A Volkswagen deverá abandonar o projeto da nova geração do Gol no Brasil e apostar suas fichas no novo Polo, que fará sua estreia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro.
Antes disso, em julho, as primeiras unidades do modelo começam a ser produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com o início das vendas previsto entre outubro e novembro.
A reviravolta nos planos da marca foi divulgada pelo jornalista Fernando Calmon, do site UOL, que acompanhou o Salão de Genebra, na Suíça, no mês passado. Segundo ele, o lançamento da sexta geração do Polo por aqui ocorrerá quase que simultaneamente ao da Europa - com poucas semanas de intervalo. Em seguida, a Volkswagen apresentará a versão sedã do modelo, com o nome de Virtus.
O novo Polo acaba de ser flagrado sem camuflagem por na África do Sul e publicado pelo site Cars.co.za. As rodas de aço que aparecem na imagem são comuns em unidades de teste de rodagem.
A dianteira traz faróis mais afilados e um filete cromado na grade frontal. Há vincos mais pronunciados nas laterais e no porta-malas.
As lanternas terão linhas mais quadrados, semelhantes as do atual Gol, e com elementos tridimensionais. O emblema TSI na traseira revela que o hatch será equipado com motores turbo da família EA211.
Na África do Sul, estão previstos os propulsores 1.0 TSI, de 3-cilindros, e o novo 1.5 TSI, de quatro cilindros, do Golf europeu (no lugar do atual 1.2 TSI).
A nova geração do Gol deixará de ser lançada no segundo semestre, como fora ventilado por uma fonte dentro da própria montadora. E a linha atual receberia apenas uma repaginada em 2018 e não mais uma nova plataforma.
LEIA MAIS: Injustiçados? Confira os carros que ainda não caíram no gosto do brasileiro
O novo Polo e o variante Virtus, ainda de acordo com o UOL, serão feitos sobre a moderna arquitetura MQB A0, em fase final de instalação na matriz da Volks no ABC paulista.
Desta base também surgirão um utilitário esportivo compacto, para brigar com a turma encabeçada pelo Honda HR-V e Jeep Renegade, além de uma picape, que pode ser uma nova leitura da veterana Saveiro, porém com porte maior para brigar com o Fiat Toro e Renault Oroch.
O Virtus chegaria até o fim deste ano para encarar Chevrolet Cobalt e Honda City, o SUV até o meados do próximo ano e já na virada de 2019 seria a vez da picape.
LEIA MAIS: Volks lançará crossover inédito no Brasil baseado na nova geração do Polo
Com este pacotão, a Volkswagen espera se aproximar ainda mais de General Motors e Fiat em números de vendas no mercado brasileiro e, quem sabe, sonhar com a liderança entre as marcas num futuro próximo.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast