A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (21) os resultados dos investimentos realizados no fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, para modernizar a linha de produção do Golf nacional. O modelo estreia em fevereiro, mas já está sendo produzido na planta paranaense como mostram as imagens liberadas de maneira inédita pela marca - as versões exibidas são a 1.4 TSi flex e a 2.0 GTi.
A montadora ampliou as áreas produtivas e instalou novos equipamentos. Foi criada ainda uma nova área de armação, que inclui uma linha de 168 robôs de última geraçãoe soldas a laser. O resultado é uma economia de até 30% no consumo de energia, na comparação com processos anteriores.
LEIA MAIS: Golf com bônus de R$ 6 mil antes de virar nacional.
Há também um novo processo de montagem de veículos, cuja principal novidade está na área do Fahrwerk, na qual é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria. Ela permite que modelos da família Fox e o Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen. A área de pintura também foi modernizada.
“A fabricação do novo Golf é mais um sinal do compromisso de longo prazo que a Volkswagen tem com o país. Mesmo nesse cenário econômico desafiador, estamos mantendo nossos investimentos no desenvolvimento de novos produtos”, afirmou David Powels, CEO e presidente da VW do Brasil.
O hatch médio nacional é construído sobre a plataforma modular MQB (Matriz Modular Transversal), uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf Variant. O conceito consiste em padronizar o processo de manufatura nas fábricas do grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.
A MQB também serve de base para o desenvolvimento de veículos de segmentos diferentes. A plataforma utiliza aços de alta resistência, que favorecem o aumento da segurança e a redução no peso total do veículo e, consequentemente, o consumo de combustível.
Relembre: Audi começa a produzir o A3 Sedan no Paraná.
Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3 mil pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox, Golf e Audi A3 Sedan.
Fatos marcantes
Confira a evolução da fábrica de São José dos Pinhais:
1999 - Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais, com a fabricação do Golf e Audi A3.
2003 - Lançamento do Fox.
2004 - Lançamento do CrossFox.
2009 - Nova Geração do Fox e CrossFox.
2010 - Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos.
2011 - Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox.
2012 - Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos.
2013 - Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos, apresenta o Fox BlueMotion com o novo motor 1.0 de três cilindros e Grupo Volkswagen anuncia novos investimentos na fábrica paranaense.
2014 - Ao completar 15 anos, unidade chega a 2,3 milhões de veículos produzidos desde a sua inauguração.
2015 - Início da fabricação do Audi A3 Sedan.
2016 - Início da fabricação do Novo Golf.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião