Versão Unique , que ocupa o topo da gama, custará R$ 87.490. Preços partem dos R$ 69.190.| Foto: Fotos: Pedro Bicudo/Divulgação/Nissan

A Nissan traz ao Brasil a linha 2016 do Sentra com novas tecnologias de entretenimento e de segurança e preços reajustados. O terceiro sedã médio mais vendido do país partirá agora dos R$ 69.190 na versão de entrada, a S, cerca de R$ 2.000 a mais que o antecessor. A intermediária, SV, sairá por R$ 75.990, uma alta de R$ 2.100. Mas a maior diferença será a da configuração SL, que custará R$ 82.490, uma elevação de R$ 4.000. Caso o cliente queira agregar teto solar ao pacote, o preço sobe para R$ 84.990.

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A fabricante resgatará ainda a série especial Unique, que terá todos os itens da SL com teto solar, mais rodas com desenho exclusivo de 17”, acabamento interno com cores claras e soleira iluminada. O preço será fixado em R$ 87.490.

Sedã ganhou controles de tração e de estabilidade. O visual, porém, permaneceu inalterado. 
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Manutenção

A Nissan oferece três anos de garantia sem limite de quilometragem e preços fixos de revisão para os primeiros 60 mil km. Aos 10 mil km, o valor é de R$ 239; aos 20 mil km, de R$ 319; aos 30 mil km, de R$ 339; aos 40 mil km, de R$ 529; aos 50 mil km, de R$ 339; e aos 60 mil km, de R$ 479. A fabricante possui um programa de assistência emergencial 24 horas, disponível gratuitamente nos dois primeiros anos.

A alta no valor do modelo se justifica pelos controles de tração e de estabilidade – chamados de VDC –, que virão desde a versão intermediária. Outra novidade é a central multimídia Nissan Connect, que estará disponível a partir da SL como item de série. Presente nos Nissan March e Versa, o sistema oferece GPS integrado e acesso a aplicativos para o celular.

O que ele traz?

Veja os itens de cada versão:

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Com o objetivo de manter a média de 1.000 unidades vendidas por mês no difícil ano de 2015, a marca japonesa tem como cartas na manga as tecnologias de segurança embarcadas a partir da versão SV. Por meio delas, o carro é capaz de corrigir a trajetória em pisos molhados e de reduzir a aceleração para manter a aderência das rodas, por exemplo.

Compare o Nissan Sentra com os seus principais rivais:

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Com isso, o modelo apresenta valores competitivos frente ao Honda Civic, segundo mais vendido do segmento, e está um passo adiante do Toyota Corolla, o primeiro colocado entre os sedãs médios, que sequer tem controles de tração e de estabilidade.

Até maio de 2015 o Sentra havia emplacado 6.014 unidades, atrás apenas de Toyota Corolla (26.125) e Honda Civic (13.474). O Chevrolet Cruze (5.280) aparece como o quarto mais vendido e o VW Jetta (3.567), o quinto .

Carro entrega conforto e tem multimídia amigável

Com preços competitivos para o segmento e uma direção confortável, o Nissan Sentra deixou uma boa impressão no trajeto percorrido na rodovia que liga Búzios ao Rio de Janeiro. A versão SL, testada pela reportagem, tem bancos confortáveis e um bom espaço na parte de trás.

O motor é potente e o câmbio CVT, que permite a aceleração contínua, sem trancos, tornam a condução mais prazerosa. Entretanto, dependendo do giro, o barulho pode invadir um pouco a cabine, mas nada que incomode demais.

A central multimídia é simples de usar e possui uma interface amigável. Já o painel central e os encostos para os braços têm materiais suaves ao toque.

Conforme avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Conpet), realizada pelo Inmetro, quando abastecido com etanol, o Sentra rende 6,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada. Com gasolina, ele chega a 10,2 km/l na cidade e a 12,9 km/l na estrada.

* O jornalista viajou a convite da Nissan