Desde a última quinta-feira (21), o contribuinte paranaense começou a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A alíquota de 3,5% é uma das mais altas do país.
Selecionamos alguns dos modelos mais emplacados no mercado e mostramos os respectivos valores de imposto referentes a unidades adquiridas no ano passado. No caso de exemplares zero km, licenciados em 2016, a alíquota incide sobre o valor de nota fiscal e não o venal usado como base de cálculo do IPVA.
CONFIRA OS PRAZOS DE PAGAMENTO
O estado concede desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única. Quem preferir, pode efetuar o pagamento em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março.
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JEEP RENEGADE
O modelo virou um fenômeno de vendas em 2015, travando um duelo com o Honda HR-V pelo posto de o utilitário compacto preferido do consumidor brasileiro. Sozinho, ele representou 93% das vendas da Jeep no país, posicionando a marca entre as dez que mais emplacaram.
Emplacamentos em 2015: 39.187 (18.ª posição)
Valores
1.8 | 2.0 turbodiesel Trailhawk | |
IPVA | R$ 2.087 | R$ 3.884 |
Venal (2015) | R$ 59.649 | R$ 110.979 |
Zero km | R$ 68.990 | R$ 125.990 |
TOYOTA COROLLA
O sedã vende mais que muitos ‘populares’, como Fiat Siena e VW up!. E olha que o Toyota começa em R$ 68.740 na sua versão mais simples - a 1.8 GLi. A mudança de geração em 2014 fez o modelo não só retomar a liderança no segmento do Honda Civic, mas fechar o ano passado com mais vendas que quase a soma dos outros cinco modelos mais emplacados - Civic (31.241), Nissan Sentra (12.529), Chevrolet Cruze (11.539), Ford Focus (9.311) e VW Jetta (8.693). Neste ano, porém, os rivais prometem contra-atacar. Chegam as novas gerações de Civic e Cruze e a reestilização do Sentra.
Emplacamentos em 2015: 67.339 (10.ª posição).
Valores
1.8 GLi | 2.0 Altis | |
IPVA | R$ 2.123 | R$ 2.842 |
Venal (2015) | R$ 60.655 | R$ 81.213 |
Zero km | R$ 68.740 | R$ 102.990 |
HONDA HR-V
O ano passado foi do HR-V. Lançado em março, o modelo que mescla espaço de utilitário com dirigibilidade de sedã desbancou a hegemonia do Ford Escoport. O bom casamento entre o motor 1.8 - o mesmo do Civic - com o câmbio CVT logo o transformou no queridinho do consumidor urbano. Virou o best-seller da marca no país, roubando este status do monovolume Fit.
Emplacamentos: 51.155 (15.ª posição).
Valores
1.8 LX | 1.8 EXL CVT | |
IPVA | R$ 2.189 | R$ 2.710 |
Venal (2015) | R$ 62.545 | R$ 77.451 |
Zero km | R$ 76.900 | R$ 96.900 |
RENAULT DUSTER
O jipinho feito em São José dos Pinhais fechou 2015 como os 25 veículos mais vendido no país, à frente, inclusive, do eterno rival Ford EcoSport. Atualmente, é o segundo utilitário compacto mais barato do Brasil, atrás apenas do Lifan X60, mas perdeu o posto da opção 4x4 mais em conta: EcoSport 2.0 4x4 (R$ 83.900), Duster 2.0 4x4 (R$ 87.250), Renegade 2.0 turbodiesel 4x4 (R$ 103.990). Entrega o maior porta-malas da categoria: 475 litros.
Emplacamentos em 2015: 34.325 (23.ª posição).
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha
1.6 Expression | 2.0 Dynamique 4x4 | |
IPVA | R$ 1.761 | R$ 2.212 |
Venal (2015) | R$ 50.303 | R$ 63.215 |
Zero km | R$ 65.500 | R$ 87.250 |
HONDA FIT
A chegada e o sucesso imediato do HR-V forçou a Honda a diminuir a produção do seu monovolume, já que ambos são feitos na planta de Sumaré (SP). Enquanto a segunda fábrica da marca, em Itirapina (SP), não entrar em operação, o Fit terá de ceder espaço, e consequentemente perder vendas, para o utilitário. A mudança de geração há dois anos deixou o modelo com mais cara de hatch do que monovolume. Também estreou o bloco 1.5, de 116 cv, e resgatou o câmbio CVT. O resultado é mais força nas saídas e maior elasticidade em velocidades altas.
Emplacamentos em 2015: 42.476 (16.ª posição).
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha.
1.5 DX | 1.5 EXL CVT | |
IPVA | R$ 1.560 | R$ 2.101 |
Venal (2015) | R$ 44.596 | R$ 60.030 |
Zero km | R$ 54.900 | R$ 73.900 |
VOLKSWAGEN SAVEIRO
O modelo não aderiu à terceira porta como a eterna rival Fiat Strada, mas em 2014 ampliou o interior lançando a cabine dupla. Homologada para levar até cinco pessoas, na realidade é possível acomodar dois adultos de até 1,80 metro e, quem sabe, uma criança no aperto. Se não alcançou a líder, pelo menos manteve os bons números de vendas.
Incorporou o bloqueio eletrônico de diferencial, que aciona o freio na roda de menor aderência a até 80 km/h, facilitando saídas em superfícies escorregadias e terrenos acidentados.
Emplacamentos em 2015: 56.704 (13.ª posição)
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha
1.6 Cabine Simples | 1.6 Cross Cabine Dupla | |
IPVA | R$ 1.145 | R$ 1.928 |
Venal (2015) | R$ 32.720 | R$ 55.089 |
Zero km | R$ 42.190 | R$ 69.990 |
FIAT STRADA
Sem concorrentes para incomodar de perto a hegemonia no segmento, a Strada oferece diferentes opções para todas as necessidades do consumidor. E aí está um dos segredos de sucesso do modelo. A terceira porta na cabine dupla foi bem aceita e hoje a versão representa boa parte das vendas da picapinha, justamente por facilitar o acesso para quem vai atrás.
Também traz na versão Adventure o bloqueio de diferencial (que depois viria a ser adotado pela Saveiro), que melhora as condições para sair de situações adversas, como em terrenos acidentados e piso com baixa aderência.
Emplacamentos em 2015: 98.631 (4.ª posição)
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha
1.4 Working | 1.8 Adventure Cabine Dupla | |
IPVA | R$ 1.205 | R$ 1.897 |
Venal (2015) | R$ 34.432 | R$ 54.198 |
Zero km | R$ 43.150 | R$ 68.020 |
HYUNDAI HB20
A reestilização feita no ano passado deixou o modelo em linha com o padrão mundial da marca. A grade hexagonal e as luzes diurna em led (estas na versão topo Premium) deram um ar ainda mais moderno ao carro, que terminou 2015 em terceiro no ranking de vendas, mas começa 2016 na segunda posição, atrás apenas do Onix. A troca do câmbio automático de quatro marchas para o de seis velocidades e ajustes na motorização 1.6 eliminaram a calcanhar de Aquiles do HB20: o consumo (subiu da nota B para a A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro).
Emplacamentos em 2015: 110.364 (3.ª posição)
Valores
1.4 Working | 1.8 Adventure Cabine Dupla | |
IPVA | R$ 1.237 | R$ 1.861 |
Venal (2015) | R$ 34.432 | R$ 54.198 |
Zero km | R$ 43.150 | R$ 68.020 |
FORD FIESTA
A versão nacional lançada em 2013 e logo alcançou o topo de vendas entre os hatches com estilo ‘premium’. Mas no ano passado, os emplacamentos do modelo caíram 63% em relação ao ano anterior , o que lhe custou a liderança - o Honda Fit, que na nova geração se vestiu de hatch, assumiu o posto.
No mundo, ele é o segundo compacto mais comercializado, com 15 milhões de unidades produzidas, recebendo mais de 100 prêmios, incluindo os de segurança. No Brasil, é o único do segmento a oferecer 7 airbags nas versões mais caras e tem como destaque as presenças de controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa.
Emplacamentos em 2015: 40.063 (19.ª posição).
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha
1.5 SE | 1.6 Titanium Poweshift | |
IPVA | R$ 1.384 | R$ 1.824 |
Venal (2015) | R$ 39.569 | R$ 52.120 |
Zero km | R$ 49.990 | R$ 69.490 |
RENAULT SANDERO
Embora não seja o carro de entrada da marca no Brasil – já que o Clio ainda é o mais barato –, o Sandero possui o maior volume de vendas da Renault, conquistando o título de veículo mais emplacado no Paraná em 2015.
Com o design renovado há dois anos, o hatch melhorou o conteúdo de série, como direção hidráulica desde a versão de entrada, e ainda detém o maior espaço interno (2,60 m de entre-eixos) e de porta-malas (320 l) do segmento. A central multimídia MediaNAV é simples e muito intuitiva, com fácil manejo das funções, colocando-a como uma das melhores do mercado.
Emplacamentos em 2015: 78.174 (9.ª posição)
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha.
1.0 Authentique | 2.0 RS | |
IPVA | R$ 1.063 | R$ 1.699 |
Venal (2015) | R$ 30.377 | R$ 48.545 |
Zero km | R$ 39.650 | R$ 59.280 |
CHEVROLET ONIX
O novo campeão de vendas no Brasil também está entre os modelos que menos depreciam no mercado, com uma queda de 7,6% em um ano. O compacto, com jeitão de médio, surpreende pelas linhas harmônicas e bonitas e o bom desempenho e baixo consumo dos motores 1.0 e 1.4, especialmente na estrada. O sistema multimídia MyLink é moderno e conectivo.
No entanto, o modelo traz dois pecados: a posição dos botões do vidro elétrico e do puxador da porta incomodaram, pois estão muito diferentes do habitual, principalmente o puxador, que obriga a levar o braço para trás para alcançá-lo.
Emplacamentos em 2015: 125.931 (1.ª posição).
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha.
1.0 LS | 1.4 LTZ AT | |
IPVA | R$ 1.074 | R$ 1.660 |
Venal (2015) | R$ 30.692 | R$ 47.441 |
Zero km | R$ 38.990 | R$ 57.190 |
VOLKSWAGEN GOL
O ex-campeão de vendas deixou de figurar até entre os cinco primeiros em 2015, terminando o ano na sexta posição. Neste ano, a Volkswagen tentará recuperar o terreno perdido com o lançamento de uma reestilização da quinta geração (a segunda a ser feita) ainda neste primeiro semestre. O Gol VI, construído sobre uma nova base, possivelmente a mesma do Golf, deve aparecer apenas em 2018.
O modelo atualizado deverá se posicionar em um patamar acima do atual, deixando de vez para o up! a opção de veículo de entrada da marca, inclusive na venda a frotistas. Ele deverá seguir o mesmo caminho do Fox, que buscou inspiração no Golf. Com isso, faróis e lanternas provavelmente trarão traços do hatch médio da VW, bem como o console e o quadro de instrumentos.
Ele virá equipado com a nova família de motores da Volkswagen, formada pelo bloco 1.0 12V, de três cilindros e 82 cv, que atualmente equipa o up! e o Fox Bluemotion, o 1.6 16V MSI , de 120 cv,e possivelmente o 1.4 TSI turboflex, que estreará no Golf nacional
Emplacamentos em 2015: 82.746 (2.ª posição)
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha.
1.0 Special | 1.6 Rallye | |
IPVA | R$ 940 | R$ 1.516 |
Venal (2015) | R$ 26.878 | R$ 43.316 |
Zero km | R$ 32.190 | R$ 56.660 |
FORD KA
Eleito o carro do ano em 2014, a nova geração do Ka está no mercado há 15 meses e se destaca por ser o único da categoria a oferecer controles de tração e de estabilidade nas versões mais caras, além da assistência em subida.
Vem bem completo desde a versão de entrada, oferecendo itens como direção elétrica, ar-condicionado, som com comando de voz e bluetooth e sistema Isofix para a fixação da cadeirinha infantil.
Tem ainda o motor 1.0 mais potente (82 cv) do segmento - sem contar o 1.0 turbo do up!. O bloco com três cilindros tem bons números de consumo.
Emplacamentos em 2015: 90.187 (5.ª posição)
Valores
Referentes às versões de entrada e topo de linha.
1.0 SE | 1.5 SEL | |
IPVA | R$ 1.217 | R$ 1.438 |
Venal (2015) | R$ 34.785 | R$ 41.088 |
Zero km | R$ 41.590 | R$ 51.690 |
PRAZOS PARA OS PAGAMENTOS
Pagamento à vista
Placas finais | Prazo de pagamento |
1 e 2 | 21/1/16 |
3 e 4 | 22/1/16 |
5 e 6 | 25/1/16 |
7 e 8 | 26/1/16 |
9 e 0 | 27/1/16 |
Pagamento em três parcelas
Placas finais | 1ª parcela | 2.ª parcela | 3.ª parcela |
1 e 2 | 21/1/16 | 22/2/16 | 21/3/16 |
3 e 4 | 22/1/16 | 23/2/16 | 22/3/16 |
5 e 6 | 25/1/16 | 24/2/16 | 23/3/16 |
7 e 8 | 26/1/16 | 25/2/16 | 28/3/16 |
9 e 0 | 27/1/16 | 26/2/16 | 29/3/16 |
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