| Foto: /

A maioria dos consumidores de um utilitário esportivo não considera o consumo de combustível como um dos principais fatores de compra. Mesmo porque, não é o ponto forte neste tipo de segmento. Recentemente, o Inmetro divulgou a atualização 2016 do seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). E nenhum SUV recebeu o selo Conpet nas medições, que carimba o modelo com um alto grau de eficiência energética.

CARREGANDO :)

Considerando os dez utilitários mais bem emplacados neste ano, ninguém alcançou nota melhor que ‘C’ no ranking geral (a escala vai de ‘A’ a ‘E’). Quem fez menos feio neste quesito foi o Honda HR-V, justamente o líder de vendas no segmento. E a versão com câmbio CVT do modelo obteve a melhor média do que a manual.

Publicidade

Entre os mais beberrões do top 10 está o Hyundai Tucson. O consumo médio do SUV fabricado em Goiânia é similar ao de superesportivos.

A Chevrolet estreou na avaliação do Inmetro, no entanto o Tracker foi o único SUV entre os mais vendidos a não ser testado.

LEIA MAIS: Inmetro atualiza ranking de consumo; confira os carros mais econômicos

Os dados divulgados pelo Inmetro leva em conta as condições normais de utilização do veículo na cidade e na estrada. Porém, o instituto informa que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo do modo de uso.

ENKONTRA VEÍCULOS.COM: Procurando um seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente

Publicidade

Se você está pensando em colocar um utilitário na garagem e, em tempos de crise econômica faz questão de incluir o gasto com combustível no orçamento mensal, dê uma olhada nos modelos mais econômicos do segmento.

1º HONDA HR-V

Média de emplacamentos/mês: 5.124 (1º)

 

Motor 1.8 (139/ 140 cv)

Câmbio manual de 6 marchas

LX : R$ 78.800

Publicidade

Cidade: 6,7/ 10,0 km/l. Estrada: 8,6/ 12,5 km/l (etanol/ gasolina)

Câmbio CVT

LX: R$ 84.900. EX: R$ 90.600. EXL: 99.200

Cidade: 7,1/ 10,5 km/l. Estrada: 8,5/ 12,1 km/l (e/g)

2º PEUGEOT 2008

Média de emplacamentos/mês: 844 (7º)
Publicidade

 

Motor 1.6 (115/ 122 cv)

Câmbio manual de 5 marchas

Allure: R$ 69.290. Griffe: R$ 73.390

Cidade: 7,3/ 10,2 km/l. Estrada: 8,2/ 11,6 km/l (e/g)

Automático de 4 marchas

Publicidade

Allure: R$ 72.290. Griffe: R$ 77.090

Cidade: 6,8/ 9,4 km/l. Estrada: 7,9/ 11,0 (e/g)

Motor 1.6 THP (165/ 173 cv)

Automático de 6 marchas

Griffe: R$ 81.690

Cidade: 7,1/ 10,7 km/l. Estrada: 8,5/ 12,4 km/l (e/g)

Publicidade

3º FORD ECOSPORT

Média de emplacamentos/mês: 2.091 (3º)

 

Motor 1.6 (110/ 115 cv )

Manual de 5 marchas

SE: R$ 68.490. Freestyle: R$ 75.690

Cidade: 7,0/ 10,2 km/l. Estrada: 8,2/ 11,8 km/l (e/g)

Publicidade

Motor 1.6 (126/ 131 cv )

Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem

SE Direct Powershift: R$ 68.690. SE Powershift: R$ 74.490. Freestyle Powershift: R$ 80.690. Freestyle Plus Powershift: R$ 84.690

Cidade: 7,2/ 10,1 km/l. Estrada:8,3/ 12,1 km/l (e/g)

Motor 2.0 (141/ 147 cv)

Manual de 6 marchas 4x4

Freestyle: R$ 86.390

Publicidade

Cidade:5,7/ 8,6 km/l. Estrada:7,0/ 10,3 km/l (e/g)

Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem

Titanium Powershift: R$ 90.390

Cidade: 6,6/ 9,7 km/l. Estrada:8,0/ 11,5 km/l (e/g)

4º JEEP RENEGADE

Média de emplacamentos/mês: 4.321 (2º)
Publicidade

 

Motor 1.8 (130/ 132 cv)

Manual de 5 marchas

Sport: R$ 76.290.

Cidade: 6,7/ 9,6 km/l. Estrada: 7,4/ 10,7 km/l (e/g)

Motor 2.0 (170 cv) diesel

Automático 9 marchas

Publicidade

Sport 4x4: R$ 109.990. Longitude 4x4: R$ 119.990. Trailhawk 4x4: R$ 127.990

Cidade: 9,4 km/l. Estrada: 11,5 km/l

*As versões 1.8 com câmbio automático de 6 marchas (Sport: R$ 83.290. Longitude: R$ 90.490) não tiveram medições do Inmetro.

5º MITSUBISHI ASX

Média de emplacamentos/mês: 402 (11º)

 
Publicidade

Motor 2.0 (160 cv) gasolina

Manual 5 marchas

Entrada:R$ 97.990

Cidade: 8,7 km/l. Estrada: 10,3 km/l

Manual 5 marchas 4x4

Outdoor: R$ 102.990

Publicidade

Cidade: 7,6 km/l. Estrada: 8,9 km/l

Câmbio CVT 4x2

Entrada: R$ 103.990. Outdoor: R$ 107.990

Cidade: 9,4 km/l. Estrada: 10,7 km/l

Câmbio CVT 4x4

Publicidade

Outdoor: R$ 117.990

Cidade: 9,5 km/l. Estrada: 10,4 km/l

6º MITSUBISHI NEW OUTLANDER

Média de emplacamentos/mês: 474 (10º)

 

Motor 2.0 (160 cv) gasolina

Câmbio CVT

Publicidade

R$ 131.990

Cidade: 9,3 km/l. Estrada: 10,1 km/l

Motor 3.0 V6 (240 cv) gasolina

Automático 6 marchas

GT 4x4: R$ 160.990

Cidade: 6,9 km/l. Estrada: 8,4 km/l.

Publicidade

Motor 2.2 (165 cv) diesel

Automático 6 marchas

R$ 193.990

Cidade: 11,0 km/l. Estrada: 13,4 km/l

7º RENAULT DUSTER

Média de emplacamentos/mês: 1.790 (4º)

 
Publicidade

Motor 1.6 (110/ 115 cv)

Manual de 5 marchas

Expression: R$ 66.490. Dynamique: R$ 72.580

Cidade: 6,6/ 9,5 km/l. Estrada: 7,4/ 10,7 km/l (e/g)

Motor 2.0 (143/ 148 cv)

Manual de 6 marchas

Dynamique: R$ 81.800.

Publicidade

Cidade: 6,4/ 9,0 km/l. Estrada: 7,4/ 10,8 km/l (e/g)

Manual de 6 marchas 4x4

Dynamique: R$ 87.250

Cidade: 6,2/ 9,1 km/l. Estrada: 7,1/ 10,3 km/l (e/g)

Automático 4 marchas

Publicidade

Dynamique: R$ 85.150

Cidade: 5,6/ 8,1 km/l. Estrada: 7,0/ 10,1 km/l (e/g)

8º Toyota SW4

Média de emplacamentos/mês: 752 (9º)

 

Motor 4.0 (238 cv) gasolina

Automático 6 marchas

Publicidade

SRX 7L 4x4: R$ 209.100

Cidade: 6,0 km/l. Estrada: 7,6 km/l

Motor 2.8 (177 cv) diesel

Automático 6 marchas

SRX 5L 4x4: R$ 224.400. Estrada: SRX 7L 4x4: R$ 229.500

Cidade: 9,0 km/l. Estrada: 10,5 km/l

Publicidade

9º HYUNDAI IX35

Média de emplacamentos/mês: 780 (8º)

 

Motor 2.0 (157/ 167 cv)

Automático 6 marchas

GLS base: R$ 99.990. GLS intermediário: R$ 105.990. GLS Top: R$ 129.990

Cidade: 6,1/ 8,8 km/l. Estrada: 7,3/ 10,5 km/l (e/g)

Publicidade

10º HYUNDAI TUCSON

Média de emplacamentos/mês: 881 (6º)

 

Motor 2.0 (142/ 146 cv)

Automático 4 marchas

GLS Base: R$ 66.900. GLS Top: 69.900

Cidade: 5,0/ 7,1 km/l. Estrada: 5,9/ 8,3 km/l (e/g)

Publicidade

CHEVROLET TRACKER

Média de emplacamentos/mês: 950 (5º)

 

Motor 1.8 (140/ 144 cv)

Automático 5 marchas

LT: R$ 77.790. LTZ: R$ 87.290

*Não testado pelo Inmetro

Publicidade