O carro já ficou pequeno para a família que cresceu? Então uma boa alternativa é migrar para os sedãs. Além do porta-malas mais amplo, os modelos costumam oferecer mais espaço na cabine.
No Brasil as opções três volumes são inúmeras, especialmente no segmento de compactos, porta de entrada para quem busca subir de categoria.
LEIA TAMBÉM: Confira os 20 carros flex mais gastões do Brasil
Fizemos uma lista com os 10 principais modelos compactos disponíveis no mercado, classificados conforme o espaço interno. Quanto maior o entre-eixos e a largura, mais comodidade haverá para os ocupantes.
Isso significa evitar que as pernas fiquem encostando no painel ou nos bancos dianteiros (para quem vai atrás) e que haja mais folga no assento traseiro, principalmente se tiver de dividir espaço com a cadeirinha infantil.
1º RENAULT LOGAN
Entre-eixos: 2,63 m. Largura: 1,73 m. Porta-malas: 510 l.
â Motor 1.0 SCe (3-cilindros): 82 cv
•Versão Authentique: R$ 47.000
Direção eletro-hidráulica; vidros elétricos dianteiros; ar-condicionado;
•Versão Expression: R$ 48.950.
+ vidros elétricos dianteiro; sistema de som; e computador de bordo.
â Motor 1.6 SCe: 118 cv.
•Versão Expression: R$ 53.500.
+ alarme; tecnologia start/ stop; e central multimídia MediaNav com navegador por GPS.
•Versão Dynamique: R$ 57.300.
+ retrovisores elétricos; vidros elétricos traseiros; piloto automático; volante em couro; rodas de liga aro 15; e faróis de neblina.
•Versão Dynamique: R$ 62.450.
+ transmissão automatizada com troca sequencial; controles de tração e de estabilidade; sensor de ré; e assistente de rampa.
LEIA MAIS: Retomadas e ultrapassagens ficam mais ágeis com o novo motor 1.0 3-cilindros
2.º NISSAN VERSA
Entre-eixos: 2,60 m. Largura: 1,69 m. Porta-malas: 460 l.
â Motor 1.0 (3-cilindros): 77 cv.
•Versão Conforto: R$ 46.490.
Direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado; computador de bordo; alarme; aviso sonoro de luzes acesas; abertura/fechamentos das portas na chave; e retrovisores elétricos.
•Versão S: R$ 49.590.
+ rodas de liga aro 15; abertura interna do porta-malas; sistema de som; e volante multifuncional.
â Motor 1.6: 111 cv.
•Versão S: R$ 52.340.
Mesmos itens de versão 1.0.
•Versão SV: R$ 54.990
+ bancos em camurça; cinto de segurança traseiro central de 3 pontos; e moldura cromada nas janelas.
•Versão SL: R$ 61.490.
+ central multimídia com conexão internet por wi-fi , navegação por GPS e câmera traseira; volante multifuncional; ar-condicionado digital; bancos em couro (parcial); rodas de liga aro 16; acabamento black piano no painel central; faróis de neblina; e trava no cinto de segurança para cadeiras infantis.
•Versão SV: R$ 59.990.
Mesmos itens da versão SV + câmbio XTRONIC com função overdrive.
•Versão SL: R$ 66.490.
Mesmos itens da versão SL + câmbio XTRONIC com função overdrive.
•Versão Unique: R$ 67.990.
Mesmos itens da versão SL + ponteira de escapamento cromada e aerofólio.
LEIA MAIS: Nissan March e Versa ganham câmbio CVT na versão 1.6
3.º TOYOTA ETIOS SEDAN
Entre-eixos: 2,55 m. Largura: 1,69 m. Porta-malas: 562 l.
â Motor 1.5: 107 cv.
•Versão X: R$ 50.690.
Direção elétrica; ar-condicionado; vidros elétricos; retrovisores elétricos; painel digital; abertura/fechamento das portas na chave; Isofix; aviso de portas abertas, luzes acesas e cinto de segurança desafivelado; e cinto de segurança traseiro central de três pontos.
•Versão XS: R$ 53.990.
+ computador de bordo; abertura interna do por porta-malas; e sistema de som.
•Versão X: R$ 55.590.
Mesmos itens da versão manual.
•Versão XS: 58.890.
Mesmos itens da versão manual.
•Versão XLS: R$ 64.190.
+ roda de liga aro 15; faróis de neblina; e piloto automático.
•Versão Platinum: R$ 68.390.
+ aerofólio traseiro; saias laterais; rodas de liga aro 15 com desenho esportivo; grade com design exclusivo; bancos em couro sintético; sensor de estacionamento; e central multimídia com TV digital, DVD, navegação por GPS e câmera de ré.
4.º CHEVROLET PRISMA
Entre-eixos: 2,53 m. Largura: 1,70 m. Porta-malas: 500 l.
â Motor 1.0: 80 cv.
•Versão Joy (entrada): R$ 44.490
Direção elétrica; ar-condicionado; vidros elétricos dianteiros; aviso sonoro do cinto de segurança do motorista; tecnologia OnStar; e monitoramento de pressão de pneus.
â Motor 1.4: 106 cv.
•Versão LT: R$ 54.890.
+ alarme; detalhes cromados no interior; faróis com máscara negra; chave canivete com controle remoto (portas, porta-malas e vidros); sensor de ré; volante multifuncional; sistema multimídia MyLink com espelhamento para smartphones.
•Versão LTZ: R$ 59.990
+ faróis de neblina; retrovisores elétricos; luz diurna em led; rodas de liga aro 15; câmera de ré; computador de bordo; sistema de navegação por GPS; e vidros elétricos traseiros.
Opcionais
Pacote R8K (R$ 6.000): piloto automático e câmbio automático de seis marchas*.
LEIA MAIS: Onix e Prisma ficam mais tecnológicos e eficientes.
5.º CHERY CELER
Entre-eixos: 2,58 m. Largura: 1,69 m. Porta-malas: 450 l.
â Motor 1.5: 113 cv.
•Versão de entrada: R$ 39.490.
Direção hidráulica; ar-condicionado; sistema de som; faróis com ajuste de altura elétrico; vidros elétricos; retrovisores elétricos; aerofólio traseiro; abertura interna do porta-malas; aviso sono do cinto de segurança desafivelado e de porta aberta; sensor de ré; e abertura/fechamento das portas na chave.
•Versão ACT: R$ 41.490.
+ alarme; rodas de liga aro 15; e faróis de neblina.
6.º FIAT GRAND SIENA
Entre-eixos: 2,51 m. Largura: 1,70 m. Porta-malas: 520 l.
â Motor 1.0: 75 cv.
Obs: Não aferido pelo Inmetro.
•Versão Attractive: R$ 43.590
Principais itens de série
Direção hidráulica, alertas de limite de velocidade; ar-condicionado; computador de bordo; vidros elétricos dianteiros.
Opcionais
Kit Creative 1 (R$ 1.500): retrovisores elétricos com tilt down; vidros elétricos traseiros; entre outros.
Kit Creative 2 (R$ 2.100): sistema de som e sensor de ré.
â Motor 1.4: 88 cv.
•Versão Attractive: R$ 50.750
Acrescenta chave canivete com controle remoto (portas, porta-malas e vidros); faróis de neblina; e abertura elétrica do porta-malas.
Opcionais
Kit Creative 1 (R$ 5.209): alarme; sistema de som; retrovisores elétricos com tilt down; roda de liga aro 16; sensor de ré; vidros elétricos traseiros; volante multifuncional; entre outros.
â Motor 1.6: 117 cv.
•Versão Essence: R$ 55.950
Adiciona roda de liga aro 16; sistema de som; vidros elétricos traseiros; e comandos do som no volante.
Opcionais
Kit Creative 1 (R$ 2.299): alarme; retrovisores elétricos com tilt down; e sensor de ré.
Kit Dualogic 1 (R$ 4.324): câmbio automatizado dualogic plus*; rodas de liga aro 16 exclusivas; piloto automático; e borboletas no volante para troca manual de marcha.
Kit Sublime (R$ 5.463): alarme; bancos parcialmente em couro; faróis com máscara cinza metalizado; retrovisores elétricos em cinza metalizado com tilt down; sensor de ré; entre outros.
7.º HYUNDAI HB20S
Entre-eixos: 2,50 m. Largura: 1,68 m. Porta-malas: 450 l.
â Motor 1.0 (3-cilindros): 80 cv.
•Versão Comfort Plus: R$ 50.065
Principais itens de série
Direção hidráulica; ar-condicionado; alarme; chave canivete com controle remoto (portas e porta-malas); computador de bordo; faróis com máscara negra; Isofix; sistema de som; volante multifuncional; e retrovisores e vidros elétricos.
â Motor 1.0 Turbo: 105 cv.
Obs: não aferido pelo Inmetro.
•Versão Comfort Plus: R$ 54.065.
Mesmos itens da versão 1.0.
•Versão Comfort Plus blueMedia: R$ 56.765.
+ central multimídia com espelhamento de smartphone.
â Motor 1.6: 128 cv.
•Versão Comfort Plus: R$ 56.615.
Mesmos itens da versão 1.0.
•Versão Comfort Plus blueMedia: R$ 59.315.
Mesmo item da versão 1.0 Turbo.
â Motor 1.6: 128 cv.
Obs.: não aferido pelo Inmetro.
•Versão Comfort Plus: R$ 61.115.
Mesmos itens da versão 1.0
•Versão Comfort Plus blueMedia: R$ 63.815
Mesmo item da versão 1.0 Turbo.
•Versão Premium: R$ 67.465.
+ abertura/ fechamento dos vidros pela chave; acendimento automático dos faróis; airbag lateral; alerta sonoro do cinto de segurança; ar-condicionado digital; faróis com luz diurna em led; retrovisores com rebatimento elétrico; rodas de liga aro 15; e sensor de ré.
•Versão Premium blueMedia: R$ 71.175.
+ central multimídia com espelhamento de smartphone e pacote Grey Leather: bancos e painéis das portas dianteiras em couro cinza.
8.º FORD KA+
Entre-eixos: 2,49 m. Largura: 1,69 m. Porta-malas: 445 l.
â Motor 1.0 (3-cilindros): 85 cv
•Versão SE: R$ 46.790.
Direção elétrica, ar-condicionado; vidros elétricos dianteiros; sistema de som; faróis de neblina; chave canivete com controle remoto (portas, porta-malas e vidros); Isofix; abertura elétrica do porta-malas; e cinto de segurança central traseiro de 3 pontos.
•Versão SE Plus: R$ 49.490
+ central multimídia Sync Media; assistência de emergência e vidros elétricos traseiros.
•Versão SEL: R$ 53.590
+ controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; retrovisores elétricos; rodas de liga leve aro 15; computador de bordo; e alarme.
â Motor 1.5: 110 cv
•Versão SE Plus 1.5: R$ 51.290.
Mesmos itens da versão 1.0.
•Versão SEL 1.5: R$ 53.790.
Mesmos itens da versão 1.0.
•Versão SEL Plus: R$ 60.690.
+ bancos em couro e sensor de ré.
9.º VOLKSWAGEN VOYAGE
Entre-eixos: 2,46 m. Largura: 1,65 m. Porta-malas: 480 l.
â Motor 1.0 (3-cilindros): 82 cv.
Obs.: não aferido pelo Inmetro.
•Versão Trendline: R$ 45.350.
Direção hidráulica; alerta sonoro de faróis acesos; e vidros dianteiros elétricos.
Opcionais
Ar-condicionado (R$ 3.040); sistema de som (R$ 918); e sistema de som com espelho do celular (R$ 1.924).
•Versão Comfortline: R$ 50.922.
+ ar-condicionado; computador de bordo; faróis de neblina; e sistema de som.
Opcionais
Pacote Urban completo (R$ 3.693): alarme; sensor de ré; I-System com Eco-Comfort (computador de bordo); chave canivete com tele comando (abertura/fechamento das portas e porta malas); retrovisores elétricos com tilt down; rodas de liga aro 15; e vidros elétricos traseiros.
Interatividade Composition Touch (R$ 1.210): I-System com Eco-Comfort (computador de bordo); sistema de entretenimento com espelhamento do celular; e volante multifuncional.
Navegação (R$ 2.583): central multimídia com comando de voz, navegação por GPS e App-Connect; volante multifuncional.
â Motor 1.6: 104 cv.
Consumo (e/g)
•Versão Trendline: R$ 48.779.
Mesmos itens e opcionais da versão 1.0.
•Versão Comfortline: R$ 54.459.
Mesmos itens e opcionais da versão 1.0.
•Versão Highline: R$ 60.327.
+ retrovisores elétricos com tilt down; grade com detalhes cromados; pedaleira esportiva; roda de liga aro 15; sistema de entretenimento Composition Touch; e volante multifuncional.
Opcionais
Pacote completo (R$ 3.987): piloto automático; retrovisor interno antiofuscante; bancos em couro sintético; rodas de liga aro 16; sensor de chuva; e acendimento automático dos faróis.
Módulo navegação (R$ 1.988): central multimídia Discover Media com comando de voz, navegação por GPS e App-Conect.
Obs.: não aferido pelo Inmetro.
•Versão Comfortline: R$ 57.892.
Mesmos itens e opcionais da versão 1.6 manual.
Pacote Urban completo + roda de liga aro 16 (R$ 4.014)
Interatividade com navegação (R$ 2.583): central multimídia Discover Media com comando de voz, navegação por GPS e App-Conect e volante multifuncional com I-System.
•Versão Highline: R$ 63.760.
Mesmos itens e opcionais da versão 1.6 manual.
LEIA MAIS: Volkswagen Gol ganha motor 3 cilindros e ‘cara’ de Golf
10.º JAC J3 TURIN
Entre-eixos: 2,40 m. Largura: 1,65 m. Porta-malas: 490 l.
â Motor 1.5: 127 cv.
•Versão S
Pack 1 (R$ 41.990)
Direção hidráulica; ar-condicionado; volante multifuncional; vidros elétricos dianteiros; retrovisores elétricos; e faróis com regulagem elétrica de altura.
Pack 2 (R$ 43.990)
+ rodas de liga aro 15; película de proteção solar; abertura/fechamento das portas na chave; alarme; sensor de ré; faróis de neblina; vidros elétricos traseiros; e sistema de som.
Pack 3 (R$ 45.990)
+ bancos em couro.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião