A Volkswagen deverá abandonar o projeto da nova geração do Gol no Brasil e apostar suas fichas no novo Polo, que fará sua estreia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro.
Antes disso, em julho, as primeiras unidades do modelo começam a ser produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com o início das vendas previsto entre outubro e novembro.
A reviravolta nos planos da marca foi divulgada pelo jornalista Fernando Calmon, do site UOL, que acompanhou o Salão de Genebra, na Suíça, no mês passado. Segundo ele, o lançamento da sexta geração do Polo por aqui ocorrerá quase que simultaneamente ao da Europa - com poucas semanas de intervalo. Em seguida, a Volkswagen apresentará a versão sedã do modelo, com o nome de Virtus.
O novo Polo acaba de ser flagrado sem camuflagem por na África do Sul e publicado pelo site Cars.co.za. As rodas de aço que aparecem na imagem são comuns em unidades de teste de rodagem.
A dianteira traz faróis mais afilados e um filete cromado na grade frontal. Há vincos mais pronunciados nas laterais e no porta-malas.
As lanternas terão linhas mais quadrados, semelhantes as do atual Gol, e com elementos tridimensionais. O emblema TSI na traseira revela que o hatch será equipado com motores turbo da família EA211.
Na África do Sul, estão previstos os propulsores 1.0 TSI, de 3-cilindros, e o novo 1.5 TSI, de quatro cilindros, do Golf europeu (no lugar do atual 1.2 TSI).
A nova geração do Gol deixará de ser lançada no segundo semestre, como fora ventilado por uma fonte dentro da própria montadora. E a linha atual receberia apenas uma repaginada em 2018 e não mais uma nova plataforma.
LEIA MAIS: Injustiçados? Confira os carros que ainda não caíram no gosto do brasileiro
O novo Polo e o variante Virtus, ainda de acordo com o UOL, serão feitos sobre a moderna arquitetura MQB A0, em fase final de instalação na matriz da Volks no ABC paulista.
Desta base também surgirão um utilitário esportivo compacto, para brigar com a turma encabeçada pelo Honda HR-V e Jeep Renegade, além de uma picape, que pode ser uma nova leitura da veterana Saveiro, porém com porte maior para brigar com o Fiat Toro e Renault Oroch.
O Virtus chegaria até o fim deste ano para encarar Chevrolet Cobalt e Honda City, o SUV até o meados do próximo ano e já na virada de 2019 seria a vez da picape.
LEIA MAIS: Volks lançará crossover inédito no Brasil baseado na nova geração do Polo
Com este pacotão, a Volkswagen espera se aproximar ainda mais de General Motors e Fiat em números de vendas no mercado brasileiro e, quem sabe, sonhar com a liderança entre as marcas num futuro próximo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião