A temporada 2016 da Stock Car estreia neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, e terá como grande novidade os carros mais leves e rápidos. Os protótipos terão agora tecnologia e aerodinâmica muito próximas às da DTM, a stock alemã, considerada uma das referências mundiais na categoria Turismo.
Segundo Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, as melhorias deram um ganho de meio segundo por volta, o que muda completamente o ajuste para uma equipe de competição.
A atualização aerodinâmica dos veículos traz novas partes na dianteira, que vão gerar mais arrasto e com isso deixá-los mais ‘pregados no chão’, o que os tornam mais rápidos, especialmente em curvas de média e alta velocidade, explica o piloto curitibano Ricardo Zonta, também da equipe Shell Racing.
“Como vamos ter mais apoio na frente, o conjunto todo melhora, especialmente em curvas de raio longo e contornadas em grande velocidade, de 150 a 200 km/h, como o S de Alta e a Curva Zero no circuito de Curitiba”, diz o piloto, campeão mundial de GT, de F-3000 e também com passagem pela Fórmula 1.
Em termos de segurança, outra novidade é o tanque de combustível. A caixa de alumínio passa a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, ajudando na absorção de impacto em caso de acidentes (diferente de uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina, como já era no passado). A posição do tanque está mais baixa para facilitar a saída do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.
PROGRAMAÇÃO E PREÇOS DOS INGRESSOS
Por fim, o conjunto da direção também foi substituído: caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. “Em termos de segurança e melhoria aerodinâmica, caminhamos um passo em direção ao DTM, que é o melhor modelo para a Stock Car. Em relação à direção, talvez fique mais próximo aos carros de rua e isso exigirá uma adaptação dos pilotos”, explica Mattheis.
Corrida de Duplas e despedida
A corrida também tem um gostinho diferente para Zonta, já que é a última da Stock Car no tradicional circuito - em julho encerram-se as atividades oficiais do local. “É uma notícia triste para todos os pilotos, não apenas os de Curitiba, já que a pista tem história na Stock Car. É a que mais recebeu provas da categoria depois de Interlagos. São décadas de tradição”, diz.
Pelo terceiro ano consecutivo, a temporada será aberta com a ‘Corrida de Duplas’ (confira as parcerias), na qual dois pilotos dividem o cockpit do mesmo carro. Zonta, por exemplo, terá como companheiro o bicampeão mundial de FIA GT, o belga Laurens Vanthoor.
O campeão da Stock Car em 2014 e ex-F1, Rubens Barrichello, disputará a prova ao lado do curitibano Augusto Farfus Jr. O paranaense afirmou que apesar de ter recebido outros convites, sua preferência era pelo antigo colega de pistas - eles correram junto na primeira edição do evento, em 2014.
- Em clima de adeus, Stock deve ter lotação máxima e público terá acesso à pista
- Fechamento do autódromo de Curitiba marca fim do sanduíche servido a Fittipaldi, Galvão Bueno e Beto Richa
- Reginaldo Leme diz que perderá sua ‘segunda casa’ com fechamento do Autódromo Internacional de Curitiba
- Pilotos da Stock Car se reúnem em Curitiba para discutir manipulação
- Fiat Toro já bufa no Chevrolet S10 e passa o Renault Oroch em vendas
- Toyota revela o C-HR, o futuro rival de Honda HR-V e Jeep Renegade
- Dez carros que mudarão em 2016
“A primeira e única opção foi o Rubens. Quando liguei para ele perguntando se estava de pé, ele disse que sim. Já conhecer ele facilita, ele sabe o que esperar de mim e eu sei o que esperar dele”, disse Farfus, que entre 2005 e 2010 guiou os carros da Alfa Romeo e BMW no WTCC (Mundial de Turismo) e desde 2012 disputa a DTM alemã defendendo o time oficial da BMW.
O paranaense explicou que a dupla tem uma visão do carro muito próxima. “Já corremos de kart juntos, fizemos as 500 Milhas (de kart). A primeira vez que fui para Interlagos foi uma coisa meio inesperada, mas acabou que deu muito certo, então acaba que isso ajuda bastante”.
O piloto da DTM admitiu até em encerrar a carreira na Stock Car no futuro. “Seria uma possibilidade. Eu já respeitava a categoria demais, mas depois que vim e participei, é realmente uma modalidade bacana. Quem sabe daqui alguns anos eu não venha para cá?”, deixou no ar.
Outras duplas famosas estarão na pista, como Nelsinho Piquet, filho do tricampeão de F-1 Nelson Piquet e atual detentor do título da Fórmula E, disputando ao lado de Átila Abreu, vice-campeão da Stock em 2014. O atual detentor do título, Márcio Gomes, dividirá o carro com Antonio Pizzonia.
Os paranaenses da Stock Julio Campos e Gabriel Casagrande ganharão nesta prova a parceria de Alan Hellmeister e Marcio Campos, respectivamente.
As duplas
Confira as parcerias para a prova inaugural:
Pilotos | Equipe |
Cacá Bueno (RJ) e Ricardo Sperafico (PR) | Red Bull Racing |
Daniel Serra (SP) e Danilo Dirani (SP) | Red Bull Racing |
Marcos Gomes (SP) e Antonio Pizzonia (AM) | Voxx Racing |
Felipe Fraga (TO) e Rodrigo Sperafico (PR) | Voxx Racing |
Átila Abreu (SP) e Nelsinho Piquet (ALE/BRA) | Shell Racing |
Ricardo Zonta (PR) e Laurens Vanthoor (BEL) | Shell Racing |
Thiago Camilo (SP) e Lucas Di Grassi (SP) | Ipiranga-RCM |
Galid Osman (SP) e Damián Fineschi (ARG) | Ipiranga-RCM |
Raphael Abbate (SP) e Nicolas Costa (RJ) | Hot Car |
Felipe Lapenna (SP) e Marco Cozzi (ITA) | Hot Car |
Nestor Girolami (ARG) e Franco Girolami (ARG) | Eisenbahn Racing |
Vitor Genz (RS) e David Muffato (PR) | Eisenbahn Racing |
Allam Khodair (SP) e Felix da Costa (POR) | Full Time |
Rubens Barrichello (SP) e Augusto Farfus (PR) | Full Time |
Felipe Guimarães (GO) e Duda Pamplona (RJ) | Full Time ProGP |
Lucas Foresti (DF) e Luiz Razia (BA) | Full Time ProGP |
Bia Figueiredo (SP) e Beto Monteiro (PE) | Bassani |
Diego Nunes (SP) e Dennis Dirani (SP) | Bassani |
Ricardo Maurício (SP) e Guilherme Salas (SP) | Eurofarma-RC |
Max Wilson (ALE/BRA) e Vitor Meira (DF) | Eurofarma-RC |
Julio Campos (PR) e Alan Hellmeister (SP) | C2 Team |
Gabriel Casagrande (PR) e Marcio Campos (RS) | C2 Team |
Valdeno Brito (GO) e Maxime Martin (BEL) | AMG |
Gustavo Lima (DF) e Tuka Rocha (SP) | AMG |
Luciano Burti (SP) e Felipe Giaffone (SP) | RZ Motorsport |
Denis Navarro (SP) e Felipe Maluhy (SP) | Vogel |
Rafael Suzuki (SP) e Franco Vivian (ARG) | Vogel |
Popó Bueno (RJ) e Betinho Gresse (SP) | Cavaleiro Sports |
Sérgio Jimenez (SP) e Beto Cavaleiro (SP) | Cavaleiro Sports |
Fábio Carbone (SP) e Vicente Orige (SC) | Micos |
Alceu Feldmann (SC) e Tarso Marques (PR) | Micos |
Programação/ ingressos
SÁBADO (5) | |
8h-10h | treinos Turismo/Stock Car |
10h10-10h30 | Classificação Brasileiro de Turismo |
10h40-11h40 | treinos Mercedes-Benz Challenge |
12h-13h | Classificação Stock Car |
14h25 | Largada Brasileiro de Turismo (1.ª corrida) |
15h15-16h05 | Classificação Mercedes-Benz Challenge |
DOMINGO (6) | |
7h | Abertura dos portões |
9h10 | Largada Brasileiro de Turismo (2.ª corrida) |
10h35 | Largada Mercedes-Benz Challenge |
12h30 | Largada Stock Car |
13h40 | Pódio Stock Car |
14h-15h | Visitação boxes e volta rápida |
INGRESSOS | |
Arquibancada | R$ 40 |
Passe de visitação | R$ 120 |
Paddock (serviço de comida e bebida no domingo e visitação aos boxes) | R$ 300 |
Observações | |
Não será permitida a entrada de menores de 5 anos. De 5 a 14 anos permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais. De 15 anos em diante , acesso desacompanhado. | |
Crianças de 5 a 16 anos não necessitam de ingresso para acessar as arquibancadas. Nas demais áreas, serão exigidos ingresso ou credencial. | |
Meia-entrada: estudantes, doadores de sangue, professores, portadores de deficiência e acompanhante, pessoas acima de 60 anos e jovens de 16 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda. |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast