Bom Gourmet
Aprenda a fazer rabanada de chocotone
As luzes nas ruas e os panetones nas gôndolas do mercado anunciam a chegada do Natal. Mais do que o frenesi do comércio e a ansiedade por dar conta da lista de presentes, a data tem a curiosa capacidade de resgate. Na medida em que o papais-noéis surgem, renasce o desejo de compartilhar, de união e de afeto, que deixam para trás os percalços do ano.
E os preparos natalinos também carregam esse espírito, como as rabanadas, ao reaproveitar ingredientes para transformá-los em algo novo e saboroso. Uma oportunidade de resgatar comidas e relações.
A verdade é que as rabanadas já são uma tradição brasileira, presentes na mesa do café da manhã ou como sobremesa para o Natal. Essencialmente, ela é feita com pão amanhecido, mas como a ideia da receita é reutilizar insumos que perderam frescor, as rabanadas também são perfeitas para reavivar chocotones abertos há algum tempo.
Para Heloiza Flores, confeiteira da Cozi, o Natal é um período em que as visitas são constantes, o que torna as sobras comuns. “O chocotone tem um sabor e uma textura quando aberto. Mas depois isso muda, ele fica mais ressecado. Além disso, há a questão de servir algo todo cortado para as visitas. Quando se faz a rabanada, você consegue reapresentar o produto de forma diferente e igualmente saborosa, mas que fica mais bonito na mesa e evita o desperdício”, explica.
Embora seja um preparo fácil, há algumas dicas que podem elevar o nível das rabanadas de chocotone. O primeiro ponto de atenção, segundo a confeiteira, é em relação ao mise en place. “Tem gente que tem o costume de mergulhar todos os pedaços de chocotone no leite para depois fritá-los. Eu recomendo que se faça um por vez. Coloca no leite, nos ovos e logo em seguida para a frigideira. Isso faz com que ele fique com uma crostinha crocante por fora e molhadinho por dentro, mas sem aquela textura que lembra uma papinha ou um pudim."
Além disso, a quantidade de óleo na frigideira também pode impactar no sabor. “Essa é uma questão de gosto individual, mas, para mim, a rabanada fica mais saborosa quando grelhada com um pouco de manteiga. Se é utilizado muito óleo para fritar por imersão, ela pode ficar muito encharcada de gordura e ficar desagradável ao paladar”, aconselha Heloiza.
Para os acompanhamentos da rabanada de chocotone, a chef indica sorvete de creme e caldas de chocolate, caramelo ou frutas vermelhas. Vamos à receita?
- 1 chocotone de 500 g
- 4 ovos
- 500 ml de leite
- Manteiga para untar a frigideira
- Açúcar e canela em pó para polvilhar
- Corte o chocotone em 8 pedaços.
- Em um prato fundo, quebre todos os ovos. Com o fuê ou um garfo, bata os ovos apenas para misturar.
- Em outro prato fundo despeje o leite.
- Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente untada com manteiga.
- Enquanto ela aquece, com as mãos, passe uma fatia de chocotone no leite e, em seguida, nos ovos batidos. Antes de colocar na frigideira, levante a fatia para escorrer bem o ovo.
- Doure cada lado por cerca de 2 minutos. Coloque quantas fatias couberem de uma só vez, sem que uma encoste na outra. Pressione levemente com uma espátula, para garantir uma capinha crocante por fora.
- Assim que elas estiverem prontas, coloque em um prato de sobremesa ou onde quiser servir e polvilhe com açúcar e canela em pó.






