PILOTO AUTOMÁTICO ADAPTATIVO
Freia, acelera e dirige o carro através de um sistema que combina radares e câmeras. Pode acompanhar o ritmo do trânsito sozinho e parar em semáforos desde que o veículo à frente também o faça.
AIRBAGS PARA PEDESTRES
A fim de evitar atropelamentos, esse item de segurança passiva é inflado caso haja uma colisão, amortecendo o impacto do pedestre sobre o para-brisa do carro.
SENSOR DE FADIGA
Analisa parâmetros como o comportamento de direção, uso do pedal e aceleração lateral. Se o sistema interpretar que a concentração do motorista está diminuindo, ele manda um aviso visual no painel e um aviso sonoro.
ASSISTENTE DE TRÁFEGO FRONTAL
Alerta o motorista sobre colisões iminentes e aciona os freios, quando necessário. O sistema usa o radar para monitorar a situação de trânsito na frente do veículo e ajuda a identificar antecipadamente os riscos, evitando colisões.
SENSOR DE PONTO CEGO
Monitora os pontos cegos por meio de sensores, acendendo luzes nos retrovisores externos para avisar sobre a presença de veículos ou piscando, no caso de uma mudança de faixa em situação crítica.
CONTROLE DE ESTABILIDADE E DE TRAÇÃO
Tem a capacidade de detectar a mudança repentina na trajetória determinada pelo volante, desacelerar o motor e ativar os freios individualmente, levando o veículo de volta à trajetória desejada. O sistema é conhecido pela sigla ESP ou ESC (estabilidade) e TCS (tração).
Também reduz o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a perder sua trajetória, em curvas acentuadas ou quando as rodas encontram-se em pisos com baixa aderência.
ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO
Avalia os espaços disponíveis e executa todas as manobras de esterçamento, seja em vagas longitudinais ou de 90°. Ao motorista, cabe o trabalho de acelerar ou frear o veículo.
ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA
Realiza uma chamada ao serviço de emergência 192 - SAMU caso ocorra uma colisão com ativação do airbag ou corte de combustível.
ASSISTENTE EM FILA
Sistema desenvolvido pela Volvo e implementada no XC90 permite que o SUV ande sozinho, seguindo o carro da frente, a uma velocidade de até 50 km/h. Ele freia, acelera e gira o volante por conta própria. Sensores a laser e câmeras monitoram até 12 objetos simultâneos em tempo real, inclusive à noite. Mas, para que isso seja possível, é necessário que as faixas na pista estejam bem pintadas.
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