis velocidades. O RS é capaz de atingir 202 km/h e ir da inércia a 100 km/h em apenas 8 segundos.
Para tornar a condução mais divertida, a suspensão foi recalibrada, ficando mais rígida e baixa, além de incorporar controle de estabilidade e de tração. O carro virá ainda com um seletor de condução, que permitirá ao motorista alternar entre os modos ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Race’. O sistema muda parâmetros de direção, acelerador e salvaguardas eletrônicas.
A direção também é mais direta em relação ao Sandero convencional e agora é eletrohidráulica. O modelo incorpora freios a disco nas quatro rodas, escapamento duplo, barra estabilizadora e eixo traseiro mais rígido.
O RS pesa 1.161 kg, o que dá uma relação peso/potência de 7,74 kg/cv. Traduzindo, significa que cada cavalo carregará menos de 8 quilos de massa, resultando em uma sensação de dirigir bem mais instigante e melhor que muitos hatches e sedãs médios com cavalaria maior.
Visualmente, o carro traz para-choque esportivo com luzes diurnas de led, saída de escapamento dupla com detalhes cromados e imitação de extrator de ar. Por dentro, exibe bancos tipo concha, volante de menor diâmetro e painel com grafismo exclusivo, além de acabamento diferenciado.
Por ser um projeto novo, com adição de componentes que alteram o comportamento do carro, e não apenas um recheio de acessórios como VW Fox Pepper, Hyundai HB20 Spicy e Ford Fiesta Sport. Assim, seu principal concorrente será o Fiat Punto T-Jet, tabelado em R$ 68.150 e conta com motor 1.4 turbo, de 152 cv e 21,1 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.
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